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Gol Rallye vem pronto para enfrentar as aventuras urbanas

22/08/2011 - 11:26 - Mário Salgado
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Os modelos off road light são uma febre em todas as montadoras. Carros com cara de lameiros, mas que não aguentam nenhum atoleiro mais forte. No final do ano passado, a Volkswagen apresentou a nova versão do Gol Rallye. Este mês, a montadora nos enviou um modelo para uma avaliação completa de 7 dias.

Muitos criticaram a montadora por não apresentar uma versão mais apimentada do carro, ao invés de uma que brigará diretamente com o CrossFox. Assim, esta nova edição do Gol Rallye (a versão surgiu pela primeira vez na geração 3 do Gol, sendo remodelada na geração 4) chega às lojas com receita similar à adotada pela picape compacta Saveiro Cross, que por sua vez se inspirou no renovado CrossFox, e preços iniciais de R$ 40.370 (com câmbio manual) ou R$ 43.030 (I-Motion, com câmbio automatizado). A versão avaliada tem câmbio mecânico de 5 marchas e, de acordo com o site da montadora, sai por R$ 46.640 com todo os opcionais oferecidos.

Primeira impressão

Ao chegar na concessionária para pegar o “aventureiro” logo ele chama a atenção pelo seu visual invocado. O Gol Rallye desfila com para-choques diferenciados (o frontal, todo em plástico preto, tem abertura invertida e mais larga em relação ao da peça original), moldura para rodas, adesivos exclusivos, spoilers pretos, faróis e lanternas com máscara negra e faróis de neblina que acumulam a função de luz de longo alcance. Rodas e pneus de 15 polegadas e perfil mais alto (205/55 contra o habitual 170/55 aro 14) e suspensão retrabalhada (com molas, amortecedores, barra estabilizadora e eixo traseiro mais rígidos) aumentam a distância para o solo em 28 mm, em relação a um Gol "civil" (no total, o vão livre chega a quase 15 cm). Há ainda cores diferenciadas para o hatch, como o amarelo Solaris, que tentam dar mais ânimo ao modelo em seus dois anos de vida.

A oferta de equipamentos, no entanto, é similar à de qualquer Gol, incluindo a vasta lista de opcionais. De fábrica, o Gol Rallye traz interior escuro com detalhes cromados e brilhantes, direção hidráulica, trio elétrico e porta-malas com abertura elétrica, entre outros. Ar-condicionado, airbags, freios com ABS, volante multifuncional (com aletas de troca de marcha para o I-Motion), computador de bordo I-System e sistema de som multifunção são comprados a parte e equipam o modelo testado.

A fábrica fala em quatro rivais para o Gol Rallye, embora não nomeie nenhum. Um detalhe, sintomaticamente, dá pista de qual é o principal adversário (embora a dica nem fosse necessária): os bancos com decoração em alto-relevo (embossed) trazem o nome Rallye estampado sublinhados por uma série de pequenos quadrados de cantos arrendondados... impossível não lembrar imediatamente dos motivos "round-square" (o literal quadrado redondo) do Fiat Novo Uno, que tem sua versão aventureira Way, e vem mordendo o calcanhar do Novo Gol há algum tempo.

Ao volante

Durante os 7 dias de teste, o carro se mostrou pronto para as péssimas ruas de nossas cidades. Nossa capital, Campo Grande, recebeu a promessa de que ganhará uma revitalização do asfalto das principais avenidas. Enquanto isso não acontece, um carro com a suspensão mais elevada é bem-vindo. Parece que o carro foi feito para pegar buracos, valetas e os monstruosos quebra-molas de nossas ruas. O ajuste do banco do motorista manual, juntamente com o ajuste da direção em altura e profundidade, ajudam a se “encaixar” bem para dirigir.

Mesmo com a cara de lameiro (de leve), o lugar mesmo do Rallye é a cidade. Por onde ele passa chama a atenção, mesmo já tendo sido lançada há algum tempo. Com um interior escuro e a iluminação do painel em vermelho, ele fica muito bem desfilando pelas avenidas durante a noite. Ainda mais na cor branca, que avaliamos.

Com o pé no acelerador, o desempenho do motor VHT de 1,6 litro é o mesmo de sempre, Os números, aliás, seguem o padrão: aceleração de 0 a 100 km/h em 11/10 segundos com gasolina e álcool, respectivamente, velocidade máxima de 180 km/h e consumo médio estimado de 14,16 na gasolina e9,71 km/l no etanol, isso em percurso misto de cidade e estrada. Em nossa avaliação pelas cidades, abastecido sempre com gasolina o carro chegou a marcar 12 km/l, mas com média de 10 km/l.

Os freios dianteiros assistidos com o sistema ABS são extremamente necessários e ajudaram muito quando pegamos um leve trecho de estrada de chão. Nas curvas, os pneus que calçam as rodas de 15 polegadas deixaram o carro na mão. Mas a suspensão elevada deixou o carro um pouco solto em curvas mais fechadas.

Como andamos sempre com gasolina, tínhamos na mão 101 cavalos (no etanol ele entrega 104) a 5.250 rpm e um torque de 15,4 kgfm, a 2.500. Com o torque despejado totalmente em uma rotação baixa, o Gol não exige muitas mudanças de marchas, mesmo com o trânsito mais pesado. Na estrada, ele respondeu bem e não deixava o giro muito alto, mesmo com a velocidade de 100 km/h. Isso também se deve ao bom isolamento termo-acústico.

Ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas nas 4 portas e vários porta-objetos também ajudam a melhorar a convivência dentro do carro.

O Gol Rallye é uma boa opção para quem não quer mais ver seu carro raspando o assoalho nos quebra-molas das cidades e deseja pegar uma estrada de chão de vez em quando. Desde que não abuse muito de atoleiros, lama e buracos.


Ficha técnica Gol Rallye 1.6

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