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Ao se observar a frente do carro, é praticamente impossível deixarmos de notar a saliência no capô, que notadamente interpreta o bico dianteiro do Ferrari F2002 e cujo contorno das entradas de ar se assemelha bastante à asa dianteira de um modelo de F1. A identidade visual não termina por aí e em uma olhada pelo resto do carro logo encontramos generosas entradas de ar na lateral à frente da roda traseira a fim de suprir o motor de ar. O assoalho do carro, totalmente blindado e plano termina na traseira em um duplo difusor, com aletas que ajudam a controlar o fluxo de ar e geram um efeito asa.
E já que o assunto é velocidade, o Enzo é capaz de atingir os 350 km/h e acelerar a partir da imobilidade aos 100 km/h em apenas 3,6 segundos. Todo este desempenho impressionante vem ao se pressionar o botão de partida no console e se ouvir o ronco do motor de 6.0 litros V12. Com duplo comando variável para cada seis cilindros - sistema utilizado pela primeira vez em uma Ferrari, e acionamento direto do conjunto de quatro válvulas por cilindro, o motor desenvolve 660 cavalos de potência a 7.800 rpm.
O Ferrari Enzo Ferrari integra de forma completa pela primeira vez os sistemas de motor, câmbio, suspensão, antitravamento dos freios (ABS), controle de tração (ASR) e aerodinâmica. Os pneus Bridgestone RE050A Scuderia, têm medidas dianteiras de 245/35 ZR19 e posterior de 345/35 ZR19 e foram desenvolvidos especificamente para o modelo. Os freios do Enzo utilizam discos de carbono produzidos pela Brembo, com pinças de seis pistões na frente e quatro atrás.
O espaço reservado ao piloto, denuncia a natureza agressiva do modelo. A instrumentação do painel tem o conta-giros em posição central e o velocímetro com escala até 400 km/h, mas na verdade não é necessário se desviar os olhos da pista enquanto se acelera o Enzo, já que leds na parte superior do volante indicam o regime de rotação do motor entre 6 000 e 8 000 rpm, acendendo-se cada um a cada 500 rpm. Além disto, a troca de cada uma das seis marchas à frente e uma reversa, é feita através de aletas atrás do volante, como nos carros de Fórmula 1.
Também da mesma forma como ocorre nos carros de F1, o Enzo é inteiramente construído em fibra de carbono e alumínio, para incrementar não apenas sua rigidez estrutural e consequentes desempenho e segurança, como também para reduzir o seu peso, que é de 1345 kg, à despeito do pesado motor V12. As portas do tipo asas de gaivota articuladas ao teto foram escolhidas por motivos ergonômicos, a fim de facilitar o acesso ao interior do veículo. Todas as superfícies internas têm acabamento em fibra de carbono, que em diversos pontos do carro, pode ser vista. O número de série está cravado na coluna de direção.
Porém nem tudo são maravilhas no bólido de Maranello, já que para dispor de uma das 349 unidades do modelo, são necessários algo entre US$ 600.000,00 e US$ 700.000,00.
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