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Honda Civic 2012 chega querendo voltar a ser líder

25/11/2011 - 10:48 - Mário Salgado - Fotos: Divulgação Honda
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Um dos maiores sucessos de vendas entre os sedãs médios no Brasil acaba de ganhar uma reestilização. O Honda Civic 2012 chega para tentar voltar ao topo das vendas no segmento e poder fazer frente aos novos concorrentes, que são muitos e bem preparados. O carro foi apresentado para a imprensa especializada na cidade de Indaiatuba, no interior de SP esta semana, mas só deverá ter as vendas liberadas nas concessionárias na segunda quinzena de janeiro. “Queremos chegar à casa das 4 mil unidades por mês, o suficiente para voltar à liderança”, afirma o engenheiro mecânico e relações-institucionais da Honda, Alfredo Guedes. No acumulado do ano (de janeiro até a primeira quinzena de novembro), o Civic chegou a uma média mensal inferior a 2,1 mil unidades e o Corolla esteve acima de 4,2 mil neste mesmo período.

Ficha técnica

Com a chegada de seu irmão menos, City, o Civic se viu na obrigação de mudar para se distanciar do sedã de entrada da marca. Com isso, o modelo 2012 chega com um design mais sério e uma série de intens de conforto e tecnologia a tempo pedidos pelos consumidores. 

O modelo 2012 terá três versões, LXS, LXL e EXS, com preços próximos aos atuais (respectivamente, R$ 66.660, R$ 67.340 e R$ 86.750). “Os valores exatos serão definidos no início de dezembro, com variação em torno de 1% para cima ou para baixo em relação aos valores atuais”, garante Guedes.

O carro deveria ter estreado em setembro, mas o terremoto seguido de tsunami em março, no Japão, obrigou a mudanças no fornecimento de peças. E o país escolhido, a Tailândia, sofre agora as consequências de uma enchente. “Nossa fábrica está debaixo da água”, lamenta Guedes.

Frente e verso

Olhando lado a lado o Civic atual e o 2012, a mudança mais perceptível está na traseira, que recebeu desenho mais conservador, apesar de a faixa etária dos tiozões (de 50 anos em diante) ter crescido pouco. Eles passaram de 49% em 2006 para 52% em 2010 (o ano de 2006 marcou a chegada da geração atual, que começa a se despedir).

Mais mala

A nona geração resolveu um problema crítico da anterior, a falta de espaço no porta-malas, que cresceu de 340 para 449 litros. Isso foi possível com o piso rebaixado pela adoção de um estepe fino, para uso temporário. Mas a montadora ainda pecou por usar o sistema de astes que invadem o porta-malas e, além de poder danificar a bagagem, tomam muito espaço.

Equipamentos

A Honda aposta no sucesso do Civic 2012 por causa da nova lista de equipamentos. O carro traz desde a versão LXS câmera para auxilio à ré, ar-condicionado digital, vidros com comando um-toque que podem ser fechados ou abertos por controle remoto (na chave) e dispositivo do tipo Isofix para prender cadeirinhas infantis.

Entre os recursos eletrônicos está o i-Mid, também de série desde o LXS, que traz relógio e hodômetros parciais com consumo médio. Um botão ECO, também de série, atua no funcionamento do ar-condicionado, na abertura da borboleta de aceleração e nas trocas de marcha, no caso dos automáticos. Nos primeiros testes dos jornalistas, muitos afirmaram que o carro muda completamente com o botão acionado e fica muito mais "manso".

Mimos

A versão topo de linha EXS vem com o tão pedido teto solar elétrico, navegador com tela de 6,5 polegadas no painel, sistema hands free, que permite o uso do celular por comando de voz e exibe dados do telefone na tela de navegação. O controle de estabilidade do EXS está agora integrado à direção, reduzindo a assistência elétrica e ajudando o motorista a corrigir a trajetória.

Mecânica

O Civic continua a ser equipado com um motor 1.8 com até 140 cv quando abastecido com etanol, mas recebeu novos pistões com saias saturadas por molibdênio (para redução de atrito com as paredes dos cilindros) e árvores de comando de válvulas ocas para redução de inércia. O Civic Si dá adeus ao mercado brasileiro. No exterior, essa versão esportiva passou a ser equipada com motor 2.4, o que o colocaria numa faixa de tributação mais alta por aqui e tornaria seu preço ainda mais alto.

Na transmissão automática de 5 velocidades (opcional para LXS e LXL), o conversor de torque também passou por mudanças para diminuir o escorregamento e tornar as trocas de marcha mais rápidas. Segundo a Honda, houve uma redução de consumo de 2,2% com as alterações feitas.

Ainda melhor de dirigir

A carroceria 2012 do Civic teve alterações importantes. Sua plataforma conserva as principais dimensões, mas recebeu a aplicação de aço de alta tensão em vários pontos. O comprimento aumentou 3,6 centímetros (passou a 4,525 metros) e a distância entre eixos diminuiu 3 centímetros (2,7 metros).

Em regra essa medida aumenta a cada nova geração para melhorar o espaço interno, mas a Honda afirma ter adotado o caminho contrário para melhorar a dirigibilidade do carro. Os jornalistas que estiveram no lançamento puderam comparar o Civic atual e com o 2012 em um autódromo. De acordo com alguns deles, o modelo renovado está mais na mão e as mudanças no motor trouxeram uma ligeira melhora nas respostas ao pé direito. A visibilidade para frente melhorou nessa geração porque a nova plataforma utiliza colunas “A” mais estreitas.

Com o aumento da demanda pelo Civic, o caminho natural do irmão City será a montagem argentina, que teve início este ano, mas, por enquanto, só atende ao próprio mercado. Quando as pretensões da Honda em relação ao Civic se concretizarem (produção acelerada e vendas na casa das 4 mil unidades ao mês), a montagem do City será toda redirecionada à Argentina, que hoje o produz apenas para o próprio mercado. Sobre a volta da fábrica de Sumaré aos níveis do primeiro trimestre de 2011, Alfredo Guedes revelou: “O terceiro turno não deve voltar a operar porque tem um custo alto.”

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