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GM e Chevrolet completam 87 anos no Brasil em ritmo de expansão e chegada de sete modelos novos em 2012

26/01/2012 - 12:46 - Redação
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Primeira fachada da GM do Brasil, na Avenida Presidente Wilson, no bairro do Ipiranga, em São Paulo

A General Motors do Brasil e a marca Chevrolet, que a acompanha desde o primeiro dia de atividade no País, em 26 de janeiro de 1925, completaram, nesta quinta-feira (26/01/2012), 87 anos de uma história de sucesso no Brasil. Neste ano de 2012 a empresa conclui o programa quinquenal de investimentos da ordem de R$ 5 bilhões, iniciado em 2008 e que prevê a modernização e a ampliação industrial, além da chegada, no período de fevereiro a dezembro deste ano, de sete modelos totalmente novos ao mercado brasileiro, no maior programa em um único ano de lançamentos já ocorrido em quase nove décadas nas atividades da empresa no país.

"Após cumprirmos os principais objetivos em 2011, vivenciamos agora em 2012 um ano especialíssimo, no qual vamos concluir o nosso planejamento iniciado em 2008. Lançaremos sete veículos totalmente novos ao consumidor brasileiro e isto nos possibilita uma excelente oportunidade de crescimento nas nossas vendas e nos nossos negócios", destaca Grace Lieblein, que assumiu a presidência da GM do Brasil no início de junho de 2011. Ela revela também que atualmente a empresa avalia o próximo programa de investimentos para o qüinquênio 2013-2017.

O atual programa de investimentos inclui as expansões nas fábricas da GM em São Caetano do Sul e São José dos Campos, ambas em São Paulo, e Gravataí (RS), além da construção de uma nova fábrica de motores e cabeçotes em Joinville (SC), cujo cronograma prevê o início de suas atividades até o final de 2012.

Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil, acrescenta que o atual programa de investimentos já contou com o lançamento de vários modelos nos últimos três anos, a exemplo do Agile, nova picape Montana, Celta, Prisma e Classic reestilizados, Captiva com novos motores, os importados Malibu, Camaro e Omega Fittipaldi, e, no final do segundo semestre de 2012, os carros globais Cruze e Cobalt. "Temos e continuaremos a oferecer o maior portifólio de modelos do mercado brasileiro", assegura o executivo.

Segundo Marcos Munhoz, "a empresa aposta no futuro e a maior prova disso é o investimento em tecnologia, ampliação de capacidade produtiva e desenvolvimento de novos veículos. Tudo isso respeitando o meio-ambiente, investindo nas pessoas, apoiando as comunidades e sempre buscando o crescimento sustentável".

Para ele, "a companhia demonstra de forma inequívoca seu compromisso com o futuro do país. Nos últimos 87 anos, a GM do Brasil e a Chevrolet conquistaram a confiança dos brasileiros, tornando-se modelo para as outras unidades da GM no mundo. Hoje a Chevrolet tem quase 600 pontos de vendas e serviços de assistência técnica em todo o país, além de oferecer a maior linha de veículos 100% flex". Em 2011 a Chevrolet vendeu no mercado brasileiro 632.219 veículos.

A operação da GM do Brasil é a terceira maior da GM mundial, ficando atrás apenas da China e Estados Unidos. Já a marca Chevrolet manteve-se em segundo lugar no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

A GM do Brasil fechou o ano de 2011 com um efetivo de 24.075 empregados diretos em todo o país, distribuídos nos três complexos industriais que produzem veículos – São Caetano do Sul e São José dos Campos, no estado de São Paulo, e, Gravataí, no Rio Grande do Sul – e unidades em Mogi das Cruzes (fábrica de componentes estampados para os veículos descontinuados e atuais e conjuntos e subconjuntos para os veículos atuais), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas da Cruz Alta).

87 anos, uma história de sucesso da General Motors e da Chevrolet no Brasil

1925

Em 26 de janeiro, é registrada, no II Tabelionato de São Paulo, a Companhia Geral de Motores S.A., com sede na Avenida Presidente Wilson, 2.935, no bairro do Ipiranga. O capital inicial era equivalente a US$ 270 mil. Pouco tempo depois, a razão social passa a ser General Motors of Brazil S.A. (GMB).
Em 26 de fevereiro é instalada, na avenida Presidente Wilson, a linha de montagem.
Em setembro, o Brasil conhece o primeiro Chevrolet montado no país, um furgão de entregas urbanas.
1927

Em 17 de setembro, a linha de montagem produz o veículo de n o 25.000.
Em 24 de setembro, começa uma nova etapa na história da GMB: o início da construção da fábrica de São Caetano do Sul.
1928

Produzido o 50.000 o veículo Chevrolet no Brasil.
Em 1º de outubro, foi iniciada a produção de veículos em São Caetano do Sul.
1930

Em 12 de agosto, é inaugurada oficialmente a fábrica de São Caetano do Sul.
1942—1945

A General Motors do Brasil participa, durante o período da Segunda Guerra Mundial, do esforço militar na produção de veículos e material bélico. São produzidos mais de 2.000 veículos a gasogênio para uso civil. Em 1943 é iniciada a fabricação de molas semi-elíticas.
1953

Em outubro, é adquirido o terreno em São José dos Campos, com 1.634.008 m², para expansão futura.
1956

Em 12 de dezembro, o Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA) aprova o plano de nacionalização para a fabricação de caminhões Chevrolet.
Em 21 de dezembro, é iniciada a fabricação da Fundição e da fábrica de Motores, em São José dos Campos.
1957

Em 28 de junho, o GEIA aprova o plano de fabricação de caminhões leves Chevrolet.
Ainda em junho, sai o primeiro caminhão Chevrolet nacional.
1959

Em 10 de março, é inaugurada a segunda fábrica da General Motors do Brasil, em São José dos Campos. Na época, produzia somente motores e peças para os caminhões Chevrolet Brasil, picapes e camionetes Chevrolet Amazonas.
1968

É lançado, em 19 de novembro, o primeiro carro de passageiros Chevrolet produzido no Brasil, o Opala, com quatro portas.
1970

A GMB inaugura uma nova linha de montagem em São José dos Campos, visando o lançamento do seu primeiro carro pequeno, o Chevette.
1972

Em 14 de dezembro, é adquirido terreno com 11.273.205 m² em Indaiatuba, São Paulo, para o futuro Campo de Provas da GM.
1973

Em 24 de abril, a GMB apresenta oficialmente à imprensa o Chevette duas-portas, o primeiro carro pequeno da GM.
1974

Em 15 de julho, entram em operação as instalações do Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba.
1978

Em 26 de setembro, é inaugurada a Estação de Tratamento de Águas de São José dos Campos.
1979

Em setembro, a GMB começa a vender veículos a álcool.
Em 12 de dezembro, a fábrica de São Caetano do Sul comemora a produção do 1.500.000 o veículo.
1980

Em 8 de janeiro, a GMB produz o veículo número 2.000.000 no Brasil.
1982

Em 13 de maio, a GMB lança ao público o Chevrolet Monza.
1985

A GM comemora seu 60º aniversário de atividades no país, no dia 26 de janeiro.
1987

Em março, 1 milhão de Chevettes produzidos em São José dos Campos.
1988

Em 2 de fevereiro, inauguração do Centro Tecnológico em São Caetano do Sul.
1989

Em abril, apresentação do Kadett à imprensa, no Rio de Janeiro
Em 5 de outubro, inauguração da Estação de Tratamento de Efluentes Industriais Ácido-Álcalis de São Caetano do Sul.
Em 4 de dezembro, 5 milhões de motores Chevrolet produzidos.
1990

Em fevereiro, lançamento do Monza Classic SE 500 EF com injeção eletrônica de combustível.
Em 5 de junho, o primeiro projeto do "Empresários para o Futuro", com a fábrica de cabides instalada na GM, completa um ano de atividades.
1991

Em abril, o Opala sai de linha, após 23 anos ininterruptos de produção, com a marca de quase 1.000.000 de unidades produzidas.
Em setembro, o Omega chega ao mercado para ser o automóvel mais moderno e sofisticado do país.
1993

Nos dias 1 o e 2 de abril a GMB apresenta à imprensa especializada seus dois novos produtos, a station-wagon Suprema, derivada do Omega, e a Kadett Ipanema de quatro portas.
A GMB lança, em abril, o Chevette L 1.6, representante Chevrolet no segmento de carros populares.
Em 8 de junho, a GM do Brasil lança, no Jardim Botânico de São Paulo, o primeiro carro movido a gás natural dotado de injeção eletrônica, um sistema multiponto.
Em 27 de agosto, é criado o Instituto Cultural e Filantrópico General Motors, instituição que visa facilitar a ação de todo o Grupo GMB em ações de cunho social.
O Vectra é oficialmente lançado, em 2 de outubro.
A GMB lança, durante a Brasil Transpo 93, o Calibra, modelo esportivo importado da Opel alemã.
Em 11 de novembro, durante a visita do presidente mundial da General Motors Corporation, Jack Smith Jr., a GMB comemora a produção do Chevrolet número 5.000.000, um Vectra GSi.
O Chevette sai de linha em 12 de novembro, dia em que a GM comemora a produção de 1.600.000 unidades do modelo, desde 1973.
O Centro de Treinamento Chevrolet de São Caetano do Sul é inaugurado em 13 de dezembro, juntamente com o Centro de Atendimento ao Cliente Chevrolet.
1994

Em fevereiro, a GMB lança o Corsa Wind 1.0.
A GMB lança em outubro, durante o 18 o Salão do Automóvel de São Paulo, o Corsa GSi 1.6 16V. No mesmo evento, anuncia o lançamento do Astra GLS hatchback, importado da Opel.
Em novembro, a linha de montagem do Kadett e da Ipanema é transferida de São José dos Campos para São Caetano do Sul, para possibilitar um aumento da produção do Corsa na unidade do Vale do Paraíba.
1995

Em 26 de janeiro, a GMB inicia as comemorações de 70 anos de atividade no Brasil.
A General Motors do Brasil obtém, em fevereiro, o certificado de qualidade da norma ISO 9002 para as fábricas de veículos de passageiros de São Caetano do Sul e de São José dos Campos. A GMB é a primeira indústria automobilística da América Latina a conquistar a certificação para duas fábricas completas.
Em março, a GMB lança a S10, a primeira picape do segmento compacto produzida no Brasil.
É criada, em março, a GMC Caminhões, nova unidade de negócios da GMB dedicada aos segmentos de Caminhões e Comerciais.
A diretoria da GM do Brasil anuncia em abril, em Brasília, um programa de investimentos no país da ordem de US$ 2 bilhões até 1998.
A picape Corsa GL 1.6 chega ao mercado brasileiro em maio, com design traseiro totalmente brasileiro.
Em maio, a GMB coloca no mercado o Astra Station Wagon, modelo importado da Opel, derivado do Astra GLS.
Em 5 de junho, a fábrica de São Caetano do Sul comemora a produção do seu veículo número 3.000.000, um Vectra GSi.
Em 21 de junho, entra em atividade, em fase piloto, o novo sistema de comunicação via satélite interligando a General Motors do Brasil e a rede de Concessionárias Chevrolet.
A GMB anuncia, em junho, a implantação de um novo Centro de Distribuição de Peças e Componentes, em Sorocaba, São Paulo.
Em outubro, a GM do Brasil apresenta o utilitário esportivo Blazer, a pick-up S10 cabine estendida e o motor diesel Maxion HST para propulsionar a S10 cabine simples.
Em 11 de novembro, a GMB apresenta à imprensa especializada o Corsa Sedan GL e GLS, com motor 1.6 de 92 cv
1996

A GMB anuncia em 30 de janeiro a exportação de 500.000 veículos ao longo das duas últimas décadas.
Em 21 de fevereiro, é apresentado à imprensa o novo ciclo do Vectra, que trouxe para o Brasil inúmeras novidades tecnológicas em segurança e conforto.
No dia 5 de março é inaugurado oficialmente o CDP, Centro de Distribuição de Peças da GMB, localizado em Sorocaba (SP), a 100 quilômetros da capital paulista.
Em 3 de julho a Câmara Municipal de São José dos Campos institui este dia como o "Dia do Chevrolet", a ser comemorado a cada primeiro domingo deste mês.
Em agosto, deixam de ser produzidos a Omega Suprema, o Monza e o Kadett GSi. A GMB introduz a "Garantia Estendida Chevrolet", no dia 2 de outubro.
Em 2 de dezembro, a GMB anuncia ao presidente da República a intenção de construir no país três novas fábricas, uma no Estado de São Paulo, outras no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
1997

Em 30 de janeiro, é oficializada a construção da fábrica de Mogi das Cruzes.
Em fevereiro, a GMB assina contrato para instalação da fábrica de Gravataí, na Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Em 17 de março, é anunciada a escolha do município de Gravataí, no Rio Grande do Sul, para sediar a terceira fábrica de montagem de veículos da GM no Brasil.
Ainda em março, é apresentada à imprensa a picape Silverado, com três motorizações, sendo duas a diesel e uma a gasolina.
Em 18 de agosto, o Corsa Sedan 1.6 passa a ser disponível com transmissão automática de quatro marchas.
O veículo número 4.000.000 é produzido na fábrica de São José dos Campos.
Em 24 de outubro, é lançada a Pedra Fundamental da fábrica de Mogi das Cruzes.
Em 30 de dezembro, a GMB obtém a certificação ISO 9001 para todas as suas unidades no Brasil.
1998

Começa, em abril, a importação do cupê 2+2 Tigra, da Opel da Espanha.
Em maio é lançado o Corsa Sedã Super, o primeiro sedã de quatro portas com motor 1.0-litro da era moderna da indústria automobilística brasileira.
Em julho, ocorre o lançamento do Blazer com tração 4x4.
Em 31 de julho, encerra-se a produção do Omega.
Em 16 de setembro, o último Kadett deixa a linha de montagem em São Caetano do Sul.
Em 27 de setembro, o novo Astra hatchback de 3 portas é apresentado à imprensa sul-americana em Punta del Leste, no Uruguai.
Em 30 de outubro, no XX Salão do Automóvel de São Paulo, é apresentado à imprensa o novo Omega CD, importado da GM-Holdens, da Austrália.
Nessa mesma época, foi apresentado o utilitário esportivo Grand Blazer, produzido pela GM de Argentina.
1999

A fábrica de São José dos Campos completa 40 anos, em 16 de março.
Em 19 de abril, é mostrada à imprensa, no Campo de Provas da Cruz Alta, a reformulação da linha Corsa, cujos principais destaques foram o novo motor 1,0-litro de 16 válvulas para os modelos Super e a Corsa Wagon Super.
Em três de maio, a GMB e o governo gaúcho concluem acordo sobre a fábrica de Gravataí.
Ainda em maio, é lançada a S10 cabine dupla Executive 4x2.
Em cinco de novembro é inaugurado oficialmente o Complexo Industrial e Comercial Automotivo de Mogi das Cruzes (SP), a 60 quilômetros da capital paulista.
2000

O Astra GL, de motor 1.8 litro, e o GLS 16V, 2.0litros e 16 válvulas, passam a desenvolver 110 cv e 136 cv respectivamente, com ganhos nas retomadas e acelerações.
Ampliada em julho a linha Corsa com o lançamento do Corsa Furgão, utilitário destinado ao segmento de transporte de pequenos volumes.
A GM completa 75 anos de atividades no Brasil.
Em 02 de setembro é lançado o Celta, um carro montado num Complexo Industrial com conceito totalmente novo na indústria automobilística mundial e que também introduziu no mercado, com pioneirismo, a sistemática de venda por meio da Internet.
2001

Alcançada a marca histórica de 1 milhão de unidades exportadas desde 1974. Lançado o Chevrolet Tracker no segmento de utilitários esportivos, no qual a empresa já tinha o Blazer.
Lançado o monovolume Zafira, única em sua categoria com sete lugares e 28 posições diferentes de bancos, com variações no volume de bagagem de 150 até 1.700 litros, sem remoção de assentos.
2002

A Chevrolet oferece uma alternativa aos clientes que desejam ter um veículo para funcionar com dois combustíveis, o álcool e o GNV. Trata-se do modelo Astra Sedã equipado com motor 1.8 litro a álcool, que pode, a partir de agora, ser convertido para o GNV sem perder a garantia.
O Corsa Sedã, um dos maiores sucessos de vendas da General Motors do Brasil – que chegou ao mercado brasileiro em 1995 –, está sendo relançado no país como Corsa Classic, já como linha 2003.
Lançado o novo Corsa, nas configurações "hatchback" de cinco portas e sedã de quatro portas, um veículo totalmente novo e considerado na época um dos mais evoluídos em tecnologia embarcada.
2003

A GM lança o Chevrolet Celta 1.4 2004, uma nova opção para complementar a já vencedora linha Celta no mercado brasileiro.
Lançada como novidade mundial a picape Montana 1.8 Flexpower 2004, o primeiro veículo vendido exclusivamente com motorização multicombustível do mercado.
Chevrolet Meriva ganha o motor 1.8 chega equipado com a tecnologia multicombustível Flexpower, sendo o primeiro veículo do segmento a ser equipado com este tipo de motorização.
2004

Após quatro anos utilizando a carroceria do Vectra, a temporada de Stock Car passa a utilizar como novo design o Chevrolet Astra sedã.
O chairman e presidente mundial da General Motors Corporation, Rick Wagoner, foi recebido em audiência, no dia seis de fevereiro, no Palácio do Planalto, pelo então presidente da república do Brasil, Luiz Inácio da Silva, para comunicar a decisão da empresa de investir US$ 240 milhões, no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (CIAG) — no Rio Grande do Sul -, onde se produzia o automóvel Chevrolet Celta.
2005

A GM promove pela primeira vez, em 21 de janeiro, em todas as suas unidades operacionais o "dia do muito obrigado", durante o qual os seus 19.000 empregados foram reconhecidos pelo esforço e dedicação na superação dos desafios estabelecidos para o ano de 2004, incluindo a liderança do mercado total pela primeira vez em seus 80 anos de atividades no Brasil, incluindo os segmentos de caminhões e ônibus.
Em 03 de fevereiro, o então presidente mundial da GM na época, Rick Wagoner, anunciou um investimento de US$ 500 milhões, para o lançamento de uma nova geração do Vectra.
Em 30 de junho o Celta 1.0 VHC Flexpower tornou-se o primeiro veículo Chevrolet 1.0 litro equipado com a tecnologia flex fuel.
Em 06 de junho, o monovolume Zafira também ganhou o motor 2.0 Flexpower.
Em 19 de setembro começa a produção em série do novo Vectra, que foi lançado em 06 de outubro.
2006

Em 20 de julho a unidade de Gravataí alcança a marca de 40 veículos por hora.
Em 28 de agosto é superada a marca de 2 milhões de Corsas produzidos no Brasil.
Em 04 de outubro é lançado o Prisma, um novo sedã produzido na fábrica de Gravataí.
2007

Em 18 de julho, o então presidente mundial da GM, Rick Wagoner, anunciou em São Paulo, o investimento de US$ 500 milhões, no Brasil e Argentina, para o projeto Viva e para a ampliação e duplicação do Centro Tecnológico e também a implantação de novas pistas e laboratórios no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba.
Em 04 de setembro, é lançado o Vectra GT (hatchback).
Em 12 de novembro, é lançado o Meriva com o sistema de transmissão automatizado Easytronic.
Em 26 de novembro, é lançado o Montana Combo, furgão compacto.
2008

Em 14 de abril é anunciada a implantação de uma fábrica de motores em Joinville, Santa Catarina.
Em 09 de maio, é anunciada a implantação de um novo centro logístico da empresa no Porto de Suape, em Pernambuco.
Em 20 de maio, a unidade de Gravataí alcança a marca de 1 milhão de veículos produzidos.
Em 19 de agosto, é lançado o Captiva Sport, modelo para o segmento dos utilitários-esportivos.
2009

Em 04 de fevereiro, é lançada a versão Ecotec do Captiva Sport.
Em 17 de fevereiro, é lançado o Vectra Next Edition (sedã).
Em 22 de junho, é revelado o nome do novo hatchback da Chevrolet, o modelo Agile.
Em 15 de julho, a diretoria da GM anuncia mais um programa de investimento, de R$ 2 bilhões, para o desenvolvimento e lançamento de dois novos veículos – Projeto Ônix -, a serem produzidos até 2012 em Gravataí.
Em 06 de outubro, é lançado o Agile.
A Chevrolet fecha o ano de 2009 com um novo recorde histórico anual, com 595.536 veículos.
2010

Em 26 de janeiro a GM completou 85 anos de atividades no país.
Neste mesmo dia, a GM deu início à Chevrolet Flexpedition 2010, uma expedição que percorreu todas as atividades da empresa no Brasil, mostrando na prática as ações no campo da sustentabilidade e incluindo o cuidado com a preservação do meio ambiente.
Em março a GM ganhou o Prêmio 'Top Ambiental', da Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil – ADVB –, graças às ações da empresa na preservação do meio ambiente.
Em abril a GM lançou o Classic 2011, que ganhou um novo visual.
Em junho a empresa deu início a uma nova expansão no Complexo Industrial em Mogi das Cruzes (SP).
Em junho é lançado no mercado brasileiro o modelo Malibu, importado dos Estados Unidos.
Em julho também deu início ao segundo ciclo de expansão do Complexo Industrial de Gravataí (RS).
Em agosto é lançada a versão Rodeio da S10.
Em setembro é lançada a nova picape Montana.
Em novembro é lançado no mercado brasileiro o superesportivo Camaro.
Em dezembro é lançado o Omega Fittipaldi.
2011

Em 26 de janeiro a GM completou 86 anos de atividades no país.
Em fevereiro, a Chevrolet lança Celta e Prisma reestilizados como linha 2012 e também a nova motorização do Captiva.
Em cinco de março o Centro Logístico Chevrolet completou 15 anos de atividades na cidade de Sorocaba (SP).
A General Motors do Brasil anunciou em 18 de março a criação do terceiro turno de trabalho na área de produção de veículos na fábrica de São Caetano do Sul (SP). A medida foi tomada para ampliar a oferta de veículos Chevrolet no mercado brasileiro e implicaria na contratação de até 1.500 novos empregados. Com o terceiro turno, a unidade de São Caetano do Sul ampliaria sua capacidade atual de produção, de 200 mil veículos ano, para 250 mil veículos anuais. A mudança seria necessária para a produção de quatro veículos totalmente novos naquela fábrica.
Em abril a GM iniciou as obras de construção da nova fábrica de motores e cabeçotes em Joinville (SC), com investimentos totais de R$ 350 milhões.
Em seis de junho o projeto "Chevrolet Flexpedition 2010: Um Passeio pela GM do Futuro" foi o grande vencedor do 17º Prêmio de Mérito Ambiental da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, na categoria das médias e grandes empresas. A premiação é destinada a distinguir e homenagear, anualmente, a empresa industrial, extrativa, manufatureira ou agroindustrial com maior destaque na implementação de projeto ambiental, com resultado significativo para a melhoria da qualidade do meio ambiente.
Começou em agosto a VoltXpedition Energias Renováveis, com seis etapas em São Caetano do Sul e São José dos Campos (SP), Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco. A expedição mostraria para jornalistas, blogueiros, comunidade acadêmica e o universo das redes sociais, as tecnologias alternativas da mobilidade que estão sendo desenvolvidas pela General Motors em seu compromisso com a sustentabilidade. Além de projetos inovadores na área de energias renováveis em algumas das principais universidades e centros de excelência do Brasil.
Em setembro a General Motors do Brasil inaugurou oficialmente uma nova área do Centro Logístico Chevrolet – novo nome do então Centro Distribuidor de Peças, localizado em Sorocaba (SP) – a 100 quilômetros da capital paulista -, que completou 15 anos de existência no último dia cinco de março.
Em 11 de setembro a GM do Brasil lançou o sedã Cruze, veículo global da Chevrolet, com motor Ecotec6, flex fuel, transmissões automáticas e manual com seis marchas e garantia de três anos sem limite de quilometragem.
Em quatro de novembro, foi lançado o Cobalt, fruto de uma arquitetura global totalmente desenvolvida pelo Centro Tecnológico da General Motors no Brasil, que seria comercializado em mais de 40 países espalhados pela Europa, África, Oriente Médio e América do Sul. Além do Brasil, que foi o primeiro país a receber o Chevrolet Cobalt, outras três fábricas também produziriam o modelo.
Em dezembro o Cruze conquistou vários títulos como o melhor veículo em 2011, dentre os quais Abiauto (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva), Top Car TV, Car Awards Brasil (Revista Car Magazine) e Autopress, enquanto o Cobalt foi escolhido o melhor pela revista Car & Driver.

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