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GM e Chevrolet completam 85 anos de atividades no Brasil; confira um pouco dessa história

26/01/2010 - 07:28 - Redação
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1ª foto: Primeira fachada da GM do Brasil, na Avenida Presidente Wilson, no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

“A maior prova de que a GM do Brasil é a ‘GM do Futuro’ é o fato que vamos investir R$ 5 bilhões no Brasil até 2012, com uma média anual de R$ 1 bilhão. São investimentos em tecnologia, ampliação de capacidade produtiva e desenvolvimento de novos veículos. Tudo isso respeitando o meio-ambiente, investindo nas pessoas, apoiando as comunidades e sempre buscando o crescimento sustentável”, destaca Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul.

José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, acrescenta que “os investimentos da companhia são uma demonstração inequívoca de compromisso com o futuro do país. Nos últimos 85 anos, a GM do Brasil e a Chevrolet conquistaram a confiança dos brasileiros, tornando-se modelo para as outras unidades da GM no mundo. Hoje a Chevrolet tem mais de 550 concessionárias por todo o Brasil e oferece a maior linha de veículos 100% flex”.

A marca Chevrolet registrou, em 2009, seu melhor resultado de vendas no País, com o emplacamento recorde de 595.536 veículos, com participação de 19% no mercado brasileiro total. A marca assinalada foi a melhor obtida pela subsidiária brasileira – terceira maior operação da GM no mundo depois de Estados Unidos e China.

As vendas em 2009 superaram em 46.596 unidades o recorde anterior, de 2008, que foi de 548.943 unidades, com crescimento de 8,5% no volume de vendas. A Chevrolet também registrou, em dezembro de 2009, o melhor mês de dezembro de sua história, com 53.742 unidades, superando em 4.511 unidades o recorde anterior, de dezembro de 2007, que foi de 49.231 veículos. Considerando apenas os segmentos em que a Chevrolet atua, ou sejam, veículos de passageiros e comerciais leves, sua participação chegou a 20%.

Hoje, a GM conta com um efetivo de 21.200 empregados em todo o país, distribuídos nos três complexos industriais que produzem veículos – São Caetano do Sul e São José dos Campos, no estado de São Paulo, e, Gravataí, no Rio Grande do Sul – e outras unidades em Mogi das Cruzes (fábrica de componentes estampados), Sorocaba (centro distribuidor de peças) e Indaiatuba (Campo de Provas da Cruz Alta).

85 anos, uma história de sucesso da General Motors e da Chevrolet no Brasil

      1925
    * Em 26 de janeiro, é registrada, no II Tabelionato de São Paulo, a Companhia Geral de Motores S.A., com sede na Avenida Presidente Wilson, 2.935, no bairro do Ipiranga. O capital inicial era equivalente a US$ 270 mil. Pouco tempo depois, a razão social passa a ser General Motors of Brazil S.A. (GMB).
    * Em 26 de fevereiro é instalada, na avenida Presidente Wilson, a linha de montagem.
    * Em setembro, o Brasil conhece o primeiro Chevrolet montado no país, um furgão de entregas urbanas.

      1927
    * Em 17 de setembro, a linha de montagem produz o veículo de no 25.000.
    * Em 24 de setembro, começa uma nova etapa na história da GMB: o início da construção da fábrica de São Caetano do Sul.

      1928
    * Produzido o 50.000o veículo Chevrolet no Brasil.
    * Em 1º de outubro, foi iniciada a produção de veículos em São Caetano do Sul.

      1930
    * Em 12 de agosto, é inaugurada oficialmente a fábrica de São Caetano do Sul.

      1932
    * Em julho, uma novidade: o primeiro ônibus com carroceria fabricada no país. Nele, vários tipos de materiais são empregados, inclusive estruturas de madeira.

      1942—1945
    * A General Motors do Brasil participa, durante o período da Segunda Guerra Mundial, do esforço militar na produção de veículos e material bélico. São produzidos mais de 2.000 veículos a gasogênio para uso civil. Em 1943 é iniciada a fabricação de molas semi-elíticas.

      1953
    * Em outubro, é adquirido o terreno em São José dos Campos, com 1.634.008 m², para expansão futura.

      1956
    * Em 12 de dezembro, o Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA) aprova o plano de nacionalização para a fabricação de caminhões Chevrolet.
    * Em 21 de dezembro, é iniciada a fabricação da Fundição e da fábrica de Motores, em São José dos Campos.

      1957
    * Em 28 de junho, o GEIA aprova o plano de fabricação de caminhões leves Chevrolet.
    * Ainda em junho, sai o primeiro caminhão Chevrolet nacional.

      1958
    * Em 4 de dezembro, a fábrica de São José dos Campos — ainda em construção — entrega o primeiro motor Chevrolet fundido, forjado e usinado no Vale do Paraíba.

      1959
    * Em 10 de março, é inaugurada a segunda fábrica da General Motors do Brasil, em São José dos Campos. Na época, produzia somente motores e peças para os caminhões Chevrolet Brasil, picapes e camionetes Chevrolet Amazonas.

      1966
    * A GMB anuncia a expansão de suas duas fábricas para a fabricação de um carro de passageiros.

      1968
    * É lançado, em 19 de novembro, o primeiro carro de passageiros Chevrolet produzido no Brasil, o Opala, com quatro portas.

      1969
    * Desde setembro de 1925 a 26 de setembro deste ano, uma importante soma: 500.000 veículos.

      1970
    * A GMB inaugura uma nova linha de montagem em São José dos Campos, visando o lançamento do seu primeiro carro pequeno, o Chevette.
    * Em 3 de agosto, o 50.000º Chevrolet Opala.

      1972
    * Em 14 de dezembro, é adquirido terreno com 11.273.205 m² em Indaiatuba, São Paulo, para o futuro Campo de Provas da GM.

      1973
    * Em 24 de abril, a GMB apresenta oficialmente à imprensa o Chevette duas-portas, o primeiro carro pequeno da GM.

      1974
    * Em 26 de março, é produzido o 50.000o Chevette.
    * Em 5 de junho, é produzido o milionésimo veículo Chevrolet.
    * Em 15 de julho, entram em operação as instalações do Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba.

      1978
    * Em 26 de setembro, é inaugurada a Estação de Tratamento de Águas de São José dos Campos.

      1979
    * Em setembro, a GMB começa a vender veículos a álcool.
    * Em 12 de dezembro, a fábrica de São Caetano do Sul comemora a produção do 1.500.000o veículo.

      1980
    * Em 8 de janeiro, a GMB produz o 2.000.000o veículo produzido no Brasil.

      1981
    * Em 27 de janeiro é iniciada a produção do motor Família II para o carro “J”.
    * Em 1º de junho, a GMB é considerada a primeira empresa automobilística do mundo em índice de qualidade.

      1982
    * Em 19 de fevereiro, o Opala alcança sua 750.000a unidade.
    * Em 19 de abril, a imprensa conhece o carro “J” da GM — o Monza.
    * Em 13 de maio, a GMB lança ao público o Chevrolet Monza.
    * Em 29 de julho, o Chevrolet Monza ainge outra vitória: 10.000 unidades.

      1983
    * Em 17 de fevereiro, sai da linha de montagem o 750.000o Chevette.
    * O Chevette é o líder de vendas no país, com um total de 85.894 unidades comecializadas no ano.

      1984
    * Em 21 de fevereiro, é produzido o 100.000o Monza.
    * Em março, a fábrica de São José comemora seus 25 anos.
    * O Monza é o líder absoluto de vendas, com um total de 53.022 unidades comercializadas no ano.

      1985
    * A GM comemora seu 60º aniversário de atividades no país, no dia 26 de janeiro.

      1987
    * Em março, 1 milhão de Chevettes produzidos em São José dos Campos.

      1988
    * Em 2 de fevereiro, inauguração do Centro Tecnológico em São Caetano do Sul

      1989
    * Em abril, apresentação do Kadett à imprensa, no Rio de Janeiro.
    * Em 5 de outubro, inauguração da Estação de Tratamento de Efluentes Industriais Ácido-Álcalis de São Caetano do Sul.
    * Em 4 de dezembro, 5 milhões de motores Chevrolet produzidos.

      1990
    * Em fevereiro, lançamento do Monza Classic SE 500 EF com injeção eletrônica de combustível.
    * Em 5 de junho, o primeiro projeto do “Empresários para o Futuro”, com a fábrica de cabides instalada na GM, completa um ano de atividades.
    * Em 22 de agosto, inauguração da Pista Circular no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba, São Paulo, de 4,3 quilômetros de extensão.

      1991
    * Em maio, é comemorada a produção de 600.000 unidades do Monza.
    * A GM lança em março o Chevette Júnior, propulsionado por motor 1,0-litro, a pick-up Conquest e o motor Maxion S4T turbo.
    * Em abril, o Opala sai de linha, após 23 anos ininterruptos de produção, com a marca de quase 1.000.000 de unidades produzidas.
    * A Prefeitura de São Caetano do Sul institui, em julho, o “Dia do Chevrolet”, a ser comemorado no terceiro domingo do mês de julho de cada ano.
    * Em setembro, o Omega chega ao mercado para ser o automóvel mais moderno e sofisticado do país.
    * Em 6 de novembro, a fábrica de São José dos Campos comemora a produção de 1.500.000 veículos.
    * A fábrica de São Caetano do Sul coloca em funcionamento, em dezembro, a sua Estação de Tratamento de Efluentes Industriais Oleosos.

      1993
    * Em 13 de janeiro, as Fábricas de Motores de São José dos Campos atingem a marca de 6.000.000 de motores fabricados (Opala, Chevette, Comerciais e Família II).
    * Em 3 de fevereiro, a Fábrica de Caminhões e Comerciais alcança a marca de 300.000 unidades produzidas.
    * Nos dias 1o e 2 de abril a GMB apresenta à imprensa especializada seus dois novos produtos, a station-wagon Suprema, derivada do Omega, e a Kadett Ipanema de quatro portas.
    * A GMB lança, em abril, o Chevette L 1.6, representante Chevrolet no segmento de carros populares.
    * Em 8 de junho, a GM do Brasil lança, no Jardim Botânico de São Paulo, o primeiro carro movido a gás natural dotado de injeção eletrônica, um sistema multiponto.
    * Em 27 de agosto, é criado o Instituto Cultural e Filantrópico General Motors, instituição que visa facilitar a ação de todo o Grupo GMB em ações de cunho social.
    * Em 8 de setembro, é fabricado o Monza número 750.000.
    * Em 22 de setembro, o MVA de São Caetano do Sul alcança a marca de 1.000 Vectras produzidos, antes do lançamento.
    * Em setembro, a GMB lança a Garantia Estendida, serviço opcional que eleva a garantia de fábrica dos veículos Chevrolet para dois anos ou 50.000 km.
    * O Vectra é oficialmente lançado, em 2 de outubro.
    * A GMB lança, durante a Brasil Transpo 93, o Calibra, modelo esportivo importado da Opel alemã.
    * Em 19 de outubro, é produzido o Monza número 760.000.
    * Em 11 de novembro, durante a visita do presidente mundial da General Motors Corporation, Jack Smith Jr., a GMB comemora a produção do Chevrolet número 5.000.000, um Vectra GSi.
    * O Chevette sai de linha em 12 de novembro, dia em que a GM comemora a produção de 1.600.000 unidades do modelo, desde 1973.
    * O Centro de Treinamento Chevrolet de São Caetano do Sul é inaugurado em 13 de dezembro, juntamente com o Centro de Atendimento ao Cliente Chevrolet.

      1994
    * Em fevereiro, a GMB lança o Corsa Wind 1.0.
    * O Corsa GL 1.4 é lançado em junho no mercado brasileiro.
    * A GMB coloca à disposição do mercado, em agosto, o Omega táxi movida a gás natural.
    * Em 4 de outubro, a GMB lança os novos motores 2,2-litros e 4,1-litros, que substituem, nas linhas Omega e Suprema, os propulsores de 2.0 e 3.0 litros.
    * A GMB lança em outubro, durante o 18o Salão do Automóvel de São Paulo, o Corsa GSi 1.6 16V. No mesmo evento, anuncia o lançamento do Astra GLS hatchback, importado da Opel.
    * Em novembro, a linha de montagem do Kadett e da Ipanema é transferida de São José dos Campos para São Caetano do Sul, para possibilitar um aumento da produção do Corsa na unidade do Vale do Paraíba.

      1995
    * Em 26 de janeiro, a GMB inicia as comemorações de 70 anos de atividade no Brasil.
    * A General Motors do Brasil obtém, em fevereiro, o certificado de qualidade da norma ISO 9002 para as fábricas de veículos de passageiros de São Caetano do Sul e de São José dos Campos. A GMB é a primeira indústria automobilística da América Latina a conquistar a certificação para duas fábricas completas.
    * Em março, a GMB lança a S10, a primeira pick-up do segmento compacto produzida no Brasil.
    * É criada, em março, a GMC Caminhões, nova unidade de negócios da GMB dedicada aos segmentos de Caminhões e Comerciais.
    * A diretoria da GM do Brasil anuncia em abril, em Brasília, um programa de investimentos no país da ordem de US$ 2 bilhões até 1998.
    * A picape Corsa GL 1.6 chega ao mercado brasileiro em maio, com design traseiro totalmente brasileiro.
    * Em maio, a GMB coloca no mercado o Astra Station Wagon, modelo importado da Opel, derivado do Astra GLS.
    * Em 5 de junho, a fábrica de São Caetano do Sul comemora a produção do seu veículo número 3.000.000, um Vectra GSi.
    * Em 21 de junho, entra em atividade, em fase piloto, o novo sistema de comunicação via satélite interligando a General Motors do Brasil e a rede de Concessionárias Chevrolet.
    * A GMB anuncia, em junho, a implantação de um novo Centro de Distribuição de Peças e Componentes, em Sorocaba, São Paulo.
    * Em agosto, é lançada a versão 5-portas do Corsa GL 1.4.
    * Em outubro, a GM do Brasil apresenta o utilitário esportivo Blazer, a pick-up S10 cabine estendida e o motor diesel Maxion HST para propulsionar a S10 cabine simples.
    * Em 11 de novembro, a GMB apresenta à imprensa especializada o Corsa Sedan GL e GLS, com motor 1.6 de 92 cv

      1996
    * A GMB anuncia em 30 de janeiro a exportação de 500.000 veículos ao longo das duas últimas décadas.
    * Em 21 de fevereiro, é apresentado à imprensa o novo ciclo do Vectra, que trouxe para o Brasil inúmeras novidades tecnológicas em segurança e conforto.
    * No dia 5 de março é inaugurado oficialmente o CDP, Centro de Distribuição de Peças da GMB, localizado em Sorocaba (SP), a 100 quilômetros da capital paulista.
    * Em 3 de julho a Câmara Municipal de São José dos Campos institui este dia como o “Dia do Chevrolet”, a ser comemorado a cada primeiro domingo deste mês.
    * Em agosto, deixam de ser produzidos a Omega Suprema, o Monza e o Kadett GSi.
    * A GMB introduz a “Garantia Estendida Chevrolet”, no dia 2 de outubro.
    * Em 2 de dezembro, a GMB anuncia ao presidente da República a intenção de construir no país três novas fábricas, uma no Estado de São Paulo, outras no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

      1997
    * Em 30 de janeiro, é oficializada a construção da fábrica de Mogi das Cruzes.
    * Em fevereiro, a GMB assina contrato para instalação da fábrica de Gravataí, na Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
    * Em 17 de março, é anunciada a escolha do município de Gravataí, no Rio Grande do Sul, para sediar a terceira fábrica de montagem de veículos da GM no Brasil.
    * Ainda em março, é apresentada à imprensa a pick-up Silverado, com três motorizações, sendo duas a diesel e uma a gasolina.
    * Em 18 de agosto, o Corsa Sedan 1.6 passa a ser disponível com transmissão automática de quatro marchas.
    * O 4.000.000o é produzido na fábrica de São José dos Campos.
    * Em 24 de outubro, é lançada a Pedra Fundamental da fábrica de Mogi das Cruzes.
    * Em 30 de outubro, é produzido o 8.000.000o motor pela GMB.
    * Em 30 de dezembro, a GMB obtém a certificação ISO 9001 para todas as suas unidades no Brasil.

      1998
    * Começa, em abril, a importação do cupê 2+2 Tigra, da Opel da Espanha.
    * Em maio é lançado o Corsa Sedã Super, o primeiro sedã de quatro portas com motor 1.0-litro da era moderna da indústria automobilística brasileira.
    * Em julho, ocorre o lançamento do Blazer com tração 4x4.
    * Em 31 de julho, encerra-se a produção do Omega.
    * Em 16 de setembro, o último Kadett deixa a linha de montagem em São Caetano do Sul.
    * Em 27 de setembro, o novo Astra hatchback de 3 portas é apresentado à imprensa sul-americana em Punta del Leste, no Uruguai.
    * +- Em 30 de outubro, no XX Salão do Automóvel de São Paulo, é apresentado à imprensa o novo Omega CD, importado da GM-Holdens, da Austrália.
    * Nessa mesma época, foi apresentado o utilitário esportivo Grand Blazer, produzido pela GM de Argentina.

      1999
    * A fábrica de São José dos Campos completa 40 anos, em 16 de março.
    * Em 31 de março é comemorada a produção do milionésimo motor Corsa, em São José dos Campos.
    * Em 19 de abril, é mostrada à imprensa, no Campo de Provas da Cruz Alta, a reformulação da linha Corsa, cujos principais destaques foram o novo motor 1,0-litro de 16 válvulas para os modelos Super e a Corsa Wagon Super.
    * Em 3 de maio, a GMB e o governo gaúcho concluem acordo sobre a fábrica de Gravataí.
    * Ainda em maio, é lançada a S10 cabine dupla Executive 4x2.
    * Em 5 de novembro é inaugurado oficialmente o Complexo Industrial e Comercial Automotivo de Mogi das Cruzes (SP), a 60 quilômetros da capital paulista.

      2000
    * O Astra GL, de motor 1.8 litro, e o GLS 16V, 2.0litros e 16 válvulas, passam a desenvolver 110 cv e 136 cv respectivamente, com ganhos nas retomadas e acelerações.
    * Ampliada em julho a linha Corsa com o lançamento do Corsa Furgão, utilitário destinado ao segmento de transporte de pequenos volumes.
    * A GM completa 75 anos de atividades no Brasil.
    * Incorporada à linha Chevrolet S10 uma nova geração de motores diesel - o Sprint 2.8 turbodiesel, que desenvolve potência 38,9% superior e nada menos que 51,7% a mais de torque em relação à versão anterior.
    * A linha Astra não pára de crescer. Depois do modelo hatchback de três portas e do Sedan de quatro portas, campeões de vendas em seu segmento desde o seu lançamento no Brasil em setembro de 1998 e fevereiro de 1999, respectivamente, a General Motors do Brasil está apresentando uma nova versão - o Astra Sport, hatchback 3-portas, para quem gosta de linhas ainda mais ousadas.
    * Em 02 de setembro é lançado o Celta, um carro montado num Complexo Industrial com conceito totalmente novo na indústria automobilística mundial e que também introduziu no mercado, com pioneirismo, a sistemática de venda por meio da Internet.

      2001
    * A GM produz em 29 de outubro no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí, no Rio Grande do Sul, a unidade de número 100.000 do Chevrolet Celta. O automóvel, na versão básica, terá a cor vermelho Beta — uma das novidades da linha 2002 disponibilizada ao mercado.
    * Lançado o Astra Sedan Álcool para atender principalmente ao segmento do mercado que engloba os taxistas, além de clientes como frotistas e órgãos do governo.
    * Alcançada a marca histórica de 1 milhão de unidades exportadas desde 1974.
    * Lançado o Chevrolet Tracker no segmento de utilitários esportivos, no qual a empresa já tinha o Blazer.
    * Lançado o monovolume Zafira, única em sua categoria com sete lugares e 28 posições diferentes de bancos, com variações no volume de bagagem de 150 até 1.700 litros, sem remoção de assentos.

      2002
    * A Chevrolet oferece uma alternativa aos clientes que desejam ter um veículo para funcionar com dois combustíveis, o álcool e o GNV. Trata-se do modelo Astra Sedã equipado com motor 1.8 litro a álcool, que pode, a partir de agora, ser convertido para o GNV sem perder a garantia.
    * A GM produz em 18 de outubro no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí, no Rio Grande do Sul, a unidade de número 200.000 do Chevrolet Celta. O automóvel é um Celta versão Super, na configuração de quatro portas e na cor prata.
    * O Corsa Sedã, um dos maiores sucessos de vendas da General Motors do Brasil – que chegou ao mercado brasileiro em 1995 –, está sendo relançado no país como Corsa Classic, já como linha 2003. O novo modelo substitui a série especial Milenium e oferece ao consumidor a melhor relação custo-benefício dentre os automóveis disponíveis no segmento dos sedãs econômicos.
    * Lançado o novo Corsa, nas configurações "hatchback" de cinco portas e sedã de quatro portas, um veículo totalmente novo e considerado na época um dos mais evoluídos em tecnologia embarcada.

      2003
    * A General Motors do Brasil está lançando o Chevrolet Celta 1.4 2004, uma nova opção para complementar a já vencedora linha Celta no mercado brasileiro.
    * A GM produziu no dia 17 de setembro, no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí, no Rio Grande do Sul, o Chevrolet Celta número 300.000, na cor prata, de duas portas, equipado com todos os opcionais disponíveis e com o motor 1.0 "VHC" (Very High Compression).
    * Lançada como novidade mundial a picape Montana 1.8 Flexpower 2004, o primeiro veículo vendido exclusivamente com motorização multicombustível do mercado.
    * Chevrolet Meriva ganha o motor 1.8 chega equipado com a tecnologia multicombustível Flexpower, sendo o primeiro veículo do segmento a ser equipado com este tipo de motorização.

      2004
    * Após quatro anos utilizando a carroceria do Vectra, a temporada de Stock Car passa a utilizar como novo design o Chevrolet Astra sedã.
    * O chairman e presidente mundial da General Motors Corporation, Rick Wagoner, foi recebido em audiência, nesta sexta-feira (06/02), no Palácio do Planalto, pelo presidente da república do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, para comunicar a decisão da empresa de investir US$ 240 milhões, no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (CIAG) — no Rio Grande do Sul -, onde é produzido o automóvel Chevrolet Celta.

      2005
    * A GM promove pela primeira vez, em 21 de janeiro, em todas as suas unidades operacionais o "dia do muito obrigado", durante o qual os seus 19.000 empregados foram reconhecidos pelo esforço e dedicação na superação dos desafios estabelecidos para o ano de 2004, incluindo a liderança do mercado total pela primeira vez em seus 80 anos de atividades no Brasil, incluindo os segmentos de caminhões e ônibus.
    * Em 03 de fevereiro, o presidente mundial da GM na época, Rick Wagoner, anunciou um investimento de US$ 500 milhões, para o lançamento de uma nova geração do Vectra.
    * Em 30 de junho o Celta 1.0 VHC Flexpower tornou-se o primeiro veículo Chevrolet 1.0 litro equipado com a tecnologia flex fuel.
    * Em 06 de junho, o monovolume Zafira também ganhou o motor 2.0 Flexpower.
    * Em 19 de setembro começa a produção em série do novo Vectra, que foi lançado em 06 de outubro.
    * Em 02 de dezembro a unidade de Gravataí alcança a marca de 600 mil unidades produzidas do Celta.

      2006
    * Em 15 de março a Chevrolet alcança 300 mil unidades de veículos equipados com motor Flexpower.
    * Em 20 de julho a unidade de Gravataí alcança a marca de 40 veículos por hora.
    * Em 28 de agosto é superada a marca de 2 milhões de Corsas produzidos no Brasil.
    * Em 1º de setembro a unidade de Gravataí alcança a marca de 700 mil unidades produzidas do Celta.
    * Em 04 de outubro é lançado o Prisma, um novo sedã produzido na fábrica de Gravataí.

      2007
    * Em 18 de julho, o então presidente mundial da GM, Rick Wagoner, anunciou em São Paulo, o investimento de US$ 500 milhões, no Brasil e Argentina, para o projeto Viva e para a ampliação e duplicação do Centro Tecnológico e também a implantação de novas pistas e laboratórios no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba.
    * Em 04 de setembro, é lançado o Vectra GT (hatchback).
    * Em 12 de novembro, é lançado o Meriva com o sistema de transmissão automatizado Easytronic.
    * Em 26 de novembro, é lançado o Montana Combo, furgão compacto.

      2008
    * Em 14 de abril é anunciada a implantação de uma fábrica de motores em Joinville, Santa Catarina.
    * Em 09 de maio, é anunciada a implantação de um novo centro logístico da empresa no Porto de Suape, em Pernambuco.
    * Em 20 de maio, a unidade de Gravataí alcança a marca de 1 milhão de veículos produzidos.
    * Em 19 de agosto, é lançado o Captiva Sport, modelo para o segmento dos utilitários-esportivos.

      2009
    * Em 04 de fevereiro, é lançada a versão Ecotec do Captiva Sport.
    * Em 17 de fevereiro, é lançado o Vectra Next Edition (sedã).
    * Em 22 de junho, é revelado o nome do novo hatchback da Chevrolet, o modelo Agile.
    * Em junho, a Chevrolet registrou seu recorde histórico mensal, com emplacamento de 58.647 veículos vendidos no mercado brasileiro.
    * Em 15 de julho, a diretoria da GM anuncia mais um programa de investimento, de R$ 2 bilhões, para o desenvolvimento e lançamento de dois novos veículos – Projeto Ônix -, a serem produzidos até 2012 em Gravataí.
    * Em 06 de outubro, é lançado o Agile.
    * A Chevrolet fecha o ano de 2009 com um novo recorde histórico anual, com 595.536 veículos.

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