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Galeria de fotos completa das versões da CG 2014
“Queremos consolidar, manter e até mesmo ultrapassar os 80% das vendas no segmento utilitário”, revela Alfredo Guedes Jr., engenheiro da Moto Honda da Amazônia. Neste ano, as vendas das versões de 125cc e 150cc da Honda CG somam mais de 45.000 unidades mensais.
Desenho harmonioso
Em sua oitava geração desde que foi lançada em 1976, os modelos da linha CG continuam divididos em três famílias: CG 125 Fan; CG 150 Fan e CG 150 Titan. Apesar da motorização diferenciada, agora todas têm o mesmo conjunto óptico, diferentemente do modelo em produção atualmente. Porém, detalhes de acabamento e grafismos as diferenciam.
O farol em formato poligonal traz uma pequena cobertura com uma novidade embutida: painel completamente digital em todas as versões. O tanque ganhou pequenas carenagens (exceto na versão KS, a mais básica). A tampa lateral mudou e a rabeta tem novo formato. A lanterna traseira ganhou desenho inédito e uma lente que tenta se passar por LEDs, “enganando” muito bem, vale dizer.
Muito em função do conjunto óptico remodelado, todo o desenho da Honda CG parece mais harmonioso e moderno, além de remeter aos modelos maiores da Honda, como a CB 300R.
Ciclística mais leve
O chassi, redesenhado, tem novos materiais em sua estrutura e perdeu 3,8 kg em relação ao modelo anterior. A geometria da coluna de direção também foi levemente alterada para dar mais agilidade nas mudanças de direção e a posição de pilotagem mudou.
As versões de 150 cc ganharam novos amortecedores com 5 mm a mais curso. Na dianteira, garfo telescópico convencional com 135 mm de curso; e sistema bichoque com 106 mm de curso na traseira.
Os pneus Pirelli City Dragon são outra novidade. Mantiveram as mesmas medidas (80/100 – 18 na frente e 90/90 – 18 atrás), mas tem novo desenho e composto. Na versão CG 150 Titan EX, top de linha que usa rodas de liga-leve, os pneus têm agora construção radial e são sem câmara.
O freio a disco na roda dianteira foi dotado de um novo flexível, que expande, e pretende assustar menos os pilotos inexperientes. “Por má preparação, em alguns locais o pessoal tinha medo do freio a disco”, revela Guedes Jr. Outra boa notícia é que o freio a disco está disponível agora também na linha de 125cc como opcional e passou a ser de série em todas as versões de 150cc. Na roda traseira, o tradicional sistema de freio a tambor com 130 mm de diâmetro.
Primeiras impressões
Tivemos o primeiro contato com as novas Honda CG – Fan e Titan – no Centro Educacional de Trânsito Honda, em Recife (PE). O clima não ajudou muito pela manhã, já que a chuva não deu trégua, mas mesmo assim fizemos um teste em pista fechada.
O que se nota em todas as versões é a mudança na posição de pilotagem. As pernas vão mais bem encaixadas ao tanque e o banco é, de fato, mais macio. O painel digital oferece boa visualização – na Fan 125 traz apenas velocímetro e hodômetros; na Fan 150 conta com mostrador de combustível, luz de injeção eletrônica e a luz do sistema Flex, agora chamado de Flex One; já na linha Titan, a cor da luz do painel é azul e, além das informações acima citadas, traz ainda um relógio.
Na prática, a Fan 125 não mudou muito: apenas parece mais ágil e leve e função do novo quadro. Já na linha de 150cc – Fan 150 e Titan 150 – os novos amortecedores com mais curso absorvem melhor as imperfeições do piso e também ficou mais estável em curvas de alta velocidade. Em um zigue-zague montado nas pistas de testes, percebe-se mais agilidade da nova CG 150 em função da geometria alterada da coluna de direção e também do peso menor do conjunto.
Outra boa novidade que pudemos experimentar na chuva foi o trabalho dos novos pneus Pirelli City Dragon em piso molhado: principalmente em frenagens transmitem mais segurança.
A mudança no freio a disco também pode ser notada. Ao acionar o manete do freio dianteiro, o sistema demora um pouco mais a atuar, dando a impressão de ser um pouco mais “borrachudo”. Mas, sinceramente, não há grande diferença de funcionamento. Na CG Titan antiga, a “mordida” da pinça é mais instantânea.
Mercado
Em um momento de queda nas vendas de motos no Brasil – cerca de 12% no primeiro semestre de 2013 – novidades no modelo mais vendido do segmento pode trazer novos compradores às concessionárias da marca. Ainda mais se tratando de uma motocicleta consagrada como a Honda CG. O modelo 2014 traz itens inéditos para a categoria utility até então, como painel completamente digital, além de novas versões com opções para todos os gostos e bolsos.
A Linha CG 2014 estará à disposição na rede de concessionárias a partir da segunda quinzena de agosto para a linha 150 e segunda quinzena de setembro a família 125. Nas cores preto, vermelho e amarelo, a CG 125 Fan tem preço público sugerido de R$ 5.490 (KS), R$ 6.100 (ES) e R$ 6.250 (ESD).
Já o modelo CG 150 Fan, disponível nas cores preto, vermelho e azul, será comercializado por R$ 6.750 (somente na versão ESDi). Nas cores vermelho, preto e branco, a CG 150 Titan chega ao mercado por R$ 7.320 (ESD) e R$ 7.830 (EX). A versão da CG Fan 150 ESDi ficou R$ 70 mais barata que sua antecessora. As demais motos tiveram um aumento entre R$ 100 e R$ 200. Os valores têm como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas com frete e seguro.
Ficha técnica Honda CG 125 Fan
Motor OHC, monocilíndrico, quatro tempos, arrefecido a ar
Capacidade cúbica 124,7 cm³
Potência máxima (declarada) 11,6 cv a 8.250 rpm
Torque máximo (declarado) 1,06 kgf.m a 6.000 rpm
Câmbio Cinco marchas
Transmissão final por corrente
Alimentação Carburador
Partida Elétrica (a pedal na versão KS)
C x L x A 1.980 x 737 x 1.062 mm
Peso a seco 106 kg (106 kg a KS)
Tanque de combustível 15,4 litros
Honda CG 150 Fan
Motor OHC, monocilíndrico, quatro tempos, arrefecido a ar
Capacidade cúbica 149,2 cm³
Potência máxima (declarada) 14,2 cv a 8.500 rpm (14,3 cv com etanol)
Torque máximo (declarado) 1,32 kgf.m a 6.500 rpm (1,45 kgf.m com etanol)
Câmbio Cinco marchas
Transmissão final por corrente
Alimentação Injeção eletrônica
Partida Elétrica
C x L x A 1.996 x 739 x 1.086 mm
Peso a seco 115 kg
Tanque de combustível 16,1 litros
Honda CG 150 Titan
Motor OHC, monocilíndrico, quatro tempos, arrefecido a ar
Capacidade cúbica 149,2 cm³
Potência máxima (declarada) 14,2 cv a 8.500 rpm (14,3 cv com etanol)
Torque máximo (declarado) 1,32 kgf.m a 6.500 rpm (1,45 kgf.m com etanol)
Câmbio Cinco marchas
Transmissão final por corrente
Alimentação Injeção eletrônica
Partida Elétrica
C x L x A 1.996 x 739 x 1.086 mm
Peso a seco 115 kg (116 kg na versão EX)
Tanque de combustível 16,1 litros
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