• Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019

Honda Civic chega à décima geração

22/07/2016 - 11:41 - Automotive Business - Fotos: Divulgação Honda
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O dia 25 de agosto marcará a chegada às concessionárias da décima geração do Honda Civic. O carro manteve o motor 2.0 flex de até 155 cavalos, recebeu uma nova opção 1.5 turbo a gasolina de 173 cv, substituiu o câmbio automático convencional por outro do tipo CVT e está à venda em quatro versões. O preço de entrada passou a R$ 87,9 mil, uma alta considerável de 16,1%. A opção topo de linha custa agora R$ 124,9 mil, alta de 32,7%. 

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A produção do carro já entrou em testes e começa para valer em agosto na unidade de Sumaré (SP), a mesma inaugurada em 1997 pelo próprio Civic: “Passada a fase de lançamento do carro, acreditamos em um volume de cerca de 3 mil unidades por mês”, afirma o vice-presidente comercial, Roberto Akiyama. Se a expectativa se confirmar, o carro continuará em segundo lugar entre os sedãs médios, segmento liderado com folga pelo Toyota Corolla, que teve média mensal superior a 5,3 mil unidades no primeiro semestre. 

A nova carroceria do Civic tem agora 4,64 metros, está 11,2 centímetros mais longa. A largura aumentou em 4,5 cm e a distância entre eixos, em 3 cm. O volume do porta-malas passou de 449 para 525 litros. Segundo a Honda, o emprego de aços especiais reduziu o peso da carroceria em 22 quilos. 

O preço novo inicial de R$ 87,9 mil corresponde à versão Sport 2.0 com transmissão manual. A Sport CVT sobe para R$ 94,9 mil. Todas as outras usam sempre o câmbio CVT. São elas EX 2.0 (R$ 98,4 mil), EXL 2.0 (R$ 105,9 mil) e a topo de linha Touring 1.5 turbo (R$ 124,9 mil). Com essa versão mais completa e potente a Honda quer atingir consumidores de sedãs maiores tanto pelo desempenho como pelo nível de equipamentos. 

Além do motor turbinado e com injeção direta (importado), o Civic Touring traz banco do motorista com ajustes elétricos, teto solar, chave presencial com botão de partida a distância, assistente para pontos cegos, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, limpador de para-brisa com acionamento automático e faróis totalmente em LEDs. 

Toda a linha 2017 vem de série com ar-condicionado automático digital, câmera de ré, controles de áudio no volante, controlador automático de velocidade e rodas de liga leve de 17 polegadas. E todas as versões CVT trazem aletas para trocas de marcha atrás do volante. 

2ª fábria ainda em banho-maria

Por causa dos volumes atuais de vendas, a fábrica de Sumaré ainda montará por algum tempo toda a linha de automóveis Honda. Além do Civic, a unidade produz o HR-V, líder de vendas entre os utilitários esportivos, mais o hatch Fit e o sedã City. 

Sobre a possibilidade de abertura da fábrica de Itirapina (SP), erguida para montagem de Fit e também do HR-V mas ainda em stand-by por causa da retração do mercado interno, Akiyama diz: “Essa resposta tem de vir do próprio mercado.” Ele recorda que a unidade de Sumaré opera em dois turnos e ainda pode ter sua produção ampliada com horas extras e sem a necessidade de abertura de um terceiro turno. 

A fábrica de Itirapina ficou pronta no segundo semestre de 2015, conforme o cronograma inicial, mas teve sua inauguração adiada por tempo indeterminado.

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