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Honda PCX 150 traz motor econômico e estilo

04/01/2013 - 09:56 - Carlos Bazela / Agência INFOMOTO - FOTOS: Divulgação / Agência INFOMOTO
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No final do ano passado, a Honda apresentou as novidades do seu line up para o Brasil. Entre elas, está o PCX 150, voltado para quem busca um scooter com dimensões maiores do que as do Lead 110 e também mais potência. O modelo será produzido na fábrica da Honda em Manaus (AM) e chega às concessionárias em abril trazendo consigo um inédito sistema que desliga o motor quando parado para poupar combustível. O sistema foi batizado pela montadora de “Idling Stop”.

Embora o modelo que virá ao Brasil seja feito com base no scooter produzido na Tailândia, o PCX 150 tem um design com estilo europeu, mercado onde estreou em 2012 como uma alternativa à versão de 125cc. Com linhas modernas, o novo scooter da Honda chama a atenção por eliminar o vão existente entre o assento e o escudo frontal, presente na maioria dos veículos do gênero, inclusive no seu “irmão menor” o Lead 110. Mesmo assim, o modelo conserva a mesma postura de pilotagem ereta do segmento, embora os pés do piloto fiquem separados por um túnel central.

No PCX 150, o próprio conceito do escudo foi revisto. Eliminado, melhor dizendo. Nele, as proteções colocadas acima dos estribos, em conjunto com a carenagem frontal composta por vincos acentuados, dissipam o vento que viria na direção do piloto, protegendo-o de uma forma diferente do convencional “paredão”, que caracteriza a maioria dos scooters.

A lanterna dianteira complementa a proposta de visual moderno. Em forma trapezoidal, o conjunto ótico integra os piscas dianteiros, eliminando peças salientes e ajudando a criar a impressão de que todo o corpo do PCX 150 foi esculpido em um único bloco. As rodas de liga leve de 14 polegadas (com pneus 90/90 da dianteira e 100/90 na traseira) completam o conjunto e são uma vantagem para conviver com os buracos de nossas ruas.

Economia inteligente

O PCX 150 conta com um propulsor monocilíndrico de 153 cm³ refrigerado a líquido e com comando simples no cabeçote (SOHC). O motor, alimentado por injeção eletrônica, é capaz de gerar 13,6 cv a 8.500 rpm com torque máximo de 1,42 kgf.m a 5.250 rpm. Tudo isso obtido com um único foco em mente: a economia de combustível. Segundo a Honda, o scooter, que tem tanque com capacidade para 5,9 litros, é capaz de rodar cerca de 40 quilômetros por litro.

Para garantir o baixo consumo, a marca japonesa recheou o PCX 150 com uma série de novidades mecânicas que incluem peças redimensionadas para reduzir a fricção no motor. Como por exemplo, um pistão mais leve que reduz o atrito com as paredes do cilindro, uma ventoinha menor que otimizou o funcionamento do radiador e rolamentos especialmente desenhados para diminuir o atrito no conjunto de transmissão.

Além disso, a grande novidade do novo scooter da Honda é o “Idling Stop”, algo equivalente a parada por ociosidade, em português. Ativado por meio de um dispositivo no manete da mão direita, o inédito sistema faz com que o motor do PCX 150 pare de funcionar após três segundos de inatividade e religando-o em seguida após o primeiro movimento do acelerador. Um sistema já usado em carros como o sofisticado Audi A1 e chamado de start-stop.

Na prática, o sistema se assemelha à função “stand-by” dos aparelhos eletrônicos. Da mesma forma que a sua televisão parece desligada quando aquela luz vermelha está acesa no display, mas mantém funções básicas para ser religada. Quando o piloto gira o acelerador o propulsor “religa” com força total. Assim, o sistema reduz o consumo de combustível.

Conforto de moto grande

O desenho moderno e a economia de combustível não foram os únicos tópicos que a Honda levou em conta na hora de criar o PCX 150. Montado sobre um chassi tubular do tipo underbone – o que justifica o túnel central entre as pernas do piloto – o scooter oferece um assento em dois níveis que inclui um apoio para a base da coluna do piloto. Um item que, até então era comum por aqui em modelos de porte maior, como o Dafra Citycom 300i e os Burgman 400 e 650 da Suzuki.

Nos freios, o PCX apresenta o Combined Brake System, sistema que distribui igualmente a carga exercida sobre o disco dianteiro de 220 mm de diâmetro com pinça de três pistões e o tambor traseiro com diâmetro de 130 mm para assegurar frenagens precisas e eficazes.

Com a chegada do novo produto ao mercado, o fabricante oferece uma opção para seus clientes que buscavam um scooter com maior desempenho que o Lead 110. Por enquanto, a Honda não divulgou o preço, porém quem busca o desempenho, a economia e a modernidade do PCX terá que pagar por isso, ainda mais que ele está sozinho na sua categoria.

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