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O protótipo elétrico, desenvolvido a pedido da SAE BRASIL, foi construído em cinco semanas por sete estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Elétrica, sob coordenação do professor do curso de Engenharia Mecânica Automobilística Ricardo Bock. O veículo é alimentado por baterias de celular, tipo íon de lítio, que levam cerca de 4 horas para carregar e garantem autonomia de 30 minutos. O fórmula elétrico pesa 320 kg, contando o peso do piloto, e pode superar os 100 km/h.
Com a construção do protótipo, a SAE BRASIL quer estimular os estudantes de engenharia de todo o País a desenvolverem veículos da categoria e disputarem a 1ª Competição Fórmula SAE Elétrico, a ser realizada já em 2012.
Baja – Durante o Congresso, a FEI vai expor, também, o baja Dipton, protótipo off road projetado e desenvolvido pelos próprios estudantes. Em março deste ano, a FEI comemorou o heptacampeonato brasileiro da categoria (2001, 2002, 2005, 2007, 2009, 2010 e 2011), em Piracicaba, SP. Já na competição da SAE International, nos EUA, a FEI é responsável por quatro dos cinco títulos mundiais conquistados até hoje pelo Brasil, em 2004, 2007 e 2008.
O baja da FEI possui recurso wireless, que permite ao piloto ter em tempo real, numa tela de LCD acoplada ao volante, informações, como carga de bateria, tempo do motor ligado, velocidade e rotação. Na parte ecológica, a laminação do banco do carro é à base de fibra de Curauá, planta da família do abacaxi originária do Pará.
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