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A lógica é a convivência de duas alternativas no regime automotivo: uma relativa a carros simplesmente importados, com 30 pontos a mais no IPI; e outra para empresas já instaladas no País ou com programa para construção de fábrica local.
Posição da JAC Motors
She Cairong, general manager da JAC International, enviou comunicado a Automotive Business nesta sexta-feira, 30, informando que as condições do decreto 7567, que disciplina o novo regime automotivo, impedem o prosseguimento do programa para implantação de fábrica da marca no Brasil. No topo das razões que levam a essa decisão está o aumento do IPI para veículos que não atinjam 65% de conteúdo regional a partir do lançamento dos produtos, quando a fábrica estiver pronta.
"A JAC Motors espera que o governo brasileiro, signatário das Organização Mundial do Comércio e um parceiro importante da China na área econômica, reconsidere sua posição. Estamos otimistas quanto a uma compreensão mútua da questão, especialmente depois de conversar com Sérgio Habib, chairman do Grupo SHC, nosso parceiro no Brasil", afirmou Cairong, assegurando que a corporação pretende investir no país e aguarda pela ocasião adequada.
No comunicado, Cairong informa que a JAC Motors iniciou as negociações com o Grupo SHC em março de 2011, estabelecendo uma parceria, e desde então houve um trabalho importante de construção de marca no mercado brasileiro. "Oferecemos veículos bem equipados, incluindo itens de segurança que nossos competidores no segmento não oferecem e estendemos a garantia para um período de seis anos. A marca oferece também a melhor relação entre custo e benefícios", observa.
Segundo a executiva, o Grupo SHC investiu US$ 200 milhões na abertura da rede de concessionários, em despesas pré-operacionais e de marketing. A empresa chinesa, em contrapartida, realizou todas as alterações solicitadas para adequar os veículos ao mercado local e promoveu testes por mais de dois milhões de quilômetros. O sucesso no lançamento dos veículos teria apressado o acordo para a construção da fábrica no Brasil, com a assinatura de documento entre a JAC Motors e o Grupo SHC, definindo a inauguração da unidade em 2014, com investimento de US$ 600 milhões e a produção de 100 mil unidades por ano. Seriam criados 3,5 mil postos de trabalho.
Em setembro, no entanto, o decreto 7567 definiu regras que implicam em elevação de 30 pontos percentuais no IPI de veículos importados, como os da JAC, provocando um aumento de 13% para 43% no imposto. "A partir daí nossos planos mudaram, já que o avanço do IPI equivale a um aumento da taxa de importação de 85%", afirmou Cairong.
Os veículos da JAC continuam sendo comercializados na rede de distribuidores, com a manutenção de preços para os estoques existentes. No futuro próximo deve ocorrer uma correção da ordem de 10% para compensar o novo IPI.
A decisão da JAC Motors pode ser encarada como uma forma de pressionar o governo a formalizar a flexibilização no programa de nacionalização dos veículos e seus componentes. "Por enquanto há apenas notícias circulando no mercado", disse a Automotive Business a assessoria de comunicação da JAC Motors.
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