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O Captiva Sport a ser vendido no Brasil - uma das atrações do próximo Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em outubro -, virá equipado com o potente motor V6 Alloytec, o mesmo utilizado no luxuoso Chevrolet Omega.
“Nossos estudos indicaram que o Captiva Sport é a melhor opção para oferecermos aos consumidores brasileiros neste segmento de utilitários esportivos, um modelo moderno e com um forte apelo no que diz respeito à segurança e ao desempenho”, destaca Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil e Mercosul.
José Carlos Pinheiro, vice-presidente da GM do Brasil, acrescenta que “o Captiva Sport ampliará ainda mais a atual linha Chevrolet, que se mantém há muitos anos como a marca que oferece a gama de veículos mais modernos e seguros do País”. A Chevrolet, no Brasil, disponibiliza ao consumidor brasileiro 14 modelos: Celta, Classic, Prisma, Corsa, Astra, Vectra sedã, Vectra GT, Omega, picapes Montana e S10, monovolumes Meriva e Zafira e utilitários esportivos Blazer e Tracker.
Marcos Munhoz, diretor geral de Marketing e Vendas da GM do Brasil, acentua que o mercado de utilitários esportivos de luxo no Brasil vem registrando um forte crescimento nos últimos anos, o que justifica a decisão da empresa em importar o Captiva Sport.
Tendência de mercado
Os crossovers vêm para conquistar de vez o público brasileiro, tanto que, no mesmo nicho, a Ford vai trazer logo mais o Edge, e a Chrysler deve vender por aqui o Dodge Journey. Juntamente com o Captiva, eles formarão uma trinca de "novos" crossovers (veículos que unem diferentes perfis, como o de utilitário e de minivan, por exemplo) importados oficialmente, os quais, além de brigar entre si, enfrentarão o Honda CR-V e SUVs de marcas como Hyundai (especialmente o Tucson), Mitsubishi, Toyota e Kia.
A GM não divulgou o preço estimado do Captiva no Brasil. No México, ele sai por 305.490 pesos, o que equivale a cerca de R$ 48 mil, de acordo com o conversor do Banco Central.
Lançado na América do Norte em novembro de 2007, o Captiva virá para cá beneficiado pelo acordo entre os governos brasileiro e mexicano , que fixa a tarifa de importação em simbólicos 0,1% (contra os 35% habituais). A expectativa é que o preço do Captiva no Brasil fique abaixo de R$ 90 mil.
Mecânica
Os motores também são diferentes. Na Europa, o Opel Antara é empurrado por um propulsor a diesel de 150 cv de potência. Já o Captiva mexicano que virá para o Brasil tem motor a gasolina, e bem mais nervoso. Trata-se do parrudo 3.6 litros V6 em bloco de alumínio, com duplo comando de válvulas DOHC e sistema de injeção de combustível SFI. O propulsor é gerenciado por um câmbio automático de 6 marchas com opção de trocas manuais.
Conforto e segurança
Para completar, a relação de itens de série é bastante extensa no Captiva. Na parte de segurança, estão disponíveis freios com ABS nas quatro rodas, seis airbags frontais, laterais e do tipo cortina , controle eletrônico de estabilidade, sensor de pressão dos pneus, além de apoios de cabeça ativos nos bancos dianteiros.
Já a relação de equipamentos de conforto inclui bancos revestidos de couro, rádio/CD com leitor de MP3 e disqueteira, ar automático, trio elétrico, assentos dianteiros com aquecimento, comandos do som e do controle de cruzeiro no volante, além de ajuste elétrico do banco do motorista.
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