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Honda Bros 125 perde injeção e freio a disco para ficar mais barata

01/03/2013 - 10:26 - Roberto Brandão Filho / Agência INFOMOTO - FOTOS: Doni Castilho/ Agência INFOMOTO
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Ao longo dos anos os fabricantes de motocicletas foram deixando seus produtos de entrada mais sofisticados, com mais tecnologia: partida elétrica, injeção eletrônica, freio a disco, design moderno, painel digital... Essa “elitização”, além de tornar os modelos mais caros, deixou uma grande lacuna para aqueles que procuram motos mais simples e acessíveis.

De olho nesse consumidor, a Honda aumentou sua linha de motocicletas de uso misto de baixa cilindrada e relançou a Honda NXR Bros 125. Mais espartana que sua irmã com um pouco mais de capacidade cúbica, a Bros de 150cc, a “nova” moto on/off-road da marca japonesa chega ao mercado focada naqueles que querem entrar no segmento trail, porém buscam uma opção com preço mais acessível. Afinal, em função do estado geral das vias do País, as motos trail são cada vez mais populares. Prova disso é o quarto lugar de sua irmã maior, a Bros 150, no ranking geral de vendas do ano passado. Para diferenciar os dois modelos, a Honda decidiu manter o design de 2012 na nova NXR Bros 125 e atualizar somente a versão de 150cc.

Considerado um retrocesso por alguns, a Honda optou por equipar a nova Bros com um motor monocilíndrico com comando simples no cabeçote (OHC), de 124,8 cm³ e alimentado por carburador. Além disso, a Bros 125 não conta com o sistema bicombustível e oferece somente freios a tambor como opção.

Motor e consumo

O propulsor da NXR Bros 125 é derivado de uma das motocicletas mais vendidas da marca, a CG 125 Fan. O motor é arrefecido a ar e capaz de gerar 11,6 cavalos de potência máxima a 8.000 rpm e tem um torque máximo de 1,06 kgf.m a 6.500 rpm. O desempenho, claro, não é dos mais empolgantes. Mas atende à proposta mais urbana da Bros 125. O propulsor e econômico, silencioso e sua caixa de câmbio de cinco velocidades oferece trocas suaves e precisas.

Durante o teste, a NXR Bros 125 teve um consumo de combustível bem satisfatório. Nos exatos 132 km rodados na cidade, foram consumidos 3,86 litros de gasolina, o que dá uma média de 34,1 km/l. Devo lembrar que, dependendo da “tocada” do piloto, a autonomia do tanque de 12 litros de capacidade (sendo três de reserva) pode aumentar ou diminuir.

Terra ou asfalto

Com um estilo on/off-road, semelhante ao de sua irmã, a Bros 125 conta com roda de 19 polegadas na dianteira, que facilita a transposição de obstáculos e aumenta a agilidade nas mudanças de direção, mas também não faz dela uma verdadeira trail. Mas um fator que permite rodar em ambos os ambientes – terra ou asfalto – são as suspensões de curso mais longo, que absorvem bem as irregularidades do piso. Na dianteira, garfo telescópico de 180 mm de curso e na traseira, balança monoamortecida com 148,6 mm de curso.

O chassi, do tipo berço semiduplo, garante robustez, resistência e estabilidade à motocicleta, projetada para aguentar trancos e barrancos. Seu baixo peso, 115 kg na versão KS, testada por nós, e a distância livre do solo de 247 mm, deixam essa moto amigável para qualquer biótipo de piloto.

Acabamento simples

Seguindo uma linha mais espartana, o painel de instrumentos da nova NXR Bros 125 é bem simples. Conta com velocímetro, marcador de combustível, hodômetro total (todos analógicos), luzes indicadoras de neutro, piscas e farol alto. Na versão KS, os comandos de punho também são limitados. Do lado esquerdo, somente os botões de acionamento das setas e do farol alto, e do lado direito, nada. Nem mesmo um corta-corrente.

Apesar disso, a máquina trail da Honda já vem equipada de fábrica com bagageiro, construído em náilon e preparado para receber bauletos. Perfeito para aqueles que costumam carregar bagagem.

Mercado

Em duas versões, KS (partida a pedal) e ES (partida elétrica), a NXR Bros 125 2013 já está disponível nas concessionárias Honda em todo o País nas cores preta, vermelha e laranja, por um preço público sugerido de R$ 7.190 (KS) e R$ 7.690 (ES); cerca de R$ 1.000 mais barata do que o modelo de 150cc. Além do pagamento à vista há ainda a opção de financiamento e consórcio. Com uma entrada de 30% do valor da motocicleta (R$ 2.340) e dividindo em 36 parcelas, o cliente pagará mensais de R$ 257. O consórcio é mais em conta, são 36 parcelas de R$ 287 mensais, mas, o consumidor não sai da loja com a motocicleta e tem que esperar acabar de pagar, ser sorteado ou dar um lance para ter a “motoca”.

Na briga pela liderança da categoria trail de baixa cilindrada, a NXR 125 Bros irá competir com a Yamaha XTZ 125 que, por um preço público sugerido de R$ 7.380,00 (versão K), também é carburada, mas oferece freio a disco de 220 mm na roda dianteira. A Traxx Fly 135 também é uma opção ao consumidor e já vem equipada com partida elétrica e freios a disco na dianteira e na traseira. Em duas versões, uma mais aventureira que a outra, a motocicleta pode ser encontrada por um preço público sugerido de R$ 5.499 (off-road) e a R$ 5.599 (uso misto).

Preços de Manutenção Básica:
Paralama dianteiro: R$ 46,59
Espelho retrovisor: R$ 37,49 (cada)
Pisca (somente lente): R$ 4,80
Kit Relação – Corrente: R$ 121,77
– Coroa: R$ 125,36
– Pinhão: R$ 17,13
* Média de preços de peças originais, pesquisados em concessionárias Honda na cidade de São Paulo.

Ficha Técnica Honda NXR 150 Bros ESD

Motor Monocilíndrico, OHC, 4 tempos, arrefecido a ar
Cilindrada 124,8 cm³
Potência máxima 11,6 cv a 8.000 rpm
Torque máximo 1,06 kgf.m a 6.500 rpm
Diâmetro x Curso 52,4 X 57,88 mm
Taxa de compressão 9,2:1
Alimentação Carburador
Capacidade do tanque 12 litros
Câmbio Cinco velocidades
Transmissão final Corrente
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Suspensão dianteira Garfo telescópico com 180 mm de curso
Suspensão traseira Monoamortecedor com 148,6 mm de curso
Freio dianteiro Tambor
Freio traseiro  Tambor
Pneu dianteiro 90/90 – 19M/C 52P Levorin Dual Sport
Pneu traseiro 110/90 – 17M/C 60P Levorin Dual Sport
Chassi Berço semiduplo
Dimensões (C x L x A) 2.046 X 810 X 1.139 mm
Altura do assento 829 mm
Altura mínima do solo 247 mm
Entre-eixos 1.361 mm
Peso seco 115 kg (versão KS) e 116 kg (versão ES)
Cores preto,vermelho e laranja
Preço público sugerido 7.190,00 (KS) e R$ 7.690,00 (ES)

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