Encontre produtos e serviços para seu veículo.
Adesivagem Ar Condicionado Auto Elétricas Auto Escolas Auto Mecânicas Auto Peças Auto Postos Auto Vidros Chaveiros Corretoras de Seguro Despachantes Escapamentos Ferro Velho Funilaria e Pintura Guincho Insulfilm Lavagem e Polimento Locadoras Martelinho de Ouro Moto Peças Radiadores Recuperadoras Rodas, Pneus e Cia Som e Acessórios Tapeçaria Táxi Velocimetros Vistoria e InspeçãoSeguindo a onda da Ford, que lançou o Fiesta já como modelo 2008, a Fiat apresentou para imprensa especializada o novo Palio, também como modelo do ano que vem.
O objetivo está muito claro: a Fiat quer fazer do Palio o carro mais vendido do Brasil. Embora não tenham dito isso claramente, os executivos da marca italiana não esconderam que essa é a sua principal meta em 2007 – é o que falta para a empresa poder comemorar a primazia no mercado nacional.
Para isso a Fiat não mediu esforços em modernizar seu veículo mais importante. A 4ª geração, mostrada nesta semana, é praticamente um carro novo por fora. O trabalho conjunto dos centros de estilo da Fiat na Itália e no Brasil produziu um modelo com o DNA mais recente da marca, introduzido primeiramente na perua Croma, mas que se consagrou no Grande Punto – que por sinal chega por aqui no segundo semestre.
Estilo
Se a 3ª geração já tinha sido uma mudança significativa, a 4ª foi além. Sobram apenas poucas peças do modelo anterior no novo Palio. Pode-se dizer até que foi muito mais que uma reestilização e, sim, uma recriação do modelo.
A parte frontal, por exemplo, ficou “puntuda”. Sim, uma brincadeira com o Punto, na qual ela se inspirou, e a avançada grade que agora a equipa. Lembra também a solução vista nos Volvos, com um ressalto característico no capô.
Os faróis, antes mais vivos e com dupla parábola, passaram a contar com um desenho mais harmonioso e com apenas uma parábola o que, segundo a Fiat, não diminuiu sua eficiência.
Nas laterais, a adição de um friso acima das maçanetas, além do ressalto na base da portas, deixou o carro mais encorpado e com impressão de velocidade. A traseira, por fim, ficou mais arredondada, em que o vidro traseiro parece recortar a carroceria na diagonal. As lanternas, largas e invandindo a tampa do porta-malas, completam o conjunto, que teve a placa de identificação deslocada para o pára-choque.
Há também uma carroceria com duas portas que teve os vidros traseiros redesenhados. Ela está disponível nas versões ELX 1.0 e na 1.8R, mas isso é assunto para o final do texto.
Interior
Não se sabe se por custo ou mesmo porque que já era considerado bem resolvido, a Fiat não quis mexer profundamente nele. Foram poucas novidades, a mais chamativa é o painel de instrumentos com o velocímetro centralizado e o conta-giros e o marcador de temperatura nas laterais. Um novo painel digital concentra as informações como hodômetro, My Car e, estranhamente, o marcador de combustível, agora do tipo “barrinha”. Alguns botões foram realocados em outras posições – o pisca-alerta está acima da coluna do volante, o acionador dos faróis de neblina pulou para o lugar onde ficava o My Car que, por sua vez, está agora na alavanca do limpador do pára-brisa.
Mecânica e desempenho
Nesse ponto, o Palio está praticamente idêntico ao da geração anterior. Os mesmo três motores – 1.0, 1.4 e 1.8, todos flex – estão disponíveis, sem alterações mecânicas. Com isso, o desempenho também se manteve nos mesmos patamares.
Apenas ajustes discretos na suspensão foram necessários por conta da substituição das rodas aro 13” para 14” nas versões ELX, por exemplo.
Equipamentos e versões
A Fiat aproveitou o lançamento da linha 2008 para remexer nas versões e pacotes de equipamentos disponíveis a partir de agora. Vale a pena prestar atenção.
Em primeiro lugar, as versões EX 1.0 e a top HLX 1.8 – além do ELX 1.4 2 portas –deixaram de existir. Agora quem quiser mais que o Palio 1.0 Fire (que continua com o visual da 3ª geração, introduzido no ano passado), pula direto para o ELX 1.0, com opção de duas ou quatro portas.
Acima dele existe a versão única ELX 1.4 Flex 4 portas. Se quiser um Palio com motor mais potente, terá apenas o esportivo 1.8R, agora também em 2 portas. Explica-se: a Fiat já prepara o terreno para a chegada do Grande Punto no 2º semestre, o que bateria de frente com um Palio mais sofisticado.
Como dissemos, o pacote de equipamentos mudou e para melhor. Agora todos os Palios de 4ª geração saem de fábrica com itens tais como faróis de neblina, porta-óculos, rodas aro 14”, espelho de cortesia e ajuste de altura do volante.
Como não poderia ser diferente, a Fiat disponibilizou pacotes de equipamentos com preços mais baratos. São o Attractive, que oferece direção hidráulica, vidros e travas elétricas, e rodas de liga leve por apenas R$ 2 500. Há também um kit esportivo com aerofólio, minissaias e grafismo diferente.
Os preços ficaram assim:
ELX 1.0 2p 1.0 Flex – R$ 28 700
ELX 1.0 4p 1.0 Flex – R$ 30 260
ELX 1.4 4p 1.4 Flex – R$31 980
1.8 R 2p – R$ 40 300
1.8 1.8 R 4p – R$ 41 850
© 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados