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Fomos até Natal ver como ficou o novo Ford Ecosport

08/08/2012 - 10:12 - Marco Asa* - AutoAsa, direto de Natal-RN - Fotos: Divulgação
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O lançamento da nova geração da Ecosport, ocorrido em Natal, no Rio Grande do Norte, marcou uma nova fase para a empresa e um marco para a indústria automobilística nacional. Criada no Brasil, por uma equipe de engenheiros e técnicos multicultural, a nova Ecosport é o exemplo de um projeto brasileiro que vai ganhar o mundo. Mais moderna, a SUV compacta teve seu preço-base anunciado, para a versão mais simples, de R$ 53.490, com o IPI atual, chegando às lojas em setembro.

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Para o lançamento, a Ford brasileira preparou um evento grandioso e impactante. Centenas de jornalistas do Brasil, México, Argentina e Chile passaram dois dias “imersos” em uma história do desenvolvimento de um produto que deixou os técnicos envolvidos visivelmente orgulhosos. Não é para menos. A Ecosport foi uma variação brasileira no então novo Fiesta, com estilo “new Edge”, lançado em 2002. Os europeus preferiram uma minivan, parecida com a Meriva. Os brasileiros optaram por um mini-SUV, parecido com o Explorer. Do modelo europeu, ninguém mais ouviu falar. A Ecosport agora será mundial, vendida em mais de 100 países.

Esqueça a antiga Ecosport. O novo modelo começou a ser pensado do zero. Agora, é um carro extremamente tecnológico, pensando para agradar clientes de todo o mundo. Já foi mostrado na China e na Índia, com grande sucesso de público. Mas, vamos aos detalhes:

Desenho

Grande diferencial da nova Ecosport. Seu estilo remete ao novo estilo de design Ford, lembrando o Kuga, que é baseado no Focus e vendido na Europa. O “bocão” dianteiro dá personalidade ao carro e os responsáveis pelo design mostraram detalhes como a parte inferior em preto, que reforça a sensação de altura do carro; vincos fortes nas caixas de rodas e linhas altas, que reforçam a robustez, essencial neste tipo de veículo e traseira forte, com o estepe na tampa do porta-malas, típica de SUVs “puros” e que o brasileiro tanto gosta.

Motores

Serão duas versões de motores para o Brasil, o Sigma 1.6, feito em Taubaté (SP) e o Duratec 2.0, feito no México. Os dois primam pelo conforto e pelo torque. Dirigindo a versão Freestyle 1.6 (a mais vendida na versão atual e com previsão de dominar o mix de vendas da nova versão), notamos em trechos e rodovias e subidas íngremes que ele despeja potência quando exigido, sem sustos. Segundo dados de fábrica, o motor 1.6 faz 7 km/litro na cidade e 10,2 km/litro na estrada com etanol, e 8,4 km/litro na cidade e 12,2 km/litros na estrada com gasolina. São 115 cavalos (1.6) e 141 cavalos (2.0). Nada mal.

Tecnologia

Depois do design, o grande diferencial da nova Ecosport para a versão atual é o pacote tecnológico embarcado, desde a versão de entrada. O carro agora tem a central multimídia SYNC de série, com comandos de voz em português, coisa de carros bem mais caros. Além disso, tem sistemas de segurança com o controle de rolamento da carroceria, algo bem moderno.

Segurança

Até seis airbags (inclusive de cortina), controle de tração, de rolagem, ABS, sistema que liga as luzes de alerta caso o ABS seja acionado bruscamente. A Ford ressaltou os reforços de carroceria, com aços de alta resistência, ultra-alta resistência e boro em áreas chaves, com zonas de deformação programada. Coluna de direção e paineis de portas com sistema de absorção de impacto, cintos de segurança com pré-tensionador e airbags dianteiros são itens de série. Airbags laterais e de cortina são opcionais que ampliam esse conjunto abrangente de segurança. Na parte de segurança ativa, o Novo Ecosport vem com freios ABS de série e recursos avançados que o colocam um passo à frente no que se refere à estabilidade e controle.

Conforto

O novo Ecosport ficou mais inteligente. Tem assistência ao motorista que ajudam a manter o domínio do veículo em diferentes situações, seja na estrada, em ladeiras ou manobras. A direção elétrica é muito confortável e confiável. Dirigi a nova Ecosport na BR-101 e em estradinhas sinuosas e notei que, em nenhum momento, o carro fica “solto”. Sempre na mão, a nova Eco é gostosa de dirigir o tempo todo. Outros detalhes facilitam a dirigibilidade do dia-a-dia, como o assistente de partida em rampa mantém o veículo parado por até 3 segundos depois que se tira o pé do freio, facilitando as manobras.

O interior do novo Ecosport lembra o do New Fiesta, bem resolvido ergonomicamente e bem bonito. Os assentos são confortáveis, com encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes. Como novidade, eles permitem a inclinação do encosto em quatro estágios, aumentando o conforto principalmente em viagens. O sistema de ar-condicionado impressiona pela alta capacidade e funcionamento silencioso. São 20 porta-objetos, inclusive com um porta-óculos retrátil e uma bandeja sob o banco do passageiro.

Duas entradas USB, uma na frente e outra na traseira, servem para a conexão de equipamentos tipo iPod. Uma tomada de 12 volts no console central permite ligar aparelhos ou carregar a bateria do celular. O Novo Ecosport também oferece flexibilidade para o transporte de bagagem. O porta-malas tem 362 litros, espaço que pode ser ampliado para 705 litros com o banco traseiro rebatido, tornando o compartimento totalmente plano.

Resumo

A nova Ecosport é realmente nova, moderna e bonita. Será vendida nas versões S, SE, FreeStyle e Titanium e duas opções de motores, o Sigma 1.6 Flex e o Duratec 2.0 Flex, ambos com bloco de alumínio. O seu preço parte de R$ 53.490,00 (versão S) e chega a R$ 70.190,00 (versão Titanium). No entanto, a previsão é que a versão Freestyle seja a mais vendida, custando R$ 59.990,00 (1.6) e R$ 62.490,00 (2.0). A Ford vai oferecer um plano de seguro com a Mapfre, sem perfil, por 3.6% do valor do veículo. Muito bom!

Nossa avaliação:
- Design: 9
- Conforto: 8
-Desempenho: 8
- Economia: 7
-Porta-malas: 7
-Tecnologia embarcada: 8
- Preço: 6

O que é mais legal no carro: Sem dúvidas, o design. O número de pescoços virando e gente acenando para a nova Ecosport é a prova disso.

O que poderia melhor: Fixação do estepe (parece frágil), plástico da parte superior do painel (poderia ser emborrachado).

(*Marco ASA viajou pra Natal/RN a convite da Ford do Brasil)

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