• Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020

Fiat Palio deixa Vw Gol comendo poeira em 2014

08/01/2015 - 18:14 - Automotive Business - Foto: Divulgação Fiat
Tamanho da fonte:   - +

Em meio a contração do mercado brasileiro em 2014, a Volkswagen derrapou e encerrou o ano com grandes perdas. O Gol deixou de ser o carro mais vendido do Brasil depois de mais de duas décadas nesta posição. Além disso, a empresa perdeu espaço entre as maiores marcas do País: caiu da segunda para a terceira coloção em vendas, refletindo a perda de quase um ponto porcentual de participação, para 17,32%.

A empresa vendeu 576,5 mil carros no Brasil no ano passado, número 13,5% inferior ao de 2013. A queda é superior a do mercado total, que diminuiu 7,1% em 2014. Foram emplacadas 183,3 mil unidades do Gol. O Fiat Palio superou esta marca por diferença de apenas 385 unidades e assumiu a liderança, ajudado principalmente pelo Palio Fire, que usa a carroceria da terceira geração do modelo lançada no início dos anos 2000. Hoje o Fire é o carro nacional mais barato do País e divide em quase meio-a-meio as vendas com as demais versões da quinta geração do Palio. Ao mesmo tempo, desde o início de 2014 o Gol perdeu a ajuda do G4, que representava cerca de um quarto dos licenciamentos do hatch da Volkswagen.

O Volkswagen Up!, lançado no início de 2014 como a grande aposta da marca para dar fôlego às vendas, decepcionou com 58,8 mil emplacamentos, apenas o suficiente para cobrir a ausência do Gol G4, sem volume suficiente para trazer novo fôlego às vendas da marca. O carro ficou em 14º lugar no ranking dos mais vendidos do País, atrás de modelos mais caros, como os sedãs Toyota Corolla e Hyundai HB20S. 

Enquanto isso, a performance do Palio fortaleceu a liderança da Fiat no Brasil. Ainda assim, a companhia teve vendas 8,5% menores do que em 2013, com 698,1 mil carros.

Já a General Motors subiu da terceira para a segunda posição entre as mais vendidas, com 17,4% de market share e 578,7 mil emplacamentos. O principal responsável pelo desempenho foi o compacto Chevrolet Onix, o terceiro carro mais vendido no ano e o mais emplacado nas vendas de varejo, que não incluem os negócios com frotistas, como locadoras. 

A Ford permaneceu como a quarta maior montadora do País, com 308,1 mil unidades. O volume representou 9,2% do mercado total. A quinta colocação foi ocupada pela Renault, que garantiu presença de 7,1% e vendeu 237,1 mil veículos, apenas 63 unidades à frente da Hyundai, que terminou o ano na sexta colocação.

Topo
Publicidade
  • © 2002-2020 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados