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Ford se adianta e já lança modelo 2008 do Fiesta

29/01/2007 - 10:04 - Mário Salgado - redação Shopcarnews
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Disfarçado com roupagem “off-road”, o Fiesta reestilizado foi visto no último Salão do Automóvel, que aconteceu em outubro em São Paulo (SP). Três meses depois, o modelo chega às concessionárias sem o tal kit “Trail” e com visual mais atual, além de melhorias no interior, um de seus aspectos mais criticados. As principais mudanças ficam concentradas na grade dianteira, faróis e painel de instrumentos. Mas na parte mecânica tudo continua como antes, já que a Ford promoveu alterações na linha de motores do carro no ano passado, eliminando a versão supercharger e introduzindo a 1.0 Flex.

O fabricante aproveitou a renovação estilística do Fiesta para efetuar também reposicionamento nos catálogos e opções de acabamento. Com as mudanças, o carro passou por leve reajuste de preço, que em algumas versões ficaram em apenas R$ 10 (1.6 hatch). Lançado em 2002, o Fiesta é o carro-chefe de vendas da Ford no Brasil. Ao lado do EcoSport, tem linha de montagem em Camaçari, a fábrica baiana responsável pela recuperação financeira da empresa. A reestilização deve revigorar sua performance no mercado. Mas o cliente que espera mais desempenho vai ficar decepcionado: dirigir o compacto não traz nenhuma nova experiência.

Por fora, o pára-choque está mais proeminente e a entrada de ar foi ampliada. O resultado é um carro que, embora permaneça com suas dimensões inalteradas, visto pela dianteira passa a impressão de mais robusto. A lateral permanece inalterada, mas a Ford desenvolveu rodas e calotas com desenho renovado. Na traseira, tanto para a configuração hatch quanto no sedã, a reestilização foi mais suave, ficando as alterações por conta da lanterna, que recebeu cobertura transparente, e do novo desenho do pára-choque.

A cabine do Fiesta, um dos pontos críticos do carro até agora, ganhou alterações que a deixaram mais bonita. A principal delas está no painel de instrumentos, que agora conta com dois tons de cinza e teve seu marcador de combustível digital substituído por analógico. No painel central, a Ford promoveu alteração no desenho das saídas de ar e incorporou acabamento cinza acetinado, mas apenas para a versão topo da linha, a “Trend”.

As alterações melhoram a aparência, mas a demasiada quantidade de plástico que marca o acabamento do Fiesta, e contribuem para a crítica negativa a ele, foi mantida. O modelo continua disponível nas opções “First” e “Trend”, tanto para o hatch quanto para o sedã; todavia, elas agora receberam o status de kit, sendo o primeiro oferecido por R$ 610 e o segundo por R$ 1.450. A novidade fica por conta do kit “Class”, que traz ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas.

Desempenho
A parte mecânica do Fiesta não tem novidades, exceto pelo aumento da capacidade do tanque de combustível, que passa de 45 litros para 54 l. Assim, o carro continua com as versões de motorização 1.0 e 1.6, ambas com tecnologia bicombustível. O primeiro rende 71 cavalos e 9,12 kgfm de torque a 4.750 com gasolina; abastecido com 100% de álcool, gera 73 cv de potência a 9,28 kgfm, também a 4.750 rpm.

O 1.6 Flex gera 105 cavalos com gasolina e 111 cv com álcool, ficando o torque em 14,8 kgfm a 4.200 rpm, independente do combustível utilizado. A Ford disponibilizou apenas o modelo equipado com motor mais forte para avaliação, realizada na rodovia Rio-Santos, entre Guarujá e São Sebastião, em São Paulo. Como já era esperado, o carro chega sem mudanças no desempenho; abastecido com o combustível vegetal, mantém boas respostas especialmente em velocidades mais altas.

A 110 km/h, por exemplo, seu giro fica pouco acima de 3.000 rpm. Segundo a Ford, foram efetuadas também melhorias acústicas em componentes do carro, como assoalho e compartimento do motor, resultando em 5% de redução do nível de ruído. Porém, em acelerações mais fortes, o motor propaga ruído alto, embora a cabine tenha realmente ficado mais silenciosa. Os números de desempenho e consumo do modelo não foram divulgados pela Ford.

Preços
O Fiesta recebeu reajuste de preço em todas as suas versões de acabamento, mas de maneira desigual. Segunda Lucíola Almeida, gerente de Marketing da Ford, o objetivo foi deixar mais próximos os valores de versões sedã e hatch, e também aproximar os modelos com motor 1.0 e 1.6. Assim, o 1.0 hatch parte de R$ 29.990, R$ 670 mais caro. O Fiesta Sedan 1.0 passou por reajuste de apenas R$ 10, ficando seu preço final em R$ 34.090.

Os modelos equipados com motor 1.6 tiveram reajuste de R$ 490 (hatch) e R$ 130 (sedã), ficando com preços em R$ 31.880 e R$ 36.020, respectivamente. O Fiesta tem ampla lista de opcionais, que inclui itens refinados como CD Player com MP3 e bancos parcialmente revestidos de couro. Completo, pode chegar a mais de R$ 50 mil.

Modelo mais vendido da Ford, o hatch compacto tem como principais concorrentes o Fiat Palio (que lança novo modelo no final de fevereiro), Chevrolet Corsa, Renault Clio, Peugeot 206 e Fox e Polo, ambos da Volkswagen. O sedã disputa mercado com Fiat Siena, Renault Clio Sedan, Volkswagen Polo Sedan e Chevrolet Corsa Sedan.

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