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Honda destaca nova cor e grafismos na Honda CRF 1100L Africa Twin 2024

24/10/2023 - 15:05 - Mário Salgado - Fotos: Divulgação Honda Motos
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Ainda sem nenhum lançamento expressivo para 2023/2024, a Honda continua sua investida em divulgar apenas novas cores para suas motos. E assim está sendo com a sua big trail Africa Twin. Agora, na versão 2024, ela continua duas versões, diferenciadas basicamente pela dimensão do tanque de combustível, com 18,8 litros na versão normal e 24,8 litros na Adventure Sports. Em todas há possibilidade de optar entre o câmbio convencional ou o câmbio DCT - Dual Clutch Transmission.

Para o modelo 2024, a CRF 1100L Africa Twin e CRF 1100L Africa Twin DCT ganham a cor Azul Metálico Glint Wave, além da Preto Fosco Matt Ballistic. A versão Adventure Sports será oferecida na Branco Perolizado Pearl Glare. A disponibilidade na rede de concessionários Honda está prevista para novembro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem e com a comodidade do Honda Assistance, que garante assistência 24 horas no Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, e Uruguai. Os preços sugeridos (base SP) e cores disponíveis são as seguintes:
 
CRF 1100L Africa Twin (Azul Metálico Glint Wave e Preto Fosco Matt Ballistic): R$ 81.110,00
CRF 1100L Africa Twin DCT (Azul Metálico Glint Wave e Preto Fosco Matt Ballistic): R$ 88.100,00
CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES (Branco Perolizado Pearl Glare) R$ 102.130,00
CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES DCT (Branco Perolizado Pearl Glare) R$ 109.130,00
 

Dotada de comando do acelerador TBC - Throttle By Wire, a CRF 1100L Africa Twin se vale de uma plataforma inercial IMU – Inertial Measurement Unit de seis eixos, responsável pela gestão do sistema HSTC - Honda Selectable Torque Control e dos Riding Modes – TOUR, URBAN, GRAVEL e OFFROAD, além do USER 1 e 2, personalizáveis. O motor bicilíndrico paralelo SOHC tem 8 válvulas acionadas pelo comando Unicam. Arrefecido a líquido, a potência máxima é de 99,3 cv a 7.500 rpm de potência com 10,5 kgm.f de torque a 6.000 rpm. O sistema de lubrificação é forçada por bomba trocoida e a alimentação por injeção eletrônica PGM-FI. As Africa Twin com transmissão convencional tem câmbio de seis marchas com embreagem deslizante. Nas Africa Twin com DCT a embreagem é dupla e as marchas também são seis, com acionamento automático ou por teclas no punho esquerdo.
 
O chassi de tubos de aço tem arquitetura berço semi-duplo, com sub-chassi de alumínio. A suspensão dianteira Showa invertida permite curso de 230 mm para a roda e conta com tubos de 45 mmØ, sendo ajustável na pré-carga da mola, extensão e compressão. O conjunto mola-amortecedor traseiro tem ajuste de pré-carga da mola, extensão e compressão. Vinculada ao sistema Pro-Link®, a balança de suspensão de alumínio dá à roda curso de 220 mm. Na versão Adventure Sports ES as suspensões tem controle eletrônico Showa EERATM que ajustam em tempo real o amortecimento.
 
Quanto aos freios, a função Cornering ABS aprimora o comportamento do sistema em curvas. O disco dianteiro tipo wave de 310 mmØ tem cálipers Nissin de quatro pistões e montagem radial. O disco traseiro, também de tipo wave, com 256 mmØ, tem cáliper de pistão simples. As rodas de todas as versões da Africa Twin são raiadas com aros de alumínio, dianteira com 21 polegadas e pneu medida 90/90-21M/C, traseira aro 18 polegadas e pneu medida 150/70B. Nas versões Adventure Sports os pneus são do tipo Tubless. O peso em ordem de marcha da CRF 1100L Africa Twin é de 206 kg a seco, a versão Adventure Sports pesa 215 kg a seco. Em ambas versões, o câmbio DCT acrescenta 10 kg ao peso total.
 
A ergonomia é destaque nas Africa Twin, e especial atenção foi dedicada a preservar a porção anterior do banco (regulável em altura) o mais estreita possível, facilitando o apoio dos pés no solo em manobras de estacionamento. A rica dotação destinada informar e auxiliar o piloto na gestão da motocicleta é outro ponto alto, e neste aspecto é relevante mencionar o painel MID - Multi Information Display, com tela TFT de 6,5 polegadas colorida touchscreen, que possibilita o controle dos Riding Modes. Equipamento padrão das Africa Twin são o Apple CarPlay® e Android Auto™, idem o sistema ESS (Emergency Stop Signal) e o cruise control. A iluminação é full LED, com indicadores de direção de desativação automática. Exclusividade da versão CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports é o para-brisa mais alto e protetivo, regulável em cinco posições.

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