• Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

FCA lidera mercado brasileiro de automóveis em 2015

07/01/2016 - 17:23 - Redação - Foto: Divulgação
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

A FCA – Fiat Chrysler Automobiles liderou as vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil em 2015. O Grupo, presente no Brasil com as marcas Fiat, Jeep, Chrysler, Dodge e RAM, licenciou 483.216 veículos no ano, o que representa um market share de 19,5%. Contribuíram para esse resultado o 14º ano de liderança da marca Fiat no mercado nacional e o relançamento da Jeep no país, com a chegada do Renegade.

Lançado em março, o Renegade encerrou o ano com 39.190 unidades vendidas e a segunda colocação entre os SUVs compactos, tendo liderado o segmento nos últimos três meses do ano. O modelo é sucesso de público e foi eleito Caro do Ano 2016 pela revista AutoEsporte. Além de estilo, conforto e performance, o Renegade também se destacou por sua segurança, tendo obtido cinco estrelas para todos os ocupantes (incluindo crianças) nos testes do Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e Caribe (Latin NCAP).

A Fiat foi, pelo 14º ano, a marca de automóveis e comerciais leves mais vendida do país em 2015. Sua variada gama de produtos, que atende aos mais diversos perfis de consumidor, assegurou o primeiro posto à fabricante, com 439.178 unidades vendias (17,7% de market share). A picape Fiat Strada novamente liderou o segmento de comerciais leves, com 54,1% de market share (98.633 unidades comercializadas). A marca colocou ainda outros dois modelos entre os dez mais vendidos do mercado: Palio (122.370 unidades), Uno (79.464 unidades).

Marcos históricos

Dois mil e quinze foi um ano de importantes acontecimentos para a FCA no Brasil. Em abril, o grupo inaugurou sua mais moderna fábrica no mundo, o Polo Automotivo Jeep de Pernambuco, localizado na cidade de Goiana. A planta representa o estado-da-arte em termos de produção automotiva e de gestão, incorporando desde sua concepção as melhores práticas orientadas para eficiência, qualidade e desempenho.

A fábrica Jeep ocupa uma área construída de 260 mil metros quadrados e tem capacidade para produzir 250 mil veículos por ano. No perímetro fabril, ergue-se também o Parque de Fornecedores, um complexo de 12 edifícios, que abrigam 16 empresas responsáveis por 17 linhas de produtos. O Parque de Fornecedores ocupa uma área de 270 mil metros quadrados.

O primeiro modelo fabricado no Polo é o Jeep Renegade, que marcou o relançamento da marca no Brasil. A histórica identificação do consumidor brasileiro com a marca ficou ainda mais forte após a produção local do modelo. Tanto que a Jeep fechou o ano na décima colocação entre as marcas mais vendidas do Brasil, com 41.795 unidades licenciadas.

O processo de modernização da fábrica Fiat de Betim, seguiu a pleno vapor. Novos robôs foram inseridos na linha de produção, trazendo tecnologia de ponta e mais precisão para a fabricação de automóveis. Eram 238 robôs em 2013, número que saltou para 619 em 2015, devendo chegar a 974 em 2016. Além disso, para melhorar a logística interna da planta, foram instalados transportadores aéreos de peças e componentes entre os galpões, facilitando a integração entre as diversas áreas.

Por fim, a fábrica de Betim terá uma das maiores e a mais moderna cabine de pintura do mundo, com capacidade para processar 180 carrocerias por hora ou 950 mil por ano. A cabine terá 500 metros de comprimento e é uma das maiores obras de construção civil em curso em Minas Gerais.

A FCA também está investindo para aumentar a produção de inteligência automotiva no Brasil. Em dezembro, foi inaugurado o novo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva, instalado em Pernambuco. O Centro terá quatro unidades (Centro de Software, Projetos, Centro de Testes Veiculares e Campo de Provas), gerando aproximadamente 500 empregos nos próximos anos. Vai operar em conexão com unidades similares nos Estados Unidos, na Itália e em Betim (MG), criando novos sistemas e soluções para os automóveis produzidos pelo Grupo em todo o mundo.

Estes avanços fazem parte do maior ciclo investimentos da FCA no Brasil, iniciado em 2013 e que prevê R$ 15 bilhões até o fim deste ano. O grupo já anunciou novidades para 2016, entre elas o Fiat Toro, que será lançada em breve. Robusto e sofisticado, o modelo chega para unir o melhor de dois mundos. Com 4,915 metros de comprimento, ele tem capacidade para levar uma tonelada de carga com até cinco pessoas a bordo e com o conforto de um automóvel de luxo.

WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados