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Honda Biz 125 ganha retoques e vira flex para 2011

07/01/2011 - 10:00 - Lucas Rizzollo / Agência INFOMOTO
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Em poucas palavras: a nova Honda Biz 125 é uma evolução da espécie. De uma ponta a outra, o modelo 2011 da cub recebeu pequenas mudanças que a deixam ainda mais competitiva e à frente das concorrentes. Do escudo frontal à lanterna traseira, tudo é novo, assim como o banco e a posição de pilotagem. O motor agora funciona com álcool ou gasolina e o tanque de combustível cresceu. São 5,5 litros que aumentam a autonomia, um dos pontos fracos do modelo. Outra inovação no motor é o uso do moderno sistema de balancins roletados no cabeçote.

No novo painel com fundo azul existe um indicador com a inscrição ALC, avisando o condutor que existe mais de 80% de etanol no tanque. Serve apenas como um alerta de que o motor pode levar mais tempo para entrar em funcionamento, especialmente em dias e locais frios. Mas ainda assim é possível completar o tanque somente com etanol ou gasolina.

A posição de pilotagem ficou mais natural com a elevação do guidão e o uso de um banco mais largo. No modelo 2010 o piloto era projetado para frente do banco, “problema” que não acontece na versão 2011. Quem também recebeu atenção dos projetistas foi a garupa, já que as pedaleiras são fixadas diretamente no quadro e não na balança traseira. Deste modo não é preciso acompanhar com as pernas os movimentos da suspensão traseira.

Todas as alterações parecem ter sido orientadas pelas pesquisas de opinião com os consumidores da Biz 125. Afinal, a Honda melhorou os principais pontos fracos de sua popular cub, como, por exemplo, a capacidade do tanque de combustível, a ergonomia e conforto da garupa.

Novas linhas

No quesito visual as novidades também estão por todo o modelo 2011 da Honda 125 Biz. Na dianteira, o escudo frontal cresceu, assim como os indicadores de direção. O farol é novo e tem maior capacidade de iluminação. Nas laterais fica evidente a intenção de ampliar a proteção aos pés com um escudo frontal maior.

Ao olhar a motocicleta pela primeira vez é impossível não reparar na parte traseira. Completamente nova, tem uma lanterna retangular e as setas agora estão posicionados no paralama. De acordo com a Honda, as modificações foram feitas para atender normais européias, que devem ser adotadas também no Brasil. A norma em questão estipula uma distância mínima entre as lanternas e os piscas traseiros para maior segurança. Porém, vale dizer que a solução encontrada pelos projetistas da Honda parece mesmo uma adaptação de última hora. As luzes de direção fixadas no paralama destoam de todo o conjunto.

Sob o banco o porta capacetes ficou inalterado assim com o gancho logo abaixo do guidão. Quem também foi mantido para 2011 é a cor rosa metálica. Segundo dados da Honda 66%, dos compradores de Biz são do sexo feminino. As demais cores são verde metálico, vermelho e preto.

Preços e versões

Apesar das mudanças o preço sugerido não sofreu grandes alterações. A versão de entrada, KS com partida elétrica, ficou mais barata: custa R$ 5.290 (sete reais a menos que o modelo 2010). Já a intermediária ES com partida elétrica, porém freio a tambor na dianteira, subiu de preço: R$ 5.890 (anteriormente o preço sugerido era R$ 5.854). A previsão para 2011 é aumentar em 15% o volume de vendas do modelo chegando a 20.000 unidades mês.

Seguindo os passos da CG Titan 150, Bros 150 e da Fan 150, a adoção da tecnologia Flex deixa o modelo ainda mais a frente das concorrentes, que ainda usam a alimentação por carburador e só aceitam gasolina.

História de sucesso

Desde que apresentou em 1992 a C100 Dream a Honda vem lançando versões cada vez mais sofisticadas para representar a marca na categoria Cub (cheap urban bike). Em 1998, o nome Dream deu lugar à nomenclatura Biz e em 2002 foi lançada a versão + (mais) com rodas de liga leve e partida elétrica. Em 2005 o visual foi renovado e o motor passou a ter 125 cc de capacidade. Já em 2008, a alimentação por injeção eletrônica (PGM-FI) foi incorporada ao modelo. De 92 até 2010 foram vendidas mais de 1.900.000 unidades da cub. Com a adoção da tecnologia Flex para 2011 este número só deve aumentar.

HONDA BIZ 125 FLEX Ficha Técnica

Motor 4 tempos, OHC, monocilíndrico, arrefecido a ar
Capacidade cúbica 124,9 cm³
Potência máxima 9,1 cv a 7.500 rpm
Torque máximo 1,01 kgf.m a 3.500rpm
Alimentação Injeção eletrônica
Capacidade do tanque 5,5 litros
Câmbio Quatro marchas
Transmissão final Corrente
Suspensão dianteira Garfo Telescópico com 100 mm de curso
Suspensão traseira Braço oscilante com 85 mm de curso
Freio dianteiro Tambor de 130 mm de diâmetro
Freio traseiro Tambor de 110 mm de diâmetro
Pneus 60/100-17M/C 33L (D) e 80/100-14M/C 49L (T)
Chassi Tipo monobloco
Dimensões (C x L x A) 1.891 mm x 726 mm x 1.087 mm
Altura do assento 753 mm
Altura mínima do solo 130 mm
Entre-eixos 1.261 mm
Peso seco 103 kg (a seco)
Cores Rosa metálico, verde metálico, vermelho e preto
Preço público sugerido R$ 5.290 (KS), RS 5.890 (ES) e R$ 6.590 (EX)

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