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O grande destaque fica por conta do diferencial eletrônico, que contribui para o domínio dos carros da marca italiana durante a temporada 2004 da Fórmula 1. Outra inovação trazida das pistas para as estradas é o volante com controle de funções.
O principal comando que surge colocado na parte inferior direita do volante do F430, que Michael Schumacher apelidou de “Manettino”, permite desligar o controlo de tração ou optar pelos modos “Sport” ou Race da regulação da suspensão. No lado oposto do volante está colocado o botão que aciona o motor de arranque, solução que a marca começou por adotar no Enzo, prosseguiu no 612 Scaglietti e estende agora ao F430.
Atrás do volante surgem os comandos da caixa de velocidades e o painel de instrumentos é dominado pelo volumoso conta-giros, colocado em posição central, incluindo o indicador da relação de caixa engrenada.
Após cinco anos de vida, a 360 Modena dá lugar ao F430 no catálogo da Ferrari. Em termos de design, o novo F430 não foge muito ao modelo que lhe deu origem, mantendo a sua configuração de coupé de motor central com carroçaria em alumínio.
A grande diferença esta na aerodinâmica, que alterou muitas das formas da carroçaria. Esta carenagem garante o "efeito de solo" que potencia a aderência, a exemplo do que acontece com os carros de Fórmula 1. Apesar de todas as semelhanças com o 360 Modena, a Ferrari afirma que 70 % dos elementos do novo coupé são inéditos.
O motor do F430 também é um V8, mas a cilindrada passou de 3.6 para 4.2 litros, e a potência máxima foi de 400 para 490 cv, o que lhe garante a incrível potência específica de 114 cv/litro. Para gerenciar tudo isso, foi adotada uma nova caixa de cambio controlada eletronicamente, que permite efetuar trocas de marcha em150 milésimos de segundos.
Graças a este motor e à eficácia aerodinâmica, este bólido pode chegar aos 315 km/h de velocidade máxima e ir de 0 a 100 km/h em 4 segundos.
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