• Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Fiat apresenta o novo Siena 2008

01/11/2007 - 01:41 - Mário Salgado com informações da assessoria Fiat
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

Depois de muito mistério e especulações (inclusive aqui no ShopcarNews - clique aqui e leia as reportagens sobre as possíveis formas do carro da Fiat), a montadora italiana lançou para a imprensa especializada o novo Siena 2008, "seguindo" as linhas do irmão menor Palio. As aspas são explicadas quando se vê bem a frente do novo Siena: os faróis possuem um formato diferente com uma curva para baixo e a traseira não segue as mesmas linhas do hatchback. O evento para os jornalistas aconteceu em Brasília (DF), ontem, 31 de Outubro.

O veículo começa a ser comercializado no início de novembro com preços sugeridos que partem de R$ 33.660, na versão de entrada 1.0, e chegam a R$ 44.960, no modelo Tetrafuel. As configurações da linha 2008 são as mesmas que as atuais, ou seja, o veículo é oferecido nos motores Fire 1.0 litro e 1.4 l, ambos bicombustível, 1.4 l Tetrafuel (gasolina, álcool, gás natural veicular e gasolina pura) e 1.8 Flex. Os acabamentos também não sofreram alterações: ELX (1.0 e 1.4) e HLX (1.8).

Além do design, o Siena 2008 traz mais novidades: a nova logomarca Fiat, novos motores 1.0 e 1.4 Flex, mais econômicos e potentes, e novas tecnologias como o modelo de rádio com MP3, WMA, viva-voz Bluetooth® e entradas USB / iPod – para o cliente acoplar seus MP3 players e ouvir suas canções preferidas no carro. Além de não ser um Palio com porta-malas maior, já que seu design é diferenciado do irmão menor.

A chegada do Fiat Siena 2008 aquecerá ainda mais este competitivo segmento, o segundo mais vendido no mercado. Neste ano, de janeiro a agosto, enquanto as vendas de automóveis no Brasil aumentaram 26,8% em relação ao mesmo período do ano passado, o segmento dos sedãs compactos cresceu 53,8% e o Fiat Siena, 78,1%, o que significa um incremento aproximadamente três vezes superior ao mercado.

O visual do sedã é todo novo

Linhas originais e requintadas, que agregam novas tendências e que foram criadas sob medida para agradarem um cliente sempre mais exigente e atualizado: assim foi concebido o novo Fiat Siena.

Todo seu exterior é novo, dos faróis às maçanetas, da tampa do porta-malas ao logotipo Fiat – trata-se do segundo lançamento da Fiat Automóveis a ostentar a nova logomarca. O design do novo sedã reforça o size impression do modelo, parecendo bem maior do que é.

Na dianteira mais afilada, o pára-choque possui linhas limpas e raios marcados. Nas suas extremidades há apliques cromados que ressaltam a largura e robustez do pára-choque, mas sem perder a elegância. Ele incorpora também grade superior com moldura cromada, complementando o conjunto visualmente, e grade inferior, também com moldura cromada, que embute os faróis de neblina – de série em todas as versões.

Faróis ovalados, em policarbonato, se encaixam nas linhas do novo modelo. Eles são polielípticos e com dupla parábola. Sua grafia elaborada de canhões e máscara cromados harmoniza-se com a dianteira, transmitindo sofisticação e imponência. De seu canto interno partem dois vincos que vão até o pára-brisa.

Os novos pára-lamas dianteiros dão ao carro um aspecto sólido, complementados pelas novas aberturas das caixas de roda. Os vincos que percorrem toda a lateral, até as lanternas traseiras, reforçam a impressão de dinamismo e movimento do novo Fiat Siena. Os frisos laterais cromados proporcionam unidade visual com a dianteira e conferem mais requinte ao carro; os retrovisores externos, maçanetas e minissaias pintados na cor do veículo comandam a atenção para o perfil elegante do sedã.

Com seu desenho moderno, as novas calotas e as rodas em liga-leve, o novo Fiat Siena concilia sofisticação com um toque de esportividade. Já os pneus, mais largos, aumentam a segurança e a estabilidade, além de passar mais robustez ao veículo.

Na traseira alta, os contornos limpos da tampa e o friso cromado conferem ao novo Fiat Siena ainda mais harmonia estilística. As novas lanternas horizontais, que trazem as luzes de ré e posição, invadem a tampa e a lateral do carro, realçando o size impression do sedã. Com sua colocação alta, facilitam a visualização. Abaixo, o pára-choque envolvente, com frisos cromados, tem aspecto clean e transmite grande solidez. Destaque para os refletores, em conjunto com o porta-placa integrado. As molduras cromadas e o novo logotipo Fiat colocado no centro da tampa traseira dão um ar elegante ao conjunto.

Um interior confortável, espaçoso e moderno

Internamente, o novo Fiat Siena apresenta ainda mais requinte, funcionalidade e conforto – tudo para satisfazer seu exigente dono. Esteticamente, o habitáculo complementa as linhas externas com perfeição, e todos os detalhes receberam máxima atenção. Isso se percebe no momento em que se entra no carro. Com suas linhas suaves, cores discretas, texturas agradáveis e aproveitamento inteligente de espaço, a sensação é de completo bem-estar para todos os ocupantes.

Os bancos dianteiros são totalmente revestidos em tecido, e trazem bolsas porta-revistas na parte traseira dos encostos. O banco traseiro agora traz três apoios de cabeça reguláveis em altura, para permitir máxima visibilidade e conseqüente segurança.

Nas versões ELX Flex, o novo quadro de instrumentos de fundo preto traz velocímetro na porção central, com conta-giros à esquerda e marcador gradual da temperatura da água à direita. Sob o conta-giros localizam-se as luzes-espia de diversas funções do carro. E sob o termômetro há um display que agrega relógio digital, My Car Fiat, trip computer e indicação do nível de combustível.

A versão HLX traz quadro de instrumentos luxo, com velocímetro, conta-giros, indicadores graduais de temperatura e nível de combustível, mais um display onde são exibidas informações do trip computer, trip B, temperatura externa, My Car Fiat, do rádio, de portas abertas e mensagens de advertência, além de um relógio digital. A versão Tetrafuel utiliza o mesmo quadro de instrumentos da versão HLX, acrescida apenas da indicação do nível de GNV nos cilindros.

As versões ELX Flex trazem ainda mudanças no acionamento de algumas funções:

• O botão para ligar e desligar os faróis de neblina localiza-se do lado esquerdo

• O alerta de advertência fica na parte superior da coluna de direção
• O desembaçador do vidro traseiro é acionado na alavanca da seta

• Os controles do My Car Fiat e do trip computer foram posicionados na alavanca de acionamento do limpador de pára-brisas

O novo Fiat Siena oferece também um maior número de porta objetos para aumentar ainda mais a sua praticidade. Entre eles, um móvel, tipo copinho, e um porta-óculos.

Motores mais econômicos e potentes

O Fiat Siena 2008 traz novos motores em sua gama. Além do novo 1.4 Fire Flex, que chegou com o Fiat Punto, estréia com ele o novo motor 1.0 Fire Flex, ambos desenvolvidos pela FPT Powertrain Technologies. Eles representam a evolução dos já conhecidos e confiáveis motores Fiat, com aumento de potência e torque e maior economia de combustível.

Ainda mais econômico, o novo motor 1.0 Fire Flex reduz em aproximadamente 9% o consumo de combustível. Ele produz potência de 73 cavalos com gasolina e 75 cv com álcool – um ganho superior a 8 cavalos de potência. Com essa nova configuração, o que se tem é um motor que une ótimo desempenho com mínimo dispêndio de combustível.

Já o novo motor 1.4 Fire Flex tem potência de 85 cv com gasolina e 86 cv com álcool, 5 cavalos a mais do que o motor anterior. Ele consome aproximadamente 3% menos combustível que a geração passada do 1.4 Flex.

Confira abaixo mais algumas novidades que estes motores trazem para melhorar ainda mais o desempenho.

O novo motor 1.0 Fire Flex ganhou:

• Aumento na taxa de compressão, de 11,65:1 para 12,15:1;

• Novo coletor de aspiração;

• Novo coletor de descarga tubular;
• Novos pistões;

• Novas válvulas de aspiração e
• Novo perfil de comando de válvulas.

As principais novidades do novo motor 1.4 Flex são:

• Novo coletor de admissão, com o diâmetro dos dutos alterado de 30 para 33 milímetros;

• Novo coletor de escape fabricado em aço tubular;

• Novos pistões;

• Sede das válvulas de aspiração com novo material.

Mantém-se o motor Tetrafuel (com potência de 80 cv a gasolina 100%, 80 cv a gasolina com 20% de álcool, 81 cv a álcool e 68 cv com GNV) que já equipa a versão, assim como o motor 1.8 Flex (112 cv de potência com gasolina e 114 cv com álcool).

O sedã oferece versões para os mais diferentes gostos e necessidades. Conheça-as em detalhes a seguir:

ELX 1.0 Flex: Motor 1.0 Flex; Gas.: 73 cv; e Alc.: 75 cv

ELX 1.4 Flex: Motor 1.4 Flex; Gas.: 85 cv; e Alc.: 86 cv

ELX Tetrafuel: Motor 1.4 Tetrafuel; Gas.(100%): 80 cv; Gas. (com 20% de álcool): 80 cv; Alc.: 81 cv; e GNV: 68 cv

HLX 1.8 Flex: Motor 1.8 Flex; Gas.: 112 cv; e Álc.: 114 cv

A versão ELX 1.0 já sai de fábrica bem completa, com itens como My Car Fiat, computador de bordo, alerta de limite de velocidade e manutenção programada, três apoios de cabeça rebaixados e reguláveis no banco traseiro, bancos dianteiros com regulagem milimétrica do encosto, que traz bolsa porta-revistas na parte traseira, volante com regulagem de altura, comando interno de abertura do porta-malas e do reservatório de combustível, console central com porta-objetos e porta-copos dianteiros e traseiro, espelho nos pára-sois de motorista e passageiro, Follow Me Home, Fiat Code, sistema FPS, tomada de 12 Volts, porta-óculos, relógio digital, bolsas porta-objetos nas portas dianteiras, faróis de neblina, brake-light, vidro traseiro térmico temporizado, maçanetas, retrovisores e minissaias laterais na cor do veículo, entre muitos outros.

A versão ELX 1.4 de série difere da 1.0 no motor, nas molduras cromadas dos faróis de neblina, no painel com a parte central pintada na cor Prata Bari, nos pneus (185/65 R14) e nos tecidos de revestimento.

Como opcionais, as versões ELX oferecem ótimos equipamentos, exemplos do rádio CD player MP3 / WMA ou rádio Connect CD player MP3 / WMA + viva-voz com Bluetooth® integrado + entradas USB e iPod, o novo HSD (High Safety Drive) composto de air bag duplo e sistema de freios ABS, direção hidráulica, ar-condicionado + vidros laterais traseiros e vidro traseiro Vênus 55, sensor de estacionamento, retrovisores externos com regulagem elétrica, vidros dianteiros e/ou traseiros com acionamento elétrico, travas elétricas com travamento automático das portas a 20 km/h, regulagem de altura no banco do motorista, banco traseiro bipartido, rodas em liga-leve 14” e volante com revestimento em couro.

Já o Siena ELX 1.4 Tetrafuel traz ainda, de série, quadro de instrumentos com trip B e indicador de temperatura externa, direção hidráulica, ar-condicionado + vidros Vênus 55, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas nas portas e, evidentemente, sistema de alimentação de combustível GNV. Como opcionais, pode receber qualquer um dos dois modelos de rádio CD player, air bag duplo + cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, retrovisores externos com regulagem elétrica, rodas em liga-leve, sensor de estacionamento, vidros traseiros com acionamento elétrico, banco do motorista com regulagem de altura e apóia-braço, volante com revestimento em couro, entre outros.

Para completar a gama, nada como um top de linha completo. A versão HLX 1.8 oferece todos os equipamentos de série presentes na versão Tetrafuel, com exceção do kit GNV, acrescido de painel e console central bicolores, calotas exclusivas, revestimento interno em veludo e pneus 185/60 R15.

A versão HLX traz também de série regulagem de altura para o banco do motorista. Isto significa facilidade em encontrar sempre a melhor posição de dirigir, com excelente visibilidade, ergonomia e máximo conforto.

Entre os opcionais, o novo Fiat Siena HLX 1.8 Flex continua a ser o único em seu segmento a oferecer side bags, que vêm acompanhados com banco do motorista com regulagem elétrica em altura.

O proprietário de um novo Fiat Siena HLX 1.8 ainda pode acrescentar, além de rádio CD player MP3 / WMA ou rádio Connect CD player com MP3 / WMA + viva-voz com Bluetooth® integrado + entradas USB e iPod, o novo HSD (air bag + ABS), sensores de estacionamento, crepuscular e de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, espelhos retrovisores externos com regulagem elétrica, vidros traseiros elétricos com antiesmagamento e one-touch, banco traseiro bipartido, apóia-braço no banco do motorista, rodas em liga-leve aro 15” e volante com revestimento em couro.

O novo Fiat Siena vem com garantia geral de um ano sem limite de quilometragem e de cinco anos para a carroceria. Durante a sua vigência, o atendimento ao veículo é coberto pela assistência 24 horas Confiat, com serviços como reboque, veículo reserva, táxi, hospedagem e socorro mecânico.

Weekend só em maio

A quarta geração do Palio Weekend já tem data prevista para ser lançada. Assim como o Siena, a perua não seguirá as linhas do Palio, ganhando estilo sofisticado e visual frontal próprio, como aconteceu com o três volumes.

A justificativa dada pela Fiat para não lançar a perua junto com o sedã é a 'enxurrada' de lançamentos que aconteceu este ano e a atenção especial que a configuração Adventure teve. Vale lembrar que o Weekend inaugurou o segmento de "off-roads lights", em 1999.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados