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Ford mostra forças em Genebra

07/03/2008 - 12:33 - Redação
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A Ford apresenta no Salão de Genebra uma série de novidades, a começar pela estréia do novo Fiesta europeu, derivado do conceito Verve, que serve de base à nova família global de carros compactos da marca, além do novo Focus conversível, do crossover Kuga e da linha ECOnetic de veículos de emissão ultrabaixa.

Fiesta

O novo Fiesta europeu é o primeiro exemplo da nova estratégia global de desenvolvimento de produto da Ford. Ele começa a ser produzido no segundo semestre de 2008 na fábrica de Colônia, na Alemanha. Em 2009, será montado também em Valência, na Espanha, e em 2010 chega aos mercados da Ásia e América do Norte.

A linha oferece cinco opções de motores: os modelos a gasolina Duratec 1.25 (de 60 e 80 cv), 1.4 (de 91 cv) e 1.6 Ti-VCT (de 115 cv); e diesel Duratorq TDCi de 1.4 litro (68 cv) e 1.6 (90 cv), com transmissão manual de cinco velocidades, ou automática de quatro marchas (para o motor Duratec 1.4). No final do ano, ela ganhará ainda uma versão ECOnetic, com emissões de CO2 abaixo de 100 gramas por quilômetro.

Sua carroceria tem como maiores características as formas musculosas, sofisticadas e elegantes. De acordo com a Ford, embora mantenha as dimensões compactas, o novo Fiesta é leve e robusto, devido à utilização de aços de resistência ultra-elevada que trouxeram um ganho significativo na rigidez estrutural.

O sistema de segurança com airbag de joelhos para o motorista, a direção com assistência elétrica e a partida sem chave por um botão no painel são outras novidades. O interior do veículo traz soluções futuristas inspiradas nos telefones celulares, com comandos intuitivos no console central e no volante. Entradas USB e auxiliar para MP3 e ligações Bluetooth também estão presentes.

Focus conversível

Outra estréia em Genebra é a do novo Focus Coupé-Cabriolet, que complementa a linha na Europa. Produzido na fábrica da Pininfarina, parceira da Ford no seu desenvolvimento, ele conta com a opção dos motores a gasolina Duratec 1.6, de 100 cv, Duratec HE 2.0, de 145 cv, ou diesel Duratorq 2.0 TDCi, de 136 cv, com transmissão manual de cinco velocidades ou automática.

Além de airbags frontais e laterais de série, o novo Focus conversível tem um dispositivo de proteção em caso de capotamento com sensores eletrônicos e giroscópio que acionam duas barras de segurança, ultra-resistentes, num décimo de segundo.

Ele também dispõe de partida sem chave, sistema de deteção de perda de ar nos pneus, sistema de navegação com cartões “SD” e DVD com tela de 7 polegadas. Tem capacidade para quatro passageiros e é referência em espaço para bagagem: acomoda 534 litros com a capota levantada, ou 248 litros com ela guardada.

Crossover Kuga

O novo Ford Kuga, que será produzido em Saarlouis, na Alemanha, e lançado no primeiro semestre de 2008, marca a estréia da Ford Europa no segmento “crossover”. Inspirado no conceito iosis X, apresentado no Salão de Paris de 2006, ele tem motor diesel Duratorq 2.0 TDCi de 136 cv e transmissão manual de seis velocidades, com sistema inteligente Haldex de tração nas quatro rodas ou tração dianteira.

Seus equipamentos de série incluem rodas de 17 polegadas, programa eletrônico de estabilidade, sistema de proteção anticapotamento e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem. Leva cinco passageiros e pode transportar 1.355 litros com o banco traseiro rebatido, ou 360 litros no formato tradicional. Esse carro é um forte candidato a substituir o Ecosport por aqui, ou até mesmo ser o novo modelo do carro. Mas isso deve acontecer num futuro bem distante.

Linha Ford ECOnetic

Com o lançamento da nova linha ECOnetic de veículos com ultrabaixas emissões de CO2, a Ford mostra seus avanços na direção da sustentabilidade ambiental no transporte. O Focus ECOnetic, primeiro dessa linha, atinge uma média de consumo de 23 km/l, com emissões de CO2 de apenas 115 g/km. Produzido com base no motor de 109 cv, ele agrega recursos que melhoram a aerodinâmica, como suspensão rebaixada, saias e “spoilers”, e coeficiente aerodinâmico de apenas 0.31. Outra novidade que contribui para esse desempenho é o óleo de transmissão de baixa viscosidade, desenvolvido junto com a BP.

A Ford exibe ainda protótipos de veículos flex, tecnologia na qual é líder e pioneira na Europa, e modelos convertidos para uso de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) e GNC (Gás Natural Comprimido).

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