• Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Honda lança sport-touring com motor V4: a VFR 1200F

23/10/2009 - 16:05 - Arthur Caldeira/ Agência INFOMOTO
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

Assim que o pano que cobria uma das surpresas da Honda no Salão de Motos de Colônia 2008 caiu, uma motocicleta futurista com linhas que lembravam as motos dos heróis japoneses apareceu e surpreendeu a todos os presentes. Mal podíamos imaginar que um ano depois, aquele conceito V4 tornaria-se realidade.  Seguindo o mesmo design ousado, a Honda apresentou na última semana a nova VFR 1200F, uma sport-touring que promete revolucionar o mercado.

Desenvolvida como uma moto esportiva para percorrer longas distâncias sem cansar o piloto, a VFR 1200F impacta primeiramente pelo seu design. Foge dos ângulos retos e segue a tendência de linhas arrendondadas de outras esportivas da marca como a CBR 1000RR. Traz um belo conjunto óptico com um formato de “X” na dianteira e a carenagem conta com um grande para brisa integrado para proteger o piloto do vento. Na traseira, o conjunto de lanterna e piscas sutilmente reproduz a forma do farol dianteiro.

Conceitos de desenvolvimento

Centralização de massas, total controle por parte do piloto e eficiência aerodinâmica foram os princípios básicos que nortearam o desenvolvimento da nova sport-touring japonesa. Para garantir a concentração de peso, a VFR 1200F aposta em um quadro de dupla trave superior de alumínio, leve e ao mesmo tempo rígido o suficiente para garantir a estabilidade. Ao quadro está preso o coração dessa máquina: um motor V4 de arquitetura inovadora.

Para aproveitar desta centralização de massas, a Honda desenhou um motor de quatro cilindros em “V” bastante estreito: no qual os dois cilindros traseiros são colados um ao outro e os dianteiros, mais espaçados. Com isso, as pernas do piloto encaixam-se melhor e com a altura do assento de 815 mm garante um melhor controle para o piloto.

O motociclista também vai poder controlar com mais precisão as respostas desse V4 de exatos 1.273 cm³ de capacidade por meio de um acelerador eletrônico que, além de mais precisão, proporciona economia de combustível, segundo a Honda. Com refrigeração líquida e comando simples no cabeçote, uma qualidade desse e outros motores em V é o grande torque à disposição: no caso dessa VFR 1200F são mais de 13 kgf.m a 8750 rpm.

Mas o grande benefício para uma moto feita para viajar é a curva linear de torque que, de acordo com a Honda, coloca mais de 90% dessa “força” a disposição do piloto a partir de 4.000 rpm.  Resultando em menos trocas de marchas no câmbio de seis velocidades e mais agilidade para retomadas e ultrapassagens.

Se o torque elevado garante conforto ao piloto, o desempenho esportivo fica por conta dos 172 cv a 10.500 rpm produzidos pelo V4. Número realmente impressionante para uma sport-touring. Cumprindo com o objetivo da nova VFR 1200F ser uma moto esportiva para viajar. Um moderno e leve eixo-cardã faz o papel de transmissão final, completando o conjunto motriz da nova Honda.

Mais conforto

Para manter o piloto confortável e a moto estável a balança traseira é mais longa que as convencionais e traz um único amortecedor ajustável. Na dianteira, garfo telescópico de 43 mm de diâmetro com 120 mm de curso, também ajustável.

Completam na tarefa, pneus radiais esportivos sem câmara nas medidas 120/70, na frente, e 190/55, atrás. Ambos calçados em rodas de alumínio de 17 polegadas.

Para parar toda a potência do motor e os 267 kg a seco da nova moto a Honda dotou o modelo com freios de última geração. Com sistema combinado e ABS, tem disco duplo de 320 mm de diâmetro com pinças de seis pistões na dianteira e disco simples de 276 mm mordido por pinça de dois pistões na traseira.

Com previsão de chegada ao mercado europeu no início do próximo ano, a VFR 1200F não tem preço definido. Essa primeira versão que será comercializada ainda será equipada com câmbio manual. Segundo informações da empresa, outra versão equipada com o câmbio automático, com duas embreagens lançado recentemente, deve chegar ao mercado posteriormente.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados