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GT-R, New Versa, New March olímpico e conceito são atrações da Nissan em SP

30/10/2014 - 17:36 - *Mário Salgado, direto de São Paulo - Fotos: Mário Salgado
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*A equipe viajou a convite da Anfavea

Ícone da indústria automobilística mundial, o Nissan GT-R é uma das principais atrações do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2014. Chamado pela imprensa especializada de “Godzilla”, o Nissan GT-R é um símbolo de esportividade e exclusividade sobre rodas que pode ser conferido de perto pelos brasileiros no estande da Nissan no Pavilhão de Exposições do Anhembi, entre os dias 30 de outubro e 9 de novembro.

O superesportivo é fabricado exclusivamente na unidade da Nissan de Tochigi (Japão), com produção limitada a mil unidades por mês. Seu motor V6 3.8 biturbo, que desenvolve 545 cavalos de potência, é produzido artesanalmente na fábrica de Yokohama (Japão), em uma sala especial livre de poeira, em processo semelhante à construção de um propulsor de competição feito para a NISMO, a divisão de motorsports da Nissan. Cada unidade recebe uma placa personalizada com o nome do engenheiro responsável por sua produção, conhecido como “Takumi” (mestre artesão, em japonês).

A unidade exposta no Anhembi é da linha 2015, que traz novidades como a recalibração da suspensão para um rodar mais macio; visual aperfeiçoado com a adoção da tecnologia de LED nos faróis e a reestilização do design das partes frontal e traseira. Além disso, o interior ganhou novos materiais para realçar o acabamento premium do modelo e ampliar o silêncio da cabine. Entre os novos materiais estão o painel de instrumentos com acabamento imitando carbono e o sistema Bose® Active Noise Cancellation, que monitora sons do motor e internos para enviar frequência oposta àqueles considerados indesejados com o objetivo de anulá-los e, assim, criar uma experiência de condução ainda mais agradável.

O Nissan GT-R conta ainda com o sistema Bilstein DampTronic®, que ajusta os amortecedores de acordo com as informações dinâmicas para proporcionar forças de amortecimento adequadas e alto nível de controle em variadas situações de condução. São três modos à disposição: Normal, Comfort e 'R'. Os mesmos três estágios de ajustes estão disponíveis para o sistema de controle de estabilidade VDC e para a o manuseio da alavanca do câmbio.

A calibração de frenagem foi refinada para oferecer respostas ainda mais firmes, principalmente em condições de pavimento molhado. O sistema fornecido pela Brembo® tem seis pistões frontais e pinças de quatro pistões flutuantes na traseira, com montagem radial, ao estilo de veículos de competições para minimizar a flexibilidade dessas peças durante frenagens extremas.

O avançado motor biturbo VR38DETT V6, de 3.799 cm³, desenvolve 545 cavalos de potência e torque de 64 kgfm, ambos entre giros de 3.200 a 5.800 rpm. A força gerada é distribuída às rodas pela avançada transmissão sequencial de dupla embreagem de seis velocidades, cujas velocidades podem ser selecionadas por borboletas no volante.

Criada especialmente para o Nissan GT-R, a plataforma Premium Midship – com carroceria monobloco – permite o uso de eixo transversal independente na traseira para a tração integral, sistema batizado pela Nissan de Advanced Total Traction Engineering System for All-Terrain (ATTESA). Com ele, a transmissão, a caixa de transferência e a final ficam todas na traseira do veículo, dispensando o uso dos tradicionais eixos de torção. Isso permite à suspensão operar de forma independente e tornar ainda mais eficiente a aderência dos pneus. E o torque pode ser passado totalmente para traseira ou dividido 50% em cada eixo, dependendo dos dados da velocidade, aceleração lateral, deslizamento dos pneus, da superfície da estrada e da curva a ser feita.

Toda a linha do Nissan GT-R 2015 possui sistema de áudio Bose® com onze alto-falantes, dois woofers virados para frente na central traseira do apoio de braços central; streaming de áudio via Bluetooth®; seis airbags; cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e limitadores de carga; bancos com aquecimento; sistema de navegação por GPS e display multifuncional com informações sobre boost do turbo, pressão do óleo do motor, temperatura do óleo da transmissão, distribuição da tração, posição da direção, dos pedais do acelerador e dos freios. A unidade exposta no Salão do Automóvel de São Paulo é a versão Premium, um dos três acabamentos do superesportivo (os outros são a Black Edition e a NISMO).

Lenda que nasceu nos anos 1960

A primeira vez que o nome GT-R (Gran Turismo Racing) surgiu na linha Nissan foi para batizar a versão de alta performance do sedã Skyline, em fevereiro de 1969. Os engenheiros da Nissan decidiram colocar um motor de alta performance em um modelo da linha – um 2 litros de seis cilindros e 24 válvulas, que desenvolvia 160 cavalos de potência e entregava 18 kgfm de torque – e criaram o Skyline GT2000. Esse propulsor era muito parecido com o GR8 que equipava o R380, carro de competição produzido pela Prince, empresa adquirida pela Nissan nos anos 1960 e que produzia o Skyline.

Depois surgiu o Skyline GT-R, que ficou famoso por atingir 200 km/h de velocidade máxima, performance que colaborou para que se tornasse uma lenda, com mais de 50 vitórias em provas de automobilismo em dois anos e dez meses, feito marcante para a história das corridas no Japão. Por conta disso, dizia-se na época que o “único rival do Skyline era o Skyline”.

Após 16 anos de hiato, o nome GT-R ressurgiu em 1989 na oitava geração do Skyline (R32). Equipado com um motor de 2,6 litros de seis cilindros e 280 cavalos de potência, contava com tração integral controlada eletronicamente e conversor de torque, além de suspensão multibraços nas quatro rodas. Um dos feitos nessa fase foi não ter perdido uma única prova disputada em campeonatos japoneses.

Apesar de não carregar mais o nome Skyline, e ser um modelo totalmente novo, o Nissan GT-R traz forte herança de seu predecessor ao manter características como tração integral, motor biturbo e a assinatura de design: as lanternas redondas, mantidas a pedido do CEO da Nissan, Carlos Ghosn, o principal responsável pelo surgimento dessa geração. O propulsor (VR38) ainda tem seis cilindros, só que agora é em V. Outra característica do superesportivo é o apelido 'Godzilla', dado pela imprensa por conta de sua força fora do comum e origem japonesa.

Como parte da estratégia de globalizar o modelo – até então somente comercializado no Japão –, a marca lançou o Nissan GT-R nos Estados Unidos (em 2008) e na Europa (em 2009). Na mesma época, o modelo obteve a volta mais rápida do circuito de Nürburgring, feita em 7 minutos e 38 segundos quase dois segundos abaixo do seu principal concorrente de origem alemã. Em 2013, o esportivo voltou ao mítico autódromo alemão, pulverizou todos os recordes e tornou-se o esportivo de produção em série a deter a volta mais rápida até hoje: 7,08 minutos.

Especificações Técnicas

Motor: 3,8 litros, longitudinal, alumínio, seis cilindros em V, 24 válvulas, cabeçote duplo, 545 cavalos e 64 kgfm entre 3.200 e 5.800 rpm (VR38)

Transmissão: dupla embreagem de seis velocidades montada na traseira, com borboletas de magnésio para trocas manuais

Suspensão: Dianteira, independente, braço duplo de alumínio, estrutura de tubo-frame integral com montagem de seis pontos. Traseira, independente multibraços de alumínio, estrutura de tubo-frame integral com montagem de seis pontos

Freios: Brembo® com pinças monobloco de seis pistões, câmaras flutuantes de duas peças, ventilados (frente) e Brembo® com pinças monobloco de quatro pistões, câmaras flutuantes de duas peças, ventilados (traseira)

Rodas: aro 20, de dez raios

Pneus: Dunlop® SP Sport Maxx GT 600 DSST CTT pneus com nitrogênio run-flat ultra de alto desempenho, 255/40Z RF20 (frente) e 285/35Z RF20 (traseira)

New Versa

Uma das grandes atrações do estande da Nissan no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2014 é o sedã New Versa. O modelo, que é apresentado pela primeira vez no Brasil, será produzido no Complexo Industrial da Nissan em Resende, no Estado do Rio de Janeiro, e lançado no mercado brasileiro em 2015.

Revelado mundialmente no Salão Internacional de Nova York, em abril deste ano, o Nissan New Versa tem como base a moderna Plataforma V (de "versátil"). O sedã apresenta um novo design externo com a parte frontal alinhada com a identidade de marca exibida por sedãs de segmento superior, como o Novo Sentra e o Altima.

O interior também exibe um novo estilo, acabamento refinado e um completo conjunto de equipamentos de conforto e entretenimento, incluindo itens que facilitam o controle dos comandos do carro, como o volante multifuncional e o Bluetooth, e sistemas avançados de conectividade, como o NissanConnect – plataforma global da Nissan para a conectividade de apps de smartphones e acesso as redes sociais. Tudo isso em um espaço interno digno de um sedã médio e que tornou o Nissan New Versa como referência em espaço interno para passageiros e carga em seu segmento.

O Nissan New Versa é apresentado no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2014 equipado com motor 1.6 16V flexfuel e câmbio manual de cinco marchas. As rodas, de liga leve e estilo exclusivo, têm aro 16.

Juntamente com o New Versa, a Nissan apresenta no seu estande o modelo Versa, que continua sendo comercializado com crescente participação de mercado nos últimos meses e já teve mais de 50.000 unidades vendidas desde o seu lançamento no Brasil, em novembro de 2011.

New March olímpico

A Nissan celebra os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, que são patrocinados pela fabricante japonesa, com a apresentação em première mundial do modelo New March Rio 2016 Edition no 28º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. O veículo especial foi desenvolvido no estúdio satélite de design da marca no Rio de Janeiro, o Nissan Design America Rio (NDA-R), inaugurado este ano.

Exercício de design, o Nissan New March Rio 2016 Edition se destaca pelos detalhes especiais. Ele tem cor predominante branca, mas traz acabamento em laranja nos retrovisores, saias laterais, rodas, aerofólio e teto. Internamente, a mesma cor aparece nas costuras dos bancos, saídas de ar, volante e painel.

Realçando a esportividade, o laranja dos detalhes está relacionado ao logotipo oficial dos Jogos Rio 2016, que adota esta cor quente, e ao sol e ao calor, características marcantes do Brasil. O logotipo do evento aparece nos para-lamas e na tampa do porta-malas. O modelo exclusivo é equipado com um motor 1.6 16V flexfuel, que desenvolve 111 cavalos de potência, com gasolina ou etanol, e equipa versões do modelo produzido no Brasil.

"Quisemos ligar vários elementos com a cor quente do laranja, como a diversão, calor, sol e o próprio evento, o qual estamos homenageando com esse exercício de design. Queremos trazer cores mais vibrantes para o mercado brasileiro, que ainda tem forte influência de cores como preto e prata", afirma Robert Bauer, responsável pelo Nissan Design America Rio (NDA-R).

O New March é o primeiro carro produzido pela Nissan em seu novo Complexo Industrial de Resende (RJ). A mesma unidade industrial fabrica também o motor 1.6 16V flexfuel, que equipa o modelo.

Kicks Concept

A Nissan do Brasil apresentou hoje o inédito e arrojado Nissan Kicks Concept no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, o maior e mais prestigiado evento do setor da América Latina, que ocorre de 30 de outubro a 9 de novembro. O crossover urbano compacto premium Kicks Concept é o segundo produto da Nissan criado exclusivamente para o mercado brasileiro, sucedendo o radical Nissan EXTREM Concept, um dos produtos que mais chamaram a atenção no evento de São Paulo há dois anos.

"O novo Nissan Kicks Concept leva a fantasia pura do Nissan EXTREM a um nível muito próximo da realidade – e possivelmente a um futuro veículo de produção", afirma François Dossa, presidente da Nissan do Brasil. "Enquanto o EXTREM era exagerado nas linhas, como o próprio nome sugere, o Kicks Concept adiciona elementos de robustez e segurança que são altamente apropriados aos brasileiros em rápida ascensão na carreira."

Criação e Conceito

Com o Centro Global de Design da Nissan, no Japão, liderando os trabalhos, o conceito e a criação do Kicks Concept foram uma colaboração entre o Nissan Design America (NDA), localizado em San Diego, nos Estados Unidos, e o Nissan Design America Rio (NDA-R), o estúdio satélite de design da Nissan inaugurado recentemente na sede da Nissan no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

"O projeto do Kicks Concept tem sido um exemplo extraordinário de como nossa rede global de design trabalha na criação de veículos que são adequados às regiões nas quais eles serão vistos e apreciados. Para esse carro-conceito nós invocamos nosso time no novo estúdio de design no Rio de Janeiro para usar a expertise e a experiência local", diz Shiro Nakamura, Vice-Presidente Mundial de Design e Chief Creative Officer da Nissan. "Esse tipo de colaboração entre os estúdios há muito tempo tem sido uma das forças da Nissan e é a chave para nossa liderança em design."

Explicando o pensamento por trás do conceito, ele acrescenta: "Ao mesmo tempo em que o Kicks Concept pega emprestado algumas influências do EXTREM, quisemos explorar uma perspectiva nova e inesperada do futuro do segmento de crossovers urbanos no mercado brasileiro."
"O Kicks tem a intenção de ser um pouco mais maduro e cheio de ideias que o EXTREM. É divertido para dirigir, mas, ao mesmo tempo, um veículo sério. É desenhado para ter uma aparência de carro premium marcante, que cativa o olhar, e ser um veículo cujos proprietários ficariam orgulhosos de ter e dirigir", afirma Shiro Nakamura.

"O Brasil tem uma mistura de pessoas e culturas que cria uma variedade de estilos, sabores e gostos", explica Mamoru Aoki, Diretor Executivo de Design da Nissan. "No desenvolvimento do Kicks Concept, buscou-se criar um design que é aspiracional, mas ao mesmo tempo real – um veículo que é robusto o suficiente para lidar com a realidade das estradas brasileiras, mas que também é alegre, sofisticado e útil para o dia a dia."

Para chegar a atingir este objetivo, os designers vislumbraram o ponto ideal entre um utilitário esportivo compacto e um carro com bom desempenho. O design precisava ser moderno e novo, não apenas ser algo parecido com um sedã com rodas maiores; ter uma posição elevada de condução e um revestimento que segurasse o corpo de forma firme nos assentos. "O Brasil é um país onde as pessoas têm uma conexão pessoal com seus veículos, então o Kicks Concept tinha de ter uma personalidade forte logo de cara", acrescenta Aoki.

A cor e o design dos materiais foram fundamentais na criação do conceito do Kicks Concept, e o resultado final foi obtido com valiosas informações da equipe do estúdio satélite do Rio de Janeiro. Enquanto o EXTREM trazia um laranja forte e brilhante chamado 'Solar Cortex', o Kicks Concept tem abordagem mais sutil nas cores, mas que é igualmente forte.

Sobre a escolha da cor do Kicks, o designer chefe do estúdio do Rio de Janeiro, Robert Bauer, explica: "Cores como o cinza são muito populares no Brasil, representando seriedade e sofisticação da sociedade urbana. Então, o Kicks Concept tem cor com acabamento superior, que nós batizamos de 'Liquid Satin Titanium'".

"Mas nós também quisemos que o carro expressasse coisas que fazem a vida especial. Então o Kicks Concept ganhou no teto, rodas e outras partes pinceladas ousadas de um laranja vivo e profundo chamado 'Rio Sunset'.

Escultural com uma estrutura dinâmica

Como veículo destinado a enfrentar o trânsito, o estresse e o pavimento das ruas e estradas brasileiras, o Kicks Concept precisava de uma base bem sólida. Seu porte, visto de todos os ângulos, está firmemente postado no chão como se estivesse sempre pronto para "atacar".

"Enquanto a Nissan Frontier tem porte que pode ser comparado ao de um levantador de peso e o Nissan GT-R ao de um corredor de alta performance, o Kicks Concept parece mais um lutador de Brazilian Jiu-jitsu – preparado para agir e preciso em cada movimento", explica Aoki.
As proporções vistosas ajudam o Kicks Concept a passar a sensação de segurança e robustez, com rodas posicionadas nas extremidades, teto e linha de cintura elevados, vidros que envolvem totalmente a carroceria e um grande vão livre do solo.

Além do porte 'parrudo', o Kicks Concept também oferece uma interação dinâmica e inovadora entre sua carroceria escultural na parte superior e a estrutura dinâmica de sua parte inferior, com um corte brusco da frente e uma poderosa finalização na traseira.

A chave para o bem-sucedido visual em movimento está no uso único de texturas e materiais. As soleiras, por exemplo, utilizam painel escuro que projeta a sensação de que o Kicks Concept está pronto para quaisquer pavimentos e, então, afina até desaparecer no final do carro.

A carroceria também incorpora diversos elementos que trazem a assinatura do design atual da Nissan. Entre elas a grade em V que projeta movimento, faróis em forma de bumerangue, teto "flutuante" que envolve o carro e linhas dinâmicas na superfície. A linha de ombro apresenta uma variação do design encontrado em diversos novos produtos da Nissan e em carros-conceito, como o Murano e o Sport Sedan Concept, por exemplo. A linha da abertura na frente começa acima das rodas e vai para trás, enquanto uma segunda linha acentuada sai abaixo dos retrovisores e sobe gradativamente até as lanternas, que são em forma de bumerangue. A linha de cintura tem uma fina moldura cromada, com retrovisores que parecem flutuar, mas estão fixados na extensão de uma moldura lateral.

Outra assinatura atual do design da Nissan é o estilo "greenhouse" dos vidros laterais, também encontrado no Murano e no Sport Sedan Concept. No Kicks Concept estes vidros são envolventes e brilhantes, ocultando a coluna B. O formato afunila na parte traseira, dando à carroceria uma aparência de ser curta, em contraste com a parte inferior mais robusta.

O estilo "flutuante" do teto reforça a leveza da estrutura da carroceria. O teto fino na cor 'Rio Sunset' chama a atenção para a forma de lança da parte superior, quase proporcionando uma sensação de uma "nave espacial" que se destaca em um mar de veículos utilitários nas ruas.

Em nenhum lugar a estrutura do Kicks é mais proeminente do que na parte frontal. A grade utiliza a nova aparência "V-motion" da Nissan, mas com uma maior sensação de robutez. O posicionamento vertical da grade é acentuado por um grande logotipo da Nissan e exclusivas barras horizontais com contrastes fosco e brilhante. A grade foi projetada para "bater" no capô ao invés de compor, acrescentando assim uma sensação de força e proteção.

Por baixo, um peito de aço texturizado com toques na cor 'Rio Sunset' ajuda a 'ancorar' a carroceria. Logo acima há detalhes que imitam alumínio, vistos nas laterais e na traseira, dando ao Kicks um apelo estrutural e masculino. Os faróis de neblina de LED horizontais estão posicionados na parte inferior do para-choque. As lentes dos faróis principais trazem detalhes que contrastam com as partes polidas, ressaltando a forma em bumerangue.

A traseira mantém o estilo "pronto para qualquer coisa" da dianteira, incluindo o uso de peitos de aço trapezoidais também com detalhes na cor 'Rio Sunset' e saídas de escapamento quádruplas. As lanternas de LED também em formato de bumerangue expressam um desenho forte e dimensional com pequenos detalhes no acabamento. Elas assentam na tampa do porta-malas enfatizando o porte estrutural da traseira.

Para completar o visual "poder com requinte", rodas de liga leve de 19 polegadas com seis raios e desenho exclusivo. Três acabamentos são usados nas rodas e combinam superfícies internas em preto brilhante, tons de 'Rio Sunset' em cada aro e cubos que lembram engrenagens.

"O maior desafio na criação do Kicks Concept foi combinar sua austeridade com uma forma sofisticada", disse Aoki. "Foi necessário dar força ao visual e ao mesmo tempo projetar uma sensação 'premium' comum a veículos maiores. Acreditamos que essa abordagem dá ao conceito um design único e profundo".

"Estamos ansiosos para saber qual será a receptividade do público durante o Salão de São Paulo, para saber se haverá uma oportunidade futura para esse modelo", adiciona Nakamura. Embora projetado para refletir os desejos peculiares do mercado brasileiro, nós estamos, claro, considerando se ele poderia satisfazer as necessidades dos clientes de outros mercados pelo mundo."

O nome Kicks tem como objetivo expressar o conceito do carro, que é combinar agilidade, atitude atlética e ao mesmo tempo seu comportamento 'durão'. Também reflete a sua personalidade jovem e energética, trazendo uma sensação de exuberância para as ruas.

A apresentação mundial do Nissan Kicks Concept no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo acontece em um momento único da Nissan no Brasil. A marca abriu recentemente um Complexo Industrial em Resende, no Estado do Rio de Janeiro, com um investimento de R$ 2,6 bilhões, um dos maiores feitos por qualquer fabricante no país. O Brasil é mercado-chave para a empresa alcançar uma posição de liderança na América Latina.

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