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Honda CRF 450R 2013 traz diversas inovações técnicas

10/05/2013 - 10:47 - Roberto Brandão Filho / Agência INFOMOTO - FOTOS: Divulgação
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A primeira Honda CRF 450R com motor quatro tempos foi lançada em 2002, quando a família CRF substituiu a linha XR da marca nipônica. Desde então, o modelo top de competição triunfou em diversos campeonatos e se tornou uma das líderes de venda do cenário do Motocross. Em 2009, ela sofreu uma importante alteração e recebeu o PGM-FI, o sistema de injeção eletrônica da marca da asa.

A Honda foi a primeira fabricante a iniciar a produção em massa de motos de cross com quadro de alumínio em 1997. O objetivo principal era encontrar um equilíbrio ideal entre rigidez e agilidade. Desde então, a marca vem tentando mesclar uma pilotagem fácil com um chassi rígido para deixar seu modelo de motocross ainda mais rápido para 2013.

Os engenheiros da Honda Racing Corporation, a divisão de competições da fábrica japonesa, e os técnicos de desenvolvimento da Honda focaram o novo projeto da CRF 450R no piloto. Equiparam-na com tudo o que acreditavam ser necessário para que o piloto de fábrica, ou o amador, pudessem guiar mais rápido e por mais tempo. Com conhecimentos adquiridos nos trabalhos da equipe HRC no All-Japan Motocross Championship (campeonato Japonês de Motocross) – e com uma ajuda das subsidiárias da Europa e dos Estados Unidos, e também do sete vezes campeão do AMA Supercross Jeremy McGrath – a moto foi desenvolvida para os mais altos níveis de competição, onde um pequeno detalhe muda muita coisa.

Modelo 2013

Para este ano, a CRF 450R utiliza a sexta geração do quadro de alumínio de dupla trave, que foi totalmente reconstruído focado na centralização de massas. Além disso, a geometria foi revisada para aumentar a tração na dianteira e na traseira, assim como a maneabilidade nas curvas.

Por utilizar um garfo dianteiro invertido KYB pneumático, ou seja, a ar e sem molas, a nova versão da máquina off-road oferece uma grande versatilidade no acerto da suspensão dianteira, podendo variar de acordo com a configuração da pista facilmente. Na traseira, um compacto amortecedor KYB fica mais embaixo do quadro e opera via sistema Pro-Link da Honda com a nova balança traseira em alumínio, o que contribui ainda mais para o baixo centro de gravidade.

O propulsor monocilíndrico de 449 cm³ com injeção eletrônica foi reconfigurado para maior potência em baixas e médias rotações – sem a perda de força final – e ainda ganhou uma nova conexão entre o acelerador e a roda traseira, fator chave para conseguir o máximo de tração traseira possível. Além disso, o novo modelo recebeu ponteiras duplas de escapamento menores e mais curtas, o que contribui com a centralização de massa. Além disso, o modelo 2013 ficou mais esguio.

Chassis

O quadro de dupla trave de alumínio pesa somente 9,35 kg e é completamente novo. Foi totalmente projetado para centralizar massa e reduzir o centro de gravidade, tornando-a mais fácil de virar no solo e também no ar, em saltos. A junção da mesa do guidão (steering head) com o quadro está mais abaixo das barras de direção, muito mais próxima do centro que do topo, como no modelo anterior. Essa mudança altera as características de torção do chassi, melhora a tração, assim como o desempenho nas curvas.

Menos visíveis, mas mudanças no design tão importantes quanto as citadas acima incluem o fortalecimento longitudinal na montagem do sub-quadro traseiro que maximizam os benefícios da nova geração dos componentes da suspensão traseira.

A suspensão dianteira é outro item totalmente renovado para 2013. Ao equipar a CRF 450R com a suspensão pneumática invertida KYB na dianteira, 800g de peso foram economizadas devido à falta das convencionais molas dos garfos. Comprimir ar, ao invés de metal (molas), também reduz as perdas por atrito no interior dos tubos deslizantes, e o grande diâmetro de 32 mm do êmbolo do amortecedor, também melhora a sensibilidade e a qualidade da pilotagem.

Em comparação com o sistema convencional de molas, o garfo pneumático oferece uma resposta mais rápida na transição entre compressão e retorno. Isso faz com que a frente seja significativamente mais sensível às mudanças do terreno e que mantenha a dianteira em contato com o solo de maneira mais eficiente. O resultado é um melhor desempenho nas entradas de curva.

A pré-carga pode ser alterada através da válvula de ar montada sobre a parte superior da tampa do garfo, dispensando a necessidade de alterar a configuração da mola. A pressão que vem de fábrica, ou seja, Standard, é de 33psi, com pressão mínima de 32psi e máxima de 36psi; cada unidade a mais ou a menos equivale a um “click” na suspensão convencional. Assim como a maioria das máquinas de competição, ambas as suspensões, traseira e dianteira, são totalmente ajustáveis.

Um benefício adicional que a suspensão KYB PSF (Pneumatic Spring Fork) traz é na hora de transportá-la até a pista. O proprietário pode retirar completamente o ar da suspensão dianteira e “rebaixá-la”, deixando-a mais fácil de ser transportada. Tudo isso sem risco de danificar as vedações do garfo.

A nova balança traseira em alumínio proporciona maior rigidez nas partes frontal e central. O benefício trazido pela centralização das massas torna possível frear forte e mesmo assim manter a estabilidade. O novo subquadro traseiro de alumínio economiza cerca de 100g no peso total da motocicleta, e equipa o novo sistema de duplo escapamento. Os exaustores são menores e mais próximos do centro da moto.

Para contribuir ainda mais com a centralização de massa e deixar a CRF 450R com a sensação de ser mais leve, o radiador foi montando mais abaixo, além de ser menor e mais eficiente no arrefecimento do motor.

Motor

Mais força nas saídas de curva, um controle do acelerador mais refinado e uma melhor sensação de tração na roda traseira eram os principais objetivos dos engenheiros da Honda. Para aperfeiçoar o propulsor Unicam de quatro válvulas com arrefecimento líquido, houve uma melhoria na taxa de fluxo da gasolina através da cabeça do cilindro; a válvula de admissão foi refinada e oferece 3% a mais de fluxo, assim como o comando de válvulas, com mais sobreposição, que mantém a potência máxima em altas rotações, enquanto aumenta a produção de torque a baixos e médios giros.

O diâmetro e o curso continuam os mesmo 96 mm x 62.1 mm, mas o diâmetro das válvulas de escape aumentou – agora são 31 mm, 1 mm a mais que o modelo anterior – para oferecer os 3% a mais de fluxo do combustível. A taxa de compressão também foi elevada, de 12.0:1 para 12.5:1. O resultado é um motor que entrega 10% a mais de torque em baixa, com uma curva linear nas médias, sem perder potência em altas rotações.

Para aumentar a durabilidade do propulsor, os jatos de óleo do pistão utilizam dois buracos ao invés de um. Isso melhora o arrefecimento na parte inferior da peça. A saia do pistão passa por um processo no qual se aplica tensão de compressão na superfície metálica (shot-peening) utilizando dissulfureto de molibdênio (lubrificante de altas temperaturas) para reduzir a fricção. Já o novo formato da cabeça do pistão é o responsável pelo aumento da compressão.

Mercado

Com todas essas novidades técnicas, a CRF 450R está claramente focada para competições profissionais, mas pode ser muito bem aproveitada por consumidores que estão atrás de prazer, satisfação e diversão. Claro que toda essa tecnologia tem um preço. A nova motocicleta da Honda é importada e pode ser encontrada na rede de concessionárias da marca por R$ 36.416,85, com base no Estado de São Paulo, excluindo despesas de frete e seguro, na cor vermelha.

Ficha Técnica Honda CRF 450R

Motor Monocilíndrico, Uni-cam, 4 tempos, arrefecimento liquid
Capacidade 449.7cm³
Diâmetro x Curso 96.0mm x 62.1mm
Taxa de compressão 12.5:1
Potência Máxima 52cv a 8.500 rpm
Torque Máximo 4,86 kgf.m a 6.500 rpm
Alimentação Injeção eletrônica
Capacidade do tanque 6.4 litros de gasolina
Embreagem Multidisco banhada em óleo
Transmissão 5 velocidades, por corrente
Chassi 
Quadro Dupla trave de alumínio
Dimensões (CxLxA) 2191 x 827 x 1271mm
Entre-eixos 1492 mm
Ângulo de caster 27⁰
Trail 116 mm
Altura do banco 953 mm
Distância do solo 330 mm
Peso em ordem de marcha 111 kg

Suspensão 
Dianteira Garfos pneumáticos invertidos KYB de 310 mm de curso, totalmente ajustáveis
Traseira Monoamortecedor KYB de 133.5 mm de curso, totalmente ajustável
Pneus
Dianteiro Rodas raiadas, 80/100-21
Traseiro Rodas raiadas, 120/80-19
Freios 
Dianteiro Disco de 240 mm com pinça de dois pistões
Traseiro Disco de 240mm com pinça de um pistão
Preço R$ 36.416,85
Cor Vermelho

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