• Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Ford F-150 SVT Lightning

20/01/2005 - 15:10 -
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

Considerada a picape de série mais rápida do mundo, a F-150 Lightning foi preparada pela SVT (divisão especial da Ford), ganhando 100 cavalos extras com o acréscimo de um compressor supercharger similar aos usados nas mercedes.

A série F da Ford é a linha de pick-ups mais vendida no mundo, e agora, a marca alia o gosto norte-americano por utilitários a sua paixão por motores V8 e esportivos com essa versão especial.

Por fora, a nova pick-up é mais baixa, tem pára-choques maiores e rodas de cinco raios calçadas com pneus esportivos Goodyear Eagle F1-GS 295/45ZR-18. Na lateral, notam-se as saídas de escapamento e alguns detalhes da carroceria em alumínio. No interior, bancos esportivos com regulagem elétrica e a assinatura da SVT e mostradores do painel de fundo branco.

Mas o grande diferencial está embaixo do capô, a SVT (Special Vehicle Team) utilizou o motor Triton V8 de 5,4 litros da Ford e o aprimorou, colocando um compressor Eaton do tipo Roots com intercooler, semelhante ao usado pela Jaguar. São 380 cv e 62,2 mkgf de torque que fazem ela ir de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos com uma velocidade final de 228,4 km/h limitado eletronicamente. Quando se pressiona o acelerador até o fundo o motor ganha 25 cv adicionais, em função de um overboost muito usado em carros de turbo para ultrapassagens.

Foram utilizadas peças de outros modelos da Ford, como uma robusta transmissão automática de quatro marchas própria para motores a diesel, com as relações reajustadas, e quatro freios a disco (com antitravamento) do SUV Expedition.

Vale lembrar que estamos falando de uma pick-up de mais de 2 toneladas e que além disso, detalhes como aerodinâmica desfavorável e um diferencial que privilegia mais a força em qualquer regime de rotação do motor, impedem que a Lightning alcance melhor resultado em velocidade final.

A excelente suspensão dianteira Double Wishbone de braços assimétricos e traseira de eixo rígido e feixe de molas, recebeu amortecedores Bilstein recalibrados e barras estabilizadoras de 31 mm à frente e 23 mm atrás, aumentando o nível de dirigibilidade sobre superfícies irregulares. A suspensão ficou mais firme, porém mantem-se confortável mesmo em longas viagens.

A dupla saída de ar do escape que vem do coletor 8 em 2, produz um som grave e muito característico do motor V8 dando mais um indício de que esta pick-up tem algo fora do comum por baixo do capô.

Internamente, o conhecido e bom acabamento Ford, que recebeu assentos e novo revestimento interno com a insígnia SVT. O único senão fica por conta que no máximo duas pessoas, além do motorista podem rodar a bordo deste verdadeiro mito das pick-ups.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados