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Fusion 2010 chega com ar mais jovem e mais potência

17/05/2009 - 23:01 - Redação
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Para manter as boas vendas do Fusion, a Ford apresentou à imprensa especializada brasileira, na Praia do Forte, na Bahia, o modelo 2010 do sedã de luxo. Ele chega quatro meses após sua estréia, durante a última edição do Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos. O visual do sedã caracteriza-se pelo aspecto robusto e musculoso, em comparação à sobriedade da geração anterior. Com lançamento simultâneo em diversos mercados, como Canadá, Colômbia, Estados Unidos e México, o Fusion 2010 chega às revendas da Ford no País em junho, com novas opções de motorização. Assim como o antecessor, o modelo é produzido na fábrica mexicana de Hermosillo.

Líder do mercado de sedãs entre R$ 80 mil e R$ 100 mil, o Fusion 2010 não teve o preço da versão de entrada alterado. A opção SEL, equipada com motor 2.5 l de quatro cilindros e 16V é capaz de desenvolver 173 cv, e parte de R$ 84,9 mil. Com teto solar, o único opcional disponível, o valor salta para R$ 88,9 mil. Já o topo de linha, com o inédito bloco 3.0 l V6 de 243 cv, chega ao mercado brasileiro por R$ 99,9 mil – ou R$ 103,9 mil, com teto solar (preços com base São Paulo).

Design e interior

Para esta nova geração do Fusion, a Ford decidiu abandonar as linhas clássicas da versão anterior. Por isso, o modelo 2010 não é um simples ‘facelift’. Apesar de a plataforma ser a mesma do antecessor, a carroceria traz visual anabolizado e passa a contar com elementos que o tornam um modelo quase inédito. Entre eles está a linha de cintura alta, que deixa o sedã com uma atitude mais agressiva, reforçada pelas rodas de liga leve de 17 polegadas.

A grade dianteira de três barras cromadas, uma das características mais marcantes do sedã, foi ampliada e está mais aparente. Os faróis também contam com novo desenho e ganharam fundo escurecido e projetores elípticos. A traseira tem novas lanternas, com iluminação tipo colméia. As lentes agora são vermelhas, abandonando a antiga versão transparente, com contornos cromados, e que davam ao carro uma aparência de carro ‘tunado’. A tampa do porta-malas também foi redesenhada e agora vem com luz auxiliar de freio acima do friso cromado. A motorização V6 ainda traz dupla saída de escape como diferencial.

Em um sedã que conta com uma carroceria de 4,84 metros de comprimento, 1,83 m de largura, e 2,72 m de distância entreeixos, espaço interno é o que não falta. Ele acomoda até cinco pessoas, sendo que os três ocupantes do banco de trás viajam confortavelmente. A capacidade do porta-malas, de 530 litros, foi mantida da geração anterior. O mesmo ocorreu com o dispositivo que permite a abertura da tampa do bagageiro por dentro. Os assentos, revestidos de couro, ganharam novo padrão e costuras de tom claro. O mesmo detalhe foi aplicado ao volante e às alavancas de câmbio e freio de estacionamento. Os bancos dianteiros vem com ajuste elétrico de altura e profundidade.

Outras novidades de destaque são o sistema de áudio Premium Sound, desenvolvido pela Sony e equipado com CD/MP3 player para seis discos, entrada auxiliar e 12 alto-falantes; e ar-condicionado digital dual zone e sistema de personalização Ambient Lightin, que permite escolher entre sete cores para iluminar pontos internos da cabine, como o contorno do porta-copos instalado no console central. O quadro de instrumentos com iluminação permanente, na cor azul esverdeada Ice Blue, tem superfície tridimensional e produz o efeito de uma jóia, facilitando a leitura durante o dia.

Contudo, o item tecnológico mais atraente do novo Fusion é o sistema de mídia e entretenimento Sync, desenvolvido pela Ford em parceria com a Microsoft, e disponível apenas na versão V6. Ele inclui DVD, CD/MP3 player Sony com conexão para Apple iPod, USB e Bluetooth, para telefonia móvel, além do chamado Jukebox, recurso capaz de armazenar até 10 GB de músicas e imagens em seu disco rígido. O Sync ainda oferece ao motorista a opção de controlar as funções de áudio, telefone e ar-condicionado por voz ou por meio de toques na tela LCD, de oito polegadas.

Mais que uma carinha bonita

Tanto o motor quatro cilindros como o V6 são produzidos com bloco, cárter e cabeçote de alumínio e contam com duplo comando de válvulas variável i-VCT, que otimiza o consumo de combustível e a oferta de torque. O modelo equipado com propulsor Duratec 3.0l, de seis cilindros, grande novidade na gama 2010 do Fusion, é capaz de desenvolver 243 cv de potência e torque de 30,8 kgfm (a 4.300 rpm). A dirigibilidade é um ponto forte nessa versão, já que ela conta com a tração integral nas quatro rodas (AWD), equipamento exclusivo da versão V6.

O modelo equipado com o bloco Duratec 2.5 l de quatro cilindros e 16V desenvolve a potência de 173 cv (a 6.000 rpm) e torque de 22,9 kgfm (a 4.000 rpm). Ele substitui o 2.3 l, de 163 cv. E apesar de menos potente que o seis cilindros, a unidade 2.5 responde rápido às investidas sobre o pedal do acelerador. Em ambas as versões, o conforto é garantido graças a elementos como o sistema de suspensão dianteira independente, em formato de triângulo (SLA) – encontrado em modelos potentes –, e ao parabrisa de laminação acústica, capaz de impedir a passagem de ruídos (inclusive do vento) para a cabine. Outro destaque é o sistema de direção elétrica, que equilibra a rigidez do volante de acordo com a velocidade. Além disso, ela exige menos energia do motor para funcionar e tem diâmetro de giro menor – 11,4 m –, facilitando as manobras em espaços limitados.

Os dois motores estão associados a uma nova caixa de transmissão automática de seis marchas. Seu funcionamento é suave e os engates não produzem trancos. A opção V6 traz recurso de trocas sequenciais, por meio de toques na alavanca. Esta variante ainda conta com a opção “Grade Assist”, que reforça a atuação do freio-motor em descidas mais íngremes.

Segundo a Ford, o Fusion 2010 com motor V6 pode sair da inércia e chegar aos 100 km/h em 8,5 segundos. A empresa ainda afirma que a média de consumo é de 7,3 km/l, na cidade, e 11,7 km/l, na estrada. O motor 2.5, por sua vez, pode levar o veículo de 0 (zero) a 100 km/h em 9,9 s. O consumo anunciado para esta unidade é de 9,2 km/l, em ciclo urbano, e 14,4 km/l, na estrada. Ambas as versões tem velocidade máxima limitada em 180 km/h.

O pacote de itens de segurança do Fusion 2010 inclui seis airbags (frontais, laterais e tipo cortina), freios a disco nas quatro rodas com antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD). O modelo ainda possui controle eletrônico integrado de estabilidade (ESC) e tração (AdvanceTrac), responsável por distribuir o torque em cada roda e evitar derrapagens. Por fim, ele conta com tecnologia de alerta pós-acidente, que aciona automaticamente as luzes de emergência e a buzina em caso de colisão.

Concorrência

De acordo com a Ford, o novo Fusion tem a missão de “elevar a imagem do produto a um novo patamar”. Para isso, todas as modificações realizadas na gama 2010 do carro tem um propósito simples: atrair um público mais jovem. É neste tipo de consumidor que a empresa enxerga um novo campo para o Fusion e fazer frente aos seus principais concorrentes.

A lista de rivais do Fusion é grande. A versão 2.5, por exemplo, enfrenta modelos como o VW Jetta, o Honda Accord, o Honda Civic EXS e o Toyota Corolla SEG. Todos eles encontram-se na mesma faixa de preço. Somente Civic (R$ 83,8 mil) e Corolla (R$ 82.778), têm preços abaixo dos R$ 84,9 mil da versão de entrada do Fusion.

Pela frente, o Fusion V6 terá o Hyundai Azera, Chevrolet Omega, VW Passat e Peugeot 407. Este é um dos segmentos mais concorridos no País e, com esta renovação, o Fusion ganha novo fôlego para participar da briga.

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