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A entidade acaba de divulgar o ranking 2011 de consumo de combustível e eficiência energética dos veículos comercializados no País e informou, também, que houve uma melhora de 3% no nível geral de consumo de combustível dos modelos inscritos voluntariamente pelos fabricantes e importadores. Destacou, também, que de 2010 para 2011, 14 modelos melhoraram suas performances segundo os critérios avaliados, ou seja, 21% dos participantes registraram evolução tecnológica.
A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, um selo com o carimbo do INMETRO, mostra informações sobre o desempenho do automóvel em relação ao gasto médio na cidade, o chamado ciclo urbano, e na estrada em km/l e classifica o modelo de acordo com seu nível de consumo.
Para a certificação, o INMETRO divide os modelos em oito categorias: subcompacto, compacto, médio, grande, esportivo (que não teve representantes na categoria para 2011), fora-de-estrada, comercial leve e comercial derivado de carro de passeio.
A avaliação atribui notas de A a E, sendo que o classificado com o selo A é o veículo mais econômico e E o de maior consumo. Entre os chamados grandes, a nota máxima foi obtida pelo Ford Fusion Híbrido (12,6 km/l de gasolina), atual lançamento da montadora, enquanto o Kia Cerato registrou nos testes de avaliação 10,3 km/l de gasolina, na versão com câmbio automático e 10.6 km/l na manual. O Renault Fluence, que começa a ser vendido no Brasil em 2011, alcançou a marca de 6,9 km/l de álcool e o Toyota Corolla, que fez 7,0 km/l de álcool, na versão com câmbio manual e 7,1 km/l, na versão com câmbio automático.
Nas outras categorias os resultados foram os seguintes:
Sub-Compacto – Uno Mille (único com nota A na categoria)
Compacto – Gol e Siena, ambos com nota A
Médios – Renault Logan – único a ter nota A (8,0 Km/l – álcool)
Nos grupos Comercial leve e Comercial derivado de carro de passeio, não houve nenhuma nota A.
Entre os fora-de-estrada o destaque foi o Kia Sorento, único com nota A – 8,1 km/l de gasolina
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