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Ford Ecosport

21/10/2007 - 11:36 - Mário Salgado - Redação Shopcarnews
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Fazendo parte de um pacote de 4 novos veículos para o Mercosul em 2008, a Forda apresentou  na última sexta-feira (19), para imprensa especializada na cidade de Caba de Santo Agostinho - PE, o novo Ecosport. De acordo com o presidente da marca no Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveira, o novo Ka é o próximo lançamento previsto para março do ano que vem.

Mas a vedete da vez é o novo Ecosport, que recebeu uma nova frente e alterações em alguns detalhes. A reestilização da parte externa adotou novo conjunto ótico, semelhante ao utilizado na linha Fiesta. De acordo com a Ford, o Ecosport é um fenômeno de vendas nos mercados latino-americanos. A linha 2008 do utilitário esportivo nacional recebeu significativa evolução no design, interior totalmente novo e importantes aperfeiçoamentos de engenharia.

O novo modelo começa a ser vendido no final de outubro no Brasil. Neste mercado, não haverá aumento de preços nas principais versões: XL, XLS e FreeStyle, que correspondem a 80% das vendas. Nos demais países sul-americanos, o EcoSport 2008 será comercializado a partir do final de novembro, quando será anunciada a estratégia de lançamento para cada mercado.

Visto de frente, lateralmente e pela traseira, a harmonia do conjunto foi mantida, com as alterações significativas de elementos de design. Visto por dentro, a mudança foi ainda mais radical no painel, bancos e detalhes de acabamento interno. Tanto externa como internamente, um ponto em comum foi mantido: a forte identidade do mais vendido utilitário esportivo.

Novo interior

O interior recebeu uma dose extra de refinamento, tanto no design como no acabamento e na oferta de equipamentos. Ficou mais bonito e confortável, sem perder sua característica de utilitário esportivo. O painel de instrumentos é totalmente novo, produzido com material de toque suave e elegante. O quadro de instrumentos também é novo, tanto no grafismo como no tamanho dos mostradores (velocímetro e tacômetro) e na funcionalidade dos novos mostradores analógicos de nível de temperatura e de combustível.

Os bancos dianteiros ganharam novo formato, mais anatômico e com abas salientes no assento para o conforto e maior retenção dos ocupantes, especialmente em curvas. Os novos tecidos de revestimento têm os temas de seus desenhos inspirados na natureza. Os painéis da porta também são novos no formato e no material de revestimento e têm perfeita harmonia com o painel de instrumentos.

Os botões de comando dos vidros elétricos passaram a ser mais funcionais, confortáveis e têm maior proteção contra o acionamento involuntário.

Novos equipamentos

Computador de bordo e controle do rádio na coluna de direção são dois novos opcionais disponíveis nas versões 2.0 L XLT e 4WD. O computador informa temperatura externa, consumo médio, velocidade média, autonomia, consumo instantâneo e conta ainda com um alarme de velocidade. Todas as versões que levam rádio/CD-player agora contam com a tecnologia MP3.

Silêncio, eficiência e agilidade

Os aprimoramentos introduzidos na linha 2008 foram desenvolvidos com a aplicação das tecnologias mais avançadas, utilizando os recursos disponíveis no Brasil e nos Estados Unidos, em um trabalho que incluiu mais de 450.000 km rodados e 2.000 testes de componentes e sistemas veiculares.

De acordo com a marca, um dos principais resultados foi a redução dos níveis de ruído para tornar a cabine ainda mais silenciosa. Várias ações contribuíram para aprimorar o isolamento acústico, entre elas, as novas forrações no painel, nas caixas de roda e no porta-malas.

O sistema de ventilação foi redesenhado, trazendo uma melhoria sensível no conforto e na eficiência do desembaçamento dos vidros. O sistema de freios também foi recalibrado, com ganhos na ergonomia e eficiência no esforço de frenagem e de acionamento do freio de mão.

Para os modelos com motorização 1.6 L Flex, destinada ao mercado brasileiro, a adoção de uma nova relação de marchas deu mais agilidade. A primeira e a segunda marchas foram encurtadas, tornando o carro mais ágil na cidade, onde ele é utilizado a maior parte do tempo. Já a quarta e a quinta marchas foram alongadas, proporcionando uma melhoria de 3% no consumo de combustível na estrada.

Com qualquer combustível, conforme o mercado, o EcoSport é um dos carros de maior autonomia do mercado, com seu tanque de 54 litros de combustível nas versões 4x2, de acordo com medições da Ford.

Aroma EcoSport

Para destacar a evolução e o caráter único do EcoSport, a Ford decidiu que ele merecia também ter um aroma especial. “Uma empresa especializada desenvolveu uma essência exclusiva aplicada no veículo. Não é um perfume de gente, nem de carro. É um aroma que tem a ver com o espírito EcoSport, evocando o prazer de viajar e do contato com a natureza. É uma ação inédita de marketing sensorial”, explica Antonio Baltar, gerente geral de Marketing da Ford.

A Ford também criou uma campanha de marketing inédita para destacar a importância deste equipamento. Além da convenção de imprensa, fará um evento para a apresentação do produto à sua rede de distribuidores, com 4.000 pessoas. Em outro encontro, clientes especiais do EcoSport terão o privilégio de conhecer o veículo em primeira mão. Em uma parceria inovadora, a Vivo vai oferecer aos clientes do EcoSport a possibilidade de ter um celular com “co-piloto”, produto exclusivo que transforma o aparelho em GPS, nas regiões onde essa operadora atua.

Faróis sofisticados

Os faróis, com lentes de superfícies complexas e perfil aerodinâmico, têm um estilo ao mesmo tempo sofisticado e funcional. Internamente, eles são formados por dois canhões, um menor na parte interna para o pisca e o maior para a lanterna e luzes baixa e alta. A luz direcional também oferece boa visibilidade lateral, por meio de uma abertura que permite a passagem da luz.

As novas lanternas traseiras seguem o estilo dos faróis, com dois canhões. O de cima abriga as luzes da lanterna, freio e ré. No de baixo, com lente branca (ou fumê, na versão 4WD), fica o pisca, cuja luz foi projetada para invadir a lateral, aumentando a visibilidade e a segurança.

Painel e mostradores modernos

As novidades no interior começam pelo painel de instrumentos, que foi totalmente redesenhado, com entradas de ar maiores, de fácil e confortável acionamento, emolduradas por aros de cor prata (FreeStyle e XLT) ou cinza "Warm Steel" (4WD). Além de melhorar o fluxo de ar, elas têm comandos mais ergonômicos. O material de acabamento do painel também é diferenciado. Sua superfície foi desenvolvida com novas texturas que proporcionam uma sensação agradável ao tato.

Os instrumentos exibem um novo grafismo, com mostradores analógicos maiores e ponteiros duplos. Seu visual moderno facilita a leitura e permite excelente visibilidade mesmo em condições de pouca luz, como, por exemplo, ao entardecer.

Bancos anatômicos

Os bancos dianteiros apresentam novo formato, mais anatômico, com abas de espuma proeminentes também nas laterais do assento, que aumentam o conforto e a retenção nas curvas. Os tecidos de revestimento trazem desenhos inspirados na natureza. “Analisamos mais de 200 opções até encontrar o padrão mais adequado ao espírito do EcoSport”, conta João Marcos Ramos.

Os painéis das portas ganharam novo desenho, com compartimento redondo para acomodar o alto-falante, no estilo “boom-box”. Os botões de comando dos vidros elétricos agora são do tipo “push-pull” (empurre-puxe), que evita o acionamento involuntário. A nova manopla do câmbio tem um novo desenho com acabamento na cor prata nas versões FreeStyle e XLT, e cinza “Warm Steel” na versão 4WD.

Outros detalhes, menos aparentes, também revelam o cuidado com o acabamento do novo EcoSport. Como, por exemplo, o carpete mais encorpado, com textura e maior gramatura, e a borracha aplicada junto à chave da ignição para evitar ruídos no contato com o controle remoto e chaveiros.

Mecânica

Assim como o EcoSport original, todos os aprimoramentos introduzidos na linha 2008 foram desenvolvidos no Brasil, no Centro de Criação de Veículos da América do Sul, hoje um dos cinco centros de desenvolvimento da Ford no mundo, com mais de 1.000 engenheiros. Esse trabalho incluiu mais de 450.000 km rodados, além de mais de 2.000 testes de componentes e sistemas veiculares em laboratórios, fornecedores e campos de prova do Brasil e Estados Unidos.

As mudanças se basearam na opinião dos clientes, seguindo a filosofia de melhoria contínua. A cada dois meses, a marca promove pesquisas com uma amostra de cerca de 300 proprietários do EcoSport para medir a sua satisfação com o produto e informar potenciais melhorias. “Esse é o nosso grande desafio, saber entender e antecipar as necessidades do consumidor para evoluir continuamente. E não esperamos a entrada de um novo ano-modelo para fazer modificações. Muitas sugestões são introduzidas aos poucos na linha”, diz Nahuel Osanai, gerente de Desenvolvimento de Produto da Ford.

O EcoSport 2008 é produzido nas versões com motorização 1.6 L Flex, com potência de 105/111 cv e torque de 146/155 Nm, com gasolina ou álcool, respectivamente; 2.0 L com transmissão manual, com 143 cv e 188 Nm; e 2.0 L automático, com 138 cv e 181 Nm. Além destas, a linha também tem dois motores exclusivos para exportação: 1.6 L a gasolina, com 98 cv e 141 Nm; e 1.4 L a diesel, com 68 cv e 160 Nm.

Mais agilidade e economia

A versão 1.6 L Flex ganhou uma nova relação de marchas, que torna o carro mais ágil na cidade e econômico na estrada. A primeira marcha foi encurtada em 15%, aumentando na mesma proporção a capacidade de subida em rampa do veículo. A segunda também ficou mais curta, enquanto a quarta e a quinta foram alongadas, proporcionando uma redução média de 3% no consumo de combustível na estrada.

“Verificamos que a maioria dos consumidores usa o carro predominantemente na cidade. Por isso, desenvolvemos essa nova transmissão que garante um torque maior nas arrancadas e deixa o EcoSport 1.6 L mais esperto no trânsito”, explica Osanai.

O sistema de freios também foi recalibrado, com ganhos no esforço inicial para o acionamento do pedal. O freio de estacionamento também ficou mais ergonômico e suave, com esforço 25% menor para acionar a alavanca.

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