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O primeiro Syclone apareceu como conceito no Salão de Detroit em janeiro de 1989. Todo em pintura branca, utilizava o motor V6 de 3,8 litros com turbocompressor que gerava 270 cv, a tração somente na traseira acelerava de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos. A GM divulgava que não havia intenção de produzi-la em série. Porem o sucesso do conceito foi tão grande que fez a GM mudar de idéia, anunciando em seguida a produção em serie do veiculo.
O lançamento veio em outubro de 1990, a Syclone era construída pela empresa Production Automotive Services (PAS) em Michigan que concedeu um novo motor de maior cilindrada, o conhecido V6 4,3 Turbinado e resfriado a ar. A injeção multiponto e os pistões vinham do Corvette, seus 280 cv de potência e 49,7 m.kgf de torque eram transmitidos às quatro rodas por uma tração permanente através de um câmbio automático de quatro marchas também emprestado do Corvette.
Os números eram de um verdadeiro esportivo, e na época parecia ser mentira uma pick-up ir de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, mais rápido que um Corvette ZR-1 ou qualquer picape até então original de fábrica.
A Syclone era oferecida apenas na cor preta para valorizar seu visual exclusivo. A suspensão era rebaixada e mais dura, com freios que vinham com sistema antitravamento (ABS) nas quatro rodas, os pneus eram Firestone Firehawk 245/50R16 montados em rodas de 8 x 16 polegadas. Seu comportamento dinâmico surpreendia por ser um veiculo de chassi independente e eixo traseiro rígido.
Por dentro, ostentavam os instrumentos do Pontiac Sunbird GT, bancos mais envolventes e volante revestido em couro, alavanca de câmbio do Corvette e uma capota rígida da caçamba, importante solução aerodinâmica para pick-ups de caçamba aberta.
Em setembro de 1990, um GMC Syclone especialmente preparado quebrou dois recordes de velocidade obtendo média de 328,4 km/h a uma velocidade máxima absoluta de 338 Km/h.
Foram produzidos 2.998 Syclones, até julho de 1991e o último foi guardado para um museu da General Motors.
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