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Governo prorroga IPI reduzido para veículos até o final de setembro

29/06/2009 - 15:14 - Redação - Foto: Antonio Cruz/ABr
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O ministro da Fazenda, Guido Mantega, participa da cerimônia de anúncio de medidas de estímulo à economia

O governo federal anunciou no início da tarde desta segunda-feira (29/06) a prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos – exceto caminhões – até 30 de setembro. Para os caminhões, o IPI reduzido passa a valer até o encerramento do ano.

Para os carros populares, o IPI foi zerado (oficialmente, a aliquota era de 7%). Nos modelos médios, caiu para 6,5% veículos movidos a gasolina (era 13%) e 5,5% para os modelos flex e a álcool (era 11%).

O governo também confirmou a continuidade da redução da Cofins para os negócios com motocicletas até 30 de setembro.

As medidas foram anunciadas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, que estabeleceu, ainda, a recomposição gradual da incidência de IPI para veículos a partir de outubro. Até o final do ano, o governo espera ter o IPI no mesmo nível de novembro de 2008.

"Ideal seria ficar até 2010"

O momento mais propício para o fim da redução do IPI nos negócios com veículos seria em 2010, quando o corte da taxa básica de juros (Selic) provocará a queda de juros nos financiamentos automotivos e estimulará de fato a economia, avaliou Rogelio Golfarb, diretor de Assuntos Corporativos da Ford América do Sul e ex-presidente da Anfavea – a entidade representativa das montadoras –, em entrevista publicada na edição desta segunda-feira (29/06) do jornal O Estado de S. Paulo (antes, portanto, do anúncio da prorrogação feito pelo ministro Guido Mantega).

Golfarb observa que o IPI reduzido gera benefícios também para os mercados vizinhos do brasileiro. “A Argentina exporta para o Brasil por volta de 47% de sua produção. Ao preservar nosso mercado interno, preservamos também a produção da Argentina e, sem dúvida, o mercado interno do Mercosul de maneira geral”, comenta o executivo. Ele lembra que o setor automotivo é a principal coluna do Mercosul.

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