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A nomenclatura da gama mudou. Não há mais versões City, e a Plus permanece apenas no Fox. As configurações de entrada passam a ser conhecidas por Gol 1.0, Polo 1.6, Golf 1.6 etc. A designação Sportline fica com os hatches de acabamento mais sofisticado, e Comfortline vira exclusividade dos sedãs. Fora isso, há as séries especiais.
Mas o lançamento mais esperado, o novo Gol, fica para o segundo semestre. O que promete agitar o mercado nacional.
Lobo radical
O Fox Extreme é de cara um carro tipicamente tuning. A Volkswagen pede R$ 38.940 pelo carro - base SP - (dotado somente do motor VHT 1.6), que ela chama de "o 1º brasileiro 'tunado' de fábrica". Deixando de lado a contradição em termos, esse hatch oferece: belas rodas de aro 15 polidas; volante e alavanca do câmbio em couro (presente também em detalhes dos bancos); máscara negra no farol de dupla parábola; moldura da lanterna escurecida; grade, pára-choques e defletor traseiro em preto; e ponteira do escape esportiva. Há também a identificação da versão na soleira das portas, o logotipo da raposinha em destaque no encosto dos bancos, e dois bizarros apliques laterais, que ficam parecendo as hastes de um óculos invisível.
De acordo com a Volkswagen, o objetivo é vender cerca de 500 Fox Extreme por mês. Esse carro, voltado para o público jovem, não atrapalharia as vendas do CrossFox porque é mais barato e, segundo a empresa, porque os públicos de tuning e off-road (claro que falamos de suas diluições "oficiais") são diferentes entre si.
Golf Tech
Rodando, o hatch médio da Volks é grudado no chão. A direção é leve -- parece até eletroassistida -- e a posição de dirigir é ajudada pelos bancos bem acolhedores e firmes. Na estrada e num curto trecho urbano, a suspensão foi destaque: é firme, mas não é dura. Ajuda no baixo ruído interno e na sensação de que não cansa dirigir o Golf. O motor trabalha sem reclamar na produção de velocidades na casa dos 150 km/h. E há piloto automático para nos segurar nos regulamentares 120 km/h.
Novos propulsores
A nova linha de motores EA 111 VHT privilegia o ganho de torque, e foi aprovada pelo cliente em clínicas realizadas pela Volkswagen do Brasil. O projeto também envolveu modificações nas relações da transmissão, ou seja, os motores 1.0 e 1.6 ganharam em economia de combustível, enquanto o nível de emissões de poluentes caiu. Para quem dirige, a a sensação é de que o prazer aumentou, graças às respostas imediatas dos novos propulsores.
O motor 1.0, que equipa a versão de entrada do Fox, passa a oferecer 9,7 mkgf de torque a 3.850 rpm com gasolina e 10,6 mkgf com álcool no mesmo nível de rotações, respectivamente 0,2 e 0,8 mkgf a mais do que a motorização anterior. Outro detalhe importante é que, anteriormente, o pico de torque era atingido em giros mais altos: 4.300 rpm.
Já a opção 1.6, que passa a sair de fábrica no Fox, CrossFox, Polo, Polo Sedan e Golf, gera 15,4 mkgf de torque a apenas 2.500 rpm com gasolina e 15,6 mkgf com álcool no mesmo nível de rotações, exatamente 1,1 mkgf a mais (nos dois casos) do que era proporcionado pelo antigo projeto, que tinha o pico de torque sendo atingido em 3.250 rpm.
Por dentro
Por dentro, o que a linha 2009 da Volks traz de mais interessante é a (tardia) inclusão do computador de bordo no Polo, uma falha que se tornaria absurda caso continuasse por mais um ano, e uma variedade de sistemas de som com interatividade e conectividade aumentadas -- ou seja, têm entradas USB e para SD-Card. Detalhe: o rádio mais básico, denominado Concept e disponível em Gol, Parati, Saveiro, Fox e CrossFox, simplesmente não toca CDs.
Os destaques em cada família
Na linha 2009, o destaque para a família Gol (Gol , Parati e Saveiro) é, mais uma vez, o módulo Trend, um sucesso de vendas oferecido para incrementar os modelos a um custo bastante acessível. A linha Fox ganha detalhes de estilo e equipamentos de conveniência estendidos ao CrossFox, que chega oferecendo um novo porta-objetos na caixa do estepe. Chegam ainda uma nova edição do Fox Route e a novíssima série especial Fox Extreme, o primeiro carro “tunado” de fábrica no Brasil.
A família Polo (Polo e Polo Sedan) traz rodas com novo desenho, painel de instrumentos e computador de bordo, entre outros itens, enquanto o Golf passa a oferecer faróis com revestimento de cromo escurecido, palhetas do limpador do pára-brisa “Aerowisher” e volante multifuncional com comandos do rádio e do piloto automático (como opcional). A nova versão Golf Tech, com diversos equipamentos de alta tecnologia, é a “embaixadora” da marca Volkswagen nesse quesito.
“Nossos carros estão mais bonitos, como o cliente quer, e com ainda mais equipamentos de conveniência, interatividade e conforto”, diz Biondo. “A racionalização da oferta também foi pensada para, a partir de agora, deixar esse cliente ainda mais satisfeito na hora de fazer sua escolha entre os modelos Volkswagen."
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