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O modelo chega às concessionárias em agosto e os preços ficam assim: o hatch básico sai por R$ 42.580, o hatch Sportline fica em R$ 50.465, o sedan começa em R$ 44.810 e o 3 volumes Comfortline fica em R$ 53.815. Todos com motores 1.6 16 válvulas.
A nova caixa oferece conforto similar aos câmbios automáticos tradicionais (com conversor de torque), com vantagens adicionais no que diz respeito ao preço e reduzido custo de manutenção.
“Foi importante na escolha do primeiro carro a usar a transmissão automatizada o perfil da maioria dos compradores do Polo. Além de, em sua maioria, serem fãs incondicionais do modelo, eles são receptivos a novas tecnologias e fazem parte de um grupo preocupado com inovação e exclusividade. Os compradores deste compacto premium valorizam também o status proporcionado pelo veículo e o prazer de dirigir”, diz Flávio Padovan, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.
Mercado
A opção do consumidor brasileiro pelas vantagens proporcionadas pelo câmbio automático tem crescido consideravelmente nos últimos anos. O número de veículos equipados com este tipo de transmissão passou de 2% das unidades fabricadas no ano 2000 para 7% em 2008. No mesmo período, para atender essa tendência, os fabricantes aumentaram a gama de modelos automáticos de apenas 6 para 27. A projeção para 2009 já aponta para 8% de participação.
O aumento da preferência pela transmissão automática se fundamenta, entre outros fatores, na redução do custo do equipamento proporcionada pelo desenvolvimento tecnológico e o aumento dos congestionamentos de trânsito nas grandes cidades, onde os motoristas passam horas num cansativo processo de anda-e-para, com solicitação contínua de trocas de marchas e utilização da embreagem.
Também contribuíram a facilidade de crédito para a aquisição de veículos, que permitiu diluir o acréscimo de preço do carro em grande número de prestações, e o aumento da oferta, principalmente em modelos mais acessíveis.
Um segmento de mercado importante, o de portadores de necessidades especiais, além de beneficiado pelos motivos descritos, também pesou no aumento das vendas de carros automáticos pela utilização da política de isenção de impostos para pessoas com limitações motoras.
Nos últimos anos, chegaram ao mercado veículos com uma nova opção de transmissão, a caixa de câmbio manual com acionamento automatizado. Este novo conceito foi desenvolvido para carros compactos e médios, pois não provoca perda de potência, nem aumento de consumo, como ocorre com os câmbios automáticos tradicionais. Além disso, o preço da transmissão automatizada é consideravelmente menor.
Por suas características, as transmissões automatizadas são voltadas para os consumidores que buscam pela primeira vez as mesmas vantagens que encontrariam em um câmbio automático, sem a obrigação de migrar para um segmento de mercado com preços consideravelmente mais altos.
Tecnologia
No Polo I-Motion, o ponto de partida da transmissão ASG (iniciais de Automated Sequential Gearbox) é a caixa de câmbio tradicional, com cinco marchas, que tem o comando manual substituído por um conjunto de atuadores eletroidráulicos, comandados por uma central eletrônica.
O sistema permite que o motorista faça trocas de marcha sequencialmente, sem necessidade de acionar a embreagem, através da alavanca localizada no console ou utilizando acionadores tipo borboleta (shift paddles) posicionados junto ao volante. A ASG também pode ser usada de modo totalmente automático, com a seleção das marchas definida por uma central eletrônica de acordo com a necessidade, a cada momento.
Uma primeira vantagem da caixa automatizada é contar com cinco marchas, diferentemente da maioria dos câmbios automáticos tradicionais disponíveis no Brasil, que dispõem apenas de quatro. Este é um dos fatores que contribuem para um melhor aproveitamento do motor, ajudando a economizar combustível, reduzindo emissões e dando agilidade ao carro.
O acionamento automático da embreagem, mesmo quando o motorista opta por selecionar as marchas pessoalmente, proporciona também uma redução nos custos de manutenção deste componente. Como a movimentação do disco é feita sempre em condições ideais, o desgaste resultante do uso diário é menor do que o ocorrido com a transmissão manual tradicional.
O Polo I-Motion vem equipado de série com sistema de partida assistida. Basta um simples toque na chave e a ECU de forma automática controla a partida do motor.
Desempenho
Enquanto transmissões automáticas tradicionais pesam cerca de 45 kg a mais do que um sistema manual, a aplicação da transmissão ASG no veículo tem um aumento de peso de somente 8 kg, o que não compromete o desempenho do Polo I-Motion, quando comparado ao Polo com transmissão manual. A versão Hatch acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 11,3 segundos, atingindo a velocidade máxima de 189 km/h (abastecido com álcool).
Versões
O Polo I-Motion é oferecido nas seguintes versões, todas com motor 1.6 litro:
* Polo 1.6 I-Motion
* Polo Sedan 1.6 I-Motion
* Polo Sportline 1.6 I-Motion
* Polo Sedan Comfortline 1.6 I-Motion
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