• Sábado, 14 de Dezembro de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Inovação brasileira unifica o cenário de recarga para Veículos Elétricos

19/09/2023 - 16:10 - Redação
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

O crescente mercado de veículos elétricos no Brasil tem sido marcado por um desafio cada vez mais evidente: a fragmentação dos serviços de recarga. Com a diversidade de modelos disponíveis e a expansão da infraestrutura, os proprietários de carros elétricos precisam lidar com múltiplos aplicativos, para cada estação de carregamento de diferentes marcas ou até mesmo para a localização dos eletropostos. No entanto, desde 2021 o Brasil conta com uma solução para esse cenário, que unifica as necessidades dos usuários em um único serviço: o aplicativo Elev. Em novos testes, a empresa busca trazer uma solução integrada para todo o usuário de carro elétrico no Brasil.

Esse problema tem ficado cada vez mais evidente no mercado, principalmente com o aumento dos veículos elétricos em circulação e o barateamento dos preços, além do avanço de fábricas para a produção nacional destes automóveis. Segundo os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), no mês de julho, as vendas atingiram um recorde histórico de 7.462 emplacamentos, representando um aumento de 138% em relação ao mesmo período de 2022. Além disso, segundo os dados da associação, temos um total de 3.500 eletropostos públicos e semipúblicos instalados até junho de 2023, de diversas marcas e com aplicativos individuais.

"O momento para os carros elétricos é agora. Nós temos clareza disso e temos certeza que veremos cada vez mais esse cenário com a quantidade de veículos vendidos e, ao mesmo tempo, com a divulgação de modelos 100% elétricos. Hoje basta ligar a televisão para acompanhar que boa parte dos veículos divulgados na mídia são elétricos. Essa deixou de ser uma tendência, é uma realidade", afirmou Pedro Lopes, sócio-diretor da Elev.

Ele também ressalta que a multiplicação de aplicativos semelhantes para serviços específicos é um padrão observado em diversos setores, como o de streaming de vídeo. Mas destaca que para o carregamento dos carros elétricos isso se torna algo desnecessário e custoso não apenas para os usuários, como para as empresas que fornecem o serviço de recarga.

"Um dos grandes problemas é em relação aos custos do processo. As próprias empresas de instalação de carregadores acabam gastando muito mais do que o necessário para a administração do serviço. Isso torna-se algo custoso, e que gera entraves para o crescimento do segmento", explica Ricardo David, também sócio-diretor da Elev.

Ricardo ressalta que o momento é propício para a atuação da Elev, já que o mercado de carros elétricos continua a crescer exponencialmente. Algo que ficou ainda mais evidenciado com a chegada da Build Your Dreams (BYD) no Brasil, que com o lançamento do seu modelo Dolphin, gerou um efeito dominó de quedas de preços em todo o mercado. Segundo o executivo, a situação atual é similar àquela vivida pelo setor de delivery antes do surgimento de serviços centralizados como o iFood.

"Antes do surgimento de grandes empresas do setor de delivery, com os aplicativos centralizados, nós tínhamos a mesma fragmentação de mercado: cada site ou aplicativo de restaurante oferecia um menu e nenhum restaurante conseguia alcançar todos os consumidores de forma equilibrada, centralizando o serviço. É esse o grande diferencial do nosso aplicativo", defendeu o executivo.

Além disso, a Elev vai além de apenas fornecer a funcionalidade de ser um super aplicativo com o fornecimento de eletropostos de marcas diferentes, sendo uma das pioneiras no Brasil no mapeamento de eletropostos espalhados pelo país, indicando ao usuário qual o posto mais próximo, independente da marca, com reviews atualizados sobre o estado do eletroposto.

WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados