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Honda CB 300R ou Yamaha Fazer YS 250. Qual é a melhor?

04/10/2009 - 11:35 - Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO - Fotos: Gustavo Epifanio / Agência INFOMOTO
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Qual é a melhor street de média cilindrada, a recém-lançada Honda CB 300R ou a veterana Yamaha YS 250 Fazer? Na hora da compra, outras dúvidas também habitam o imaginário dos motociclistas em ascensão: uma moto totalmente nova, com design arrojado e maior capacidade cúbica ou um modelo seguindo linhas tradicionais, moto com cara de moto, equipada com um pioneiro motor de 250cc injetado. 

Para iniciarmos a comparação entre as motos, escaneamos os dois modelos para verificar suas diferenças visuais. De cara, a CB 300R apresenta um design mais arrojado, jovial, que foi inspirado nas nakeds de maior cilindrada (CB 600F Hornet e CB 1000R). Chama atenção a pequena carenagem que envolve o farol e, consequentemente, o painel de instrumentos, com display digital e ponteiro para acompanhar as rotações do motor. Além disso, a rabeta é minimalista, mais afilada, com o lanterna embutida e alças para o apoio do garupa em alumínio.

Já a Fazer 250 tem farol sem moldura, velocímetro e tacógrafo analógicos (dois mostradores com ponteiros) e um pequeno display de cristal líquido que informa o nível de combustível, além de hodômetro total e dois parciais. Na parte traseira, o grande destaque são os piscas integrados à lanterna. O conjunto oferece excelente visualização, principalmente na indicação das mudanças de direção. Desde o seu lançamento, em 2005, já foram produzidas 142.790 unidades da Fazer 250, fazendo dela um sucesso de vendas no Brasil e também no exterior, já que a Yamaha do Brasil é pólo exportador da Fazer 250 para todo o mundo.

Motor

O modelo Honda está equipado com motor monocilíndrico, com duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC), com quatro válvulas e equipado com injeção eletrônica de combustível. Com 291,6 cm³ de capacidade cúbica, o propulsor gera 26,53 cv a 7.500 rpm de potência máxima e torque máximo de 2,81 kgf.m a 6.000 rpm.  Na cidade, o consumo de combustível gira na caso dos 25 km/l.

Já o propulsor da Fazer 250 tem 249 cm³, conta com comando de válvulas simples no cabeçote (OHC). Alimentado por injeção eletrônica, gera 21 cv de potência máxima a 8.000 rpm e 2,10 kgf.m a 6.500 rpm de torque máximo. Mais econômica, a street da Yamaha faz, na cidade, cerca de 29 km/l.

No resumo da ópera, ambos os motores trabalham de forma linear e oferecem força em baixas e médias rotações. Neste quesito, leve vantagem para a CB 300R, em função de seu torque maior atingido em uma rotação mais baixa. Porém, o propulsor da Fazer de comando simples vibra menos, é mais econômico e foi o primeiro a adotar a injeção eletrônica de combustível. Boas de curvas e de retas, os modelos alcançaram 130 km/h.

Ciclística e conforto

Na parte ciclística, nenhuma novidade. A Honda utiliza na dianteira garfo telescópico com 130 mm de curso e freio a disco simples de 276 mm de diâmetro e pinça de duplo pistão. Na traseira, suspensão monoamortecida com 105 mm de curso e freio a tambor. Na moto Yamaha, garfo telescópico e, na traseira, monoamortecedor, ambos com 120 mm de curso. O curso igual entre as suspensões é uma marca registrada da família Fazer. A street da Yamaha está equipada com freio a disco simples dianteiro de 282 mm de diâmetro e pinça com dois pistões. Na traseira, o tradicional tambor de 130 mm.

Em relação à suspensão, a Fazer leva vantagem sobre a CB, já que na traseira tem 120 mm de curso, contra 105 mm da Honda. No geral, a CB 300R é mais firme, enquanto a Yamaha absorve com mais propriedade as imperfeições do solo. Com relação aos freios, em ambos os casos são eficientes e estão de acordo com a proposta urbana dos modelos.

Apesar da Fazer ser um projeto mais antigo, a moto é mais confortável que a recém-lançada CB 300R. O banco em dois níveis, o desenho do tanque e a posição das pedaleiras fazem o piloto se encaixar melhor na moto da Yamaha. No modelo da Honda, o corpo do motociclista fica projetado mais para frente.

Uma característica marcante destes modelos é sua agilidade, principalmente nas mudanças de direção. Em função de sua maior potência e torque, a CB 300R larga na frente quando a luz verde do semáforo se acende. Porém, a Fazer se destaca pelo maior ângulo de esterço. 

Realmente é uma difícil escolha entre uma novidade (CB 300R) e um conjunto bastante equilibrado (Fazer 250). Para acirrar esta briga, esperamos que a Yamaha apresente logo uma Fazer 300, com design mais radical e com um motor que ofereça mais potência e torque. Como ainda não temos bola de cristal  apesar de fotos de uma nova Fazer já circulam pela internet  a moto da Yamaha ainda oferece bom custo benefício e maior economia. Além disso, na cidade de São Paulo (SP) a CB 300R é vendida a R$ 12.500,00, enquanto a Fazer 250 é comercializada até abaixo do valor de tabela  R$ 10.600,00.


FICHA TÉCNICA Yamaha YS 250 Fazer

Motor : 4 tempos, OHC, refrigerado a ar com radiador óleo, 2 válvulas
Capacidade 249 cm³
Diâmetro X Curso 74,0 x 58,0 mm
Taxa de Compressão 9.80:1
Potência Máxima 21 cv a 8.000 rpm
Torque Máximo 2,10 kgf.m a 6.500 rpm
Câmbio 5 marchas
Quadro Berço duplo em aço
Transmissão Final Corrente
Alimentação Injeção eletrônica
SUSPENSÃO
Dianteira Garfo telescópico, com 120 mm de curso
Traseira Monoamortecida com link, com 120 mm de curso
FREIO
Dianteiro Disco simples de 282 mm de diâmetro
Traseiro Tambor
PNEUS
Dianteiro 100/80 17 M/C 52S
Traseiro 130/70 17 M/C 62S
Comprimento 2.025 mm
Largura 745 mm
Altura 1.065 mm
Altura do Assento  805 mm
Distância Entre-eixos 1.360 mm
Tanque de Combustível 19,2 litros
Peso 137 KG
Cores vermelha, preta e prata
Preço R$ 10.950,00 (tabela)

FICHA TÉCNICA Honda CB 300R

Motor : DOHC, quatro tempos, quatro válvulas, arrefecido a ar
Capacidade 291 cm³
Diâmetro X Curso 79 x 59,5 mm 
Taxa de Compressão 9,0 : 1
Potência Máxima 26,53 cv a 7.500 rpm
Torque Máximo 2,81 kgf.m a 6.000 rpm
Câmbio 5 marchas
Quadro Berço semiduplo
Transmissão Final Corrente
Alimentação Injeção eletrônica
SUSPENSÃO
Dianteira Garfo telescópico, com 130 mm de curso
Traseira Monoamortecida, com 105 mm de curso
FREIO
Dianteiro Disco simples de 276 mm de diâmetro
Traseiro Tambor
PNEUS
Dianteiro 110/70  17 (54H)
Traseiro 140/70  17 (66H)
Comprimento 2.085 mm
Largura 745 mm
Altura 1.040 mm
Altura do Assento 781 mm
Distância Entre-eixos 1.402 mm
Tanque de Combustível  18 litros (3 litros de reserva)
Peso Cores Preta, vermelha, prata e amarela metálica
Preço R$ 11.490,00 (tabela)

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