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Com a nova CBR 1000RR os projetistas procuraram aliar modernidade e esportividade, sem deixar de lado o estilo consagrado que fez do modelo um sucesso mundial.
O novo escape agora tem desenho curto e está fixado na lateral do modelo, não mais na rabeta. As carenagens laterais também ganharam novas linhas, sem vincos, mais compactas e com menos arrasto aerodinâmico.
O assento do piloto e a rabeta estão menores, com visual mais fino e compacto. A nova CBR 1000RR ganhou ainda um útil amortecedor de direção eletrônico (HESD), de segunda geração, inspirado na RC 212V da MotoGP. O objetivo foi oferecer melhor estabilidade ao conjunto em altas velocidades.
Apesar de todas as alterações estéticas, nada chama mais a atenção do que o motor desta esportiva. Neste sentido, cada componente do conjunto mecânico foi redesenhado e concebido com base nas motos de competição, buscando, o máximo em desempenho e leveza.
Equipada com um quatro cilindros em linha de 999 cm³ DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote), o motor agora gera 177 cv de potência a 12.000 rpm (ante os 171,3 a 11.250 rpm da versão 2007).
A Honda inovou na ciclística da nova Fireblade 2008. Para conseguir uma redução no peso do conjunto e uma melhor centralização de massas, o número de componentes utilizados na construção do quadro foi reduzido de nove para quatro peças principais fundidas, resultando numa diminuição de quase 2,5 kg no peso total da moto.
A suspensão dianteira é invertida, com tubos de 43 mm e 120 mm de curso totalmente regulável. A suspensão traseira, com a balança em alumínio, usa um monoamortecedor com 135 mm de curso, também com possibilidade de múltiplos ajustes. O freio dianteiro utiliza dois discos de 320 mm, com pinças de quatro pistões radiais. Já na traseira o sistema usa disco simples de 220 mm.
Na Europa, a nova CBR 1000RR vai ser oferecida nos próximos meses. O preço do modelo ainda não foi divulgado, no Brasil ainda não tem previsão de chegada para esta superbike que vai revolucionar o seguimento.
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