• Terça-feira, 3 de Agosto de 2021
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Humvee 1986: vimos de perto um legítimo exemplar de guerra

29/06/2021 - 19:48 - Texto e fotos: Mário Salgado
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

Se você viveu nos anos 1990, foi testemunha da Guerra do Golfo. E um dos ícones bélicos foi o jipe Humvee. Achamos um exemplar aqui em Campo Grande e agora trazemos todos os detalhes desse gigante que está rodando pelas ruas da nossa Capital Morena. Abaixo, vocês podem conferir um vídeo exclusivo com essa raridade.

Um pouco de aula de história

O Exército dos Estados Unidos da América anunciava em 1979 seus parâmetros para o High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle (HMMWV) ou veículo multiuso com rodas de alta mobilidade, destinado aos segmentos entre 250 e 1.250 kg de capacidade. Os padrões incluíam, entre outros, vão livre mínimo do solo de 410 mm, inclinação máxima de 60 graus e resistência a trechos alagados de 76 cm de profundidade. Embora mais de 60 empresas tenham-se interessado, só três desenvolveram protótipos: AM General (do grupo American Motors Corporation, AMC), Chrysler Defense e Teledyne Continental. O projeto da Teledyne, baseado no Cheetah da Mobility Technology, daria origem ao Lamborghini LM002 de produção.

Com motor Detroit Diesel V8 a diesel de 6,2 litros em posição central-dianteira, peso de 2.400 kg e capacidade de 1.100 kg, a proposta da AM venceu a concorrência e o governo requisitou mais veículos para testes. Aprovado seu projeto, a empresa foi contratada para fornecer um lote inicial de 2.334 jipes dentro de um plano de 55.000 unidades em cinco anos. A produção tinha início em janeiro de 1985. O modelo dessa reportagem é 1986.

A Operação Tempestade no Deserto fez a fama do Humvee entre o público, mas o ator Arnold Schwarzenegger pode ser considerado responsável por sua versão civil: após dirigir o jipe militar, ele sugeriu ao presidente da AM Jim Armour que havia ali um sucesso comercial. Em março de 1992 aparecia sua versão para o público, chamada de Hummer — nome que já aparecia nos primeiros protótipos para o Exército.

Todos os detalhes do Humvee

O HMMWV ou Humvee, como a sigla passou a ser grafada para fácil pronúncia, usa chassi de aço com carroceria de alumínio. O motor e a transmissão automática de três marchas, que usavam montagem elevada em relação ao chassi, estão praticamente no meio dos quatro ocupantes. A suspensão independente por braços sobrepostos à frente e atrás sustenta as rodas pela parte superior, de modo a elevar as semiárvores e atender ao vão livre exigido.

A tração integral permanente tem diferenciais Torsen, dianteiro e traseiro, e um diferencial central com bloqueio: o Humvee podia seguir adiante mesmo com aderência de apenas uma roda ao solo. Os grandes pneus de 37 polegadas de diâmetro eram do tipo que roda furado (run-flat) e, em algumas versões, podiam ser inflados ou desinflados por um sistema central a fim de adequar o veículo a terrenos pedregosos ou com areia. Os freios tinham discos internos, montados junto aos diferenciais.

Seu tamanho é descomunal perto de qualquer utilitário esporte, com 2,20 metros de largura, 1,96 m de altura e 3,30 m de distância entre eixos, embora não pelos 4,69 m de comprimento. Pesa mais de 2,7 toneladas. O motor Detroit Diesel de 6,2 litros com potência de 150 cv e torque de 34,7 m.kgf, usa uma caixa automática General Motors, com recursos de transmissão, suspensão, freios e pneus — até mesmo o sistema central de enchimento.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2002-2021 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados