• Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Imponente e potente, a Kawasaki Z1000 chega ao País

29/08/2010 - 00:06 - Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

Desde o início do ano especula-se sobre a chegada de novas big-naked (motos com grande capacidade cúbica e sem carenagem) ao mercado brasileiro. Era dada como certa a importação da Honda CB 1000R, que até agora não chegou, e até insinuações sobre a vinda da Yamaha FZ8. Mas quem saiu na frente nesta briga de alta cilindrada foi a Kawasaki. A Casa de Akashi já vende no Brasil a nova versão da Z1000, que foi apresentada oficialmente no Salão de Motos de Milão, no final de 2009.

A moto traz como destaques o visual extremamente arrojado, quadro confeccionado em alumínio e novo motor de quatro cilindros com 138 cv de potência máxima. A nova big-naked, vendida apenas na cor preta, com detalhes em prata, tem preço sugerido de R$ 46.900 para a versão standard, e R$ 49.990 para o modelo equipado com sistema de freios ABS.

Nova da “cabeça aos pés”, a Z1000 2010 chama a atenção pela sua estética mais radical. A moto está mais encorpada, musculosa. Isso fica evidente pelo desenho do tanque e também pelo design das aletas laterais, que faz o piloto “vestir” a nova versão do modelo Kawasaki. Os escapes laterais são mais curtos que os dos modelos tradicionais e oferecem uma melhor distribuição de peso. A peça está perfeitamente dentro do novo conceito estético da moto e, de quebra, deixa boa parte da roda traseira à mostra. Para completar o conjunto painel de instrumentos em cristal líquido, lanterna traseira com LEDs, rodas de liga leve e spoiler sob o motor.

Novo motor de 138 cv

Outro ponto de destaque da Z1000 é o novo motor de quatro cilindros em linha. Agora o propulsor atinge 138 cv a 9.600 rpm de potência máxima e 11,2 kgf.m a 7.800 rpm de torque máximo. Com duplo comando no cabeçote (DOHC), 16 válvulas, o motor é refrigerado a água e tem 1.043 cm³ de capacidade.

Para dar mais rapidez e melhorar a entrega de potência, a big-naked está equipada com sistema de injeção eletrônica. Só para comparar, a Z1000 tem praticamente a mesma potência da Ducati 848 Evo, superesportiva italiana de 140 cv, e a força semelhante a de uma Boulevard 1500, a big-custom da Suzuki.

Quadro em alumínio e freios ABS

No modelo 2010, a Z1000 ganhou um novo quadro de dupla trave superior em alumínio projetado especialmente para esta big naked da Kawasaki. As traves passam sobre o motor, permitindo uma construção geral mais estreita que facilita o encaixe dos joelhos para um controle maior do piloto.

Na parte ciclística, a dianteira tem discos ventilados de 300 mm, pressionados por pinças de fixação radial de quatro pistões, e suspensão invertida totalmente regulável, da grife Showa. Na traseira, monoamortecedor da Showa é montado quase na horizontal. O freio traseiro apresenta disco simples de 250 mm com único pistão, também com fixação radial. Há ainda à venda uma versão com freios ABS. Suas principais concorrentes no mercado nacional são BMW K 1300 R (a partir de R$ 64.900) e a Suzuki B-King (R$ 52.900). A BMW ainda oferece os freios ABS, equipamento indisponível na Suzuki. Porém ambas têm motores de maior capacidade cúbica.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados