Encontre produtos e serviços para seu veículo.
Adesivagem Ar Condicionado Auto Elétricas Auto Escolas Auto Mecânicas Auto Peças Auto Postos Auto Vidros Chaveiros Corretoras de Seguro Despachantes Escapamentos Ferro Velho Funilaria e Pintura Guincho Insulfilm Lavagem e Polimento Locadoras Martelinho de Ouro Moto Peças Radiadores Recuperadoras Rodas, Pneus e Cia Som e Acessórios Tapeçaria Táxi Velocimetros Vistoria e InspeçãoSabe qual o melhor recurso de um veículo novo? Tecnologia. Seja ela para oferecer mais eficiência, segurança ou mesmo conforto, esses recursos deveriam ser o primeiro item a ser observado na aquisição de um novo modelo, seja um automóvel ou mesmo, principalmente, um caminhão.
Já pensou na hora de manobrar um caminhão? Para facilitar o controle e precisão do sistema de direção dos caminhões surge uma inovação técnica que vai ajudar o motorista. O novo sistema combina o já tradicional controle hidráulicocom um motor elétrico que amplia a exatidão na condução.
Um motor elétrico controlado eletronicamente, acoplado ao eixo de direção é a inovação tecnológica principal do Volvo Dynamic Steering. O motor elétrico, que funciona em conjunto com a direção hidráulica do caminhão, tem um máximo de 25 Nm de torque, sendo sua unidade de controle eletrônico regulada milhares de vezes por segundo.
"Esta tecnologia patenteada pela Volvo beneficia o motorista de caminhão em todas as condições operacionais. Na estrada o sistema de direção dinâmico oferece estabilidade direcional imbatível. Em velocidades baixas, até mesmo um caminhão carregado é tão fácil de dirigir que você pode fazê-lo com um dedo ", diz ClaesNilsson, presidente da Volvo Trucks.
Benefícios do sistema podem ser resumidos em quatro pontos
Em baixas velocidades, o motor elétrico assume o trabalho dos músculos do motorista. Em vez disso, o motorista pode relaxar e dirigir sem ter que esticar seus braços e ombros. Outro benefício é que o Volvo Dynamic Steering centraliza automaticamente o volante, mesmo quando revertendo
Irregularidades na superfície da estrada, tais como rachaduras e buracos, são amortecidas pelo sistema. Isto significa que a direção torna-se mais estável, uma vez que o condutor não tem que compensar com constantes ajustes os ruídos da pista para o volante.
Na estrada esse controle preciso leva a uma maior estabilidade direcional, o que por sua vez dá ao condutor uma experiência de condução mais descontraída com o controle total em todas as velocidades. O sistema de direção dinâmica elimina praticamente todos os movimentos pequenos na direção que são inevitáveis nas estradas normalmente.
Caso o caminhão esteja numa estrada mais íngreme e curvada ou mesmo um vento lateral atinja seu caminhão, a situação é rapidamente detectada pelo sistema que compensa automaticamente, permitindo ao motorista seguir em frente, sem ter que puxar o volante para neutralizar qualquer movimento lateral. Temos como ganhos uma melhoria significativa da segurança rodoviária e conforto do motorista.
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
© 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados