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Ela oferece ao motociclista mais exigente o que há de mais moderno em termos de conforto e sofisticação, além de um bom pacote eletrônico. A moto conta com motor de seis cilindros opostos (boxer) de 118 cavalos de potência máxima. E, em relação à segurança traz airbag, freios ABS e sistema Dual CBS (Combined Brake System), que evitam o travamento das rodas. O preço sugerido é de R$ 92.000.
Importada do Japão, a Gold Wing 2012 da Honda não tem, por exemplo, controle de tração, ajuste eletrônico da suspensão dianteira, sistema de navegação; faróis direcionais e parabrisa elétrico. Mas, oferece outros luxos como piloto automático, regulagem de altura do farol, marcha a ré com acionamento elétrico e ajuste eletrônico da pré-carga da mola.
Para desfrutar da viagem a moto oferece um sofisticado sistema de som, com seis alto-falantes e que agora pode se conectar a dispositivos USB e smartphones como iPhone. São tantos os botões que comandam o som que motociclista pode ser transformar em DJ. O perigo é se distrair de seu foco principal, que é a pilotagem.
Avaliação dinâmica
Mas não vou ficar aqui descrevendo todas as mudanças estéticas e funcionais adotadas no modelo 2012. O importante mesmo é saber como é rodar com a Gold Wing. Por isso nada melhor que pilotá-la por estradas bem asfaltadas, sinalizadas e, de quebra, com sol e céu azul, e uma boa companhia.
O destino escolhido foi Caraguatatuba, no litoral Norte de São Paulo. No total, foram percorridos quase 400 quilômetros, o que ainda é pouco para esta grã turismo. Rodando pelas rodovias Ayrton Senna, Carvalho Pinto e Tamoios (esta com vários quilômetros em obras), o motor não deixou a desejar e o consumo girou na casa dos 16 km/l, projetando uma autonomia de cerca de 400 Km. O propulsor OHC (Over Head Camshaft), de 1.832 cm³, seis cilindros opostos, 12 válvulas (duas por cilindro), produz potência máxima de 118 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 17 kgf.m a 4.000 rpm para empurrar os quase 400 kg da Gold. A título de comparação, um sedã como o Honda Civic, que pesa três vezes mais (1286 kg), tem 17,5 kgf.m a 4.600 rpm. Ou seja, a moto carrega uma usina de força pronta para entrar em operação e encarar a estrada com muita desenvoltura, mesmo com garupa e bagagem. Aliás, na atual versão a capacidade total de bagagem aumentou de 147 para 150 litros nos três bagageiros. Mesmo em baixas rotações, o motor “enche” com vigor e rapidez. Ainda bem que a garupa tem um confortável assento e um belo encosto para se apoiar nas acelerações mais fortes. Como o grande barato desta moto é viajar com uma bela companhia, é comum até que a garupa durma enquanto o piloto acelera em retas e contorna curvas, de preferência bem abertas. Falando nisso, a Gold também é boa de curva. Apesar de 1,7 m de entre-eixos, o baixo centro de gravidade mantém a moto grudada no chão e com bom ângulo de inclinação. Ela não é uma esportiva, mas se o piloto precisar girar o acelerador com vontade, e tiver habilidade, é melhor sair da frente.
Ciclística equilibrada
O conjunto ciclístico está ancorado em um chassi do tipo Diamond feito em alumínio de dupla trave, que oferece maior rigidez estrutural e colabora muito com a estabilidade do conjunto. A suspensão surpreende pela eficiência sem perder a maciez e bom desempenho. Assim, a Gold Wing roda sem trancos e solavancos. Na dianteira, garfo telescópico, com 140 mm de curso e sistema "anti-dive", que controla a velocidade de compressão e retorno dos amortecedores, reduzindo o efeito "mergulho".
Já a traseira, com 105 mm de curso, traz monobraço de alumínio, aliado ao monoamortecedor com o sistema Pro-Link da honda, que isola o chassi dos impactos e torções registrados durante a pilotagem. A pré-carga da mola da suspensão traseira pode ser ajustada em até 26 posições e duas memórias.
Freios eficientes
Os freios são um capítulo à parte e extremamente precisos. Na dianteira, dois discos flutuantes de 296 mm na dianteira e 316 mm na traseira, todos mordidos por pinças de três pistões. Mas só de saber que a moto oferece sistema de freios ABS, o motociclista já se sente mais seguro, pois sabe que terá condições de controlar a Gold Wing em situações críticas, mesmo com pisos irregulares ou com menor atrito.
Aliado ao ABS, está o sistema Dual CBS (Combined Brake System), que controla e distribui a frenagem entre a roda dianteira e a traseira. Ao apertar o manete dianteiro ou acionando o pedal de freio traseiro, o sistema será responsável por frenagens progressivas, seguras e eficientes. Para melhorar a estabilidade, o modelo de turismo da Honda usa rodas de liga leve dianteira de 18’’ e traseira de 16’’, respectivamente com pneus sem câmara 130/70R e 180/60R. Ainda falando sobre segurança a Gold Wing é a única moto no mundo equipada com airbag.
Itens de série e mercado
A GL 1800 Gold Wing conta com um completo painel de instrumentos formado por velocímetro, tacômetro, indicadores de nível de combustível e temperatura do motor. Mais abaixo está o mostrador digital que tem, entre suas funções, hodômetro total e dois parciais, ajuste da luminosidade do mostrador, relógio, medidor de temperatura ambiente, indicador de abertura dos compartimentos de bagagem e sistema de som. Além é claro de complexos comandos nos punhos. Para entender a finalidade de cada um dos 21 botões e dois seletores, a Gold Wing conta com um completo manual do proprietário com cerca de 300 páginas.
Disponível nas cores preta e branca perolizada, a GL 1800 Gold Wing 2012 tem preço público sugerido de R$ 92.000, com base no Estado de São Paulo e não inclui despesas com, frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.
Suas principais concorrentes são BMW K 1600 GTL (R$ 108.500), Kawasaki Concours 14 (R$ 74.990) e Harley-Davidson Electra Glide Ultra Limited (R$ 68.400).
FICHA TÉCNICA Honda Gold Wing
Motor: OHC, 4 tempos, com 6 cilindros contrapostos, 12 válvulas (2 por cilindro), arrefecimento a líquido
Transmissão: Eixo-cardã de cinco velocidades
Alimentação: Injeção eletrônica
Partida: Elétrica
Potência: 118 cv a 5.500 rpm
Torque: 17 kgf.m a 4.000 rpm
Diâmetro e curso: 74 mm x 71 mm. Taxa de compressão: 9,8:1
Suspensão: Garfo telescópico, com 140 mm de curso, na dianteira; monoamortecedor, com 105 mm de curso, na traseira
Freios: Duplo disco de 296 mm de diâmetro e pinça de três pistões (dianteiro) e disco de 316 mm de diâmetro e pinça de três pistões (traseiro).
Rodas e pneus: 130/70 R18 M/C (63H) na dianteira e 180/60 R16 M/C (74H) na traseira.
Dimensões: 2.629 mm de comprimento, 945 mm de largura e 1.455 mm de altura. Entre-eixos de 1.690 mm, 125 mm de altura para o solo e 740 mm de altura do assento ao solo
Peso: 387 kg
Capacidade cúbica: 1.832 cm³
Chassi: Diamond, em alumínio.
Tanque: 25,5 litros (reserva de 4,6 litros).
Cores: Preta e branca perolizada.
Preço: R$ 92.000, base Estado de São Paulo. Não inclui despesas com óleo, frete e seguro.
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