Encontre produtos e serviços para seu veículo.
Adesivagem Ar Condicionado Auto Elétricas Auto Escolas Auto Mecânicas Auto Peças Auto Postos Auto Vidros Chaveiros Corretoras de Seguro Despachantes Escapamentos Ferro Velho Funilaria e Pintura Guincho Insulfilm Lavagem e Polimento Locadoras Martelinho de Ouro Moto Peças Radiadores Recuperadoras Rodas, Pneus e Cia Som e Acessórios Tapeçaria Táxi Velocimetros Vistoria e InspeçãoS do Senna, Cotovelo, Ferradura, Pinheirinho. Quem é fã de velocidade sabe bem o que essas palavras significam. São nomes de traçados do Autódromo de Interlagos, o primeiro circuito de corrida brasileiro, que este mês está completando 70 anos de fundação. A pista, localizada na região sul de São Paulo, foi a única nas Américas a receber um Grande Prêmio de Fórmula 1, a mais importante competição automobilística do planeta. Inaugurado em 12 de maio de 1940, o autódromo é um dos mais antigos do mundo. Confira 7 momentos inesquecíveis de Interlagos.
Primeira prova
A prova inaugural contou com a presença de 15 mil pessoas, que acompanharam o 3º Grande Prêmio Cidade de São Paulo e uma corrida de motos. O primeiro vencedor foi Arthur Nascimento Júnior, com um Alfa Romeo 3500 cc.
Fórmula 1
Interlagos recebeu a F-1 pela primeira vez em 30 de março de 1972, em um evento extra-campeonato. O argentino Carlos Reutemann venceu. A primeira prova valendo pontos para o Mundial foi realizada em 11 de fevereiro de 1973 e com vitória de Emerson Fittipaldi.
Dobradinha
Em 1975 José Carlos Pace venceu o GP do Brasil fazendo uma dobradinha com Emerson Fittipaldi. Foi a única vitória da carreira do piloto na F-1. Pace morreu em um acidente de avião (monomotor) em 1977. Em 1985, o circuito foi rebatizado com o seu nome.
Rei da chuva
Em 1993, Ayrton Senna conquistou sua 2ª vitória em casa. Sem conseguir se aproximar das Williams de Alain Prost e Damon Hill, o brasileiro contou com a ajuda da chuva torrencial que caiu em Interlagos. Prost rodou sozinho e acabou na brita. Senna, especialista na pista molhada, alcançou Hill e conseguiu a ultrapassagem para vencer. Após a bandeirada, a torcida invadiu a pista.
Quase campeão
Interlagos viu uma das decisões mais emocionantes da história da F-1 em 2008. Felipe Massa cruzou a linha de chegada como campeão mundial, mas nos segundos seguintes Lewis Hamilton ultrapassou Timo Glock, conseguiu o 5.º lugar que precisava e levou o título com apenas um ponto de vantagem. Mesmo com o resultado frustrante, Massa, emocionado, agradeceu ao público ao subir no lugar mais alto do pódio.
Fatalidades
Em 2007, na Stock Light, o paranaense Rafael Sperafico, escapou na curva do Café, bateu na proteção de pneus, voltou rodando para o meio da pista e foi atingido em cheio pelo carro de Renato Russo. Sperafico morreu na hora. Já nos 500 km de Interlagos de 1961, Jaime Guerra entrou nos boxes com o carro descontrolado e atingiu o mecânico Victor Losacco, que não resistiu aos ferimentos. Victor era avô de Giuliano Losacco, bicampeão da Stock.
Milagre
O acidente mais marcante da história de Interlagos na F-1 foi entre o norte-americano Michael Andretti e o austríaco Gerhard Berger na primeira curva do GP do Brasil de 1993. Ambos se tocaram e a McLaren de Andretti levantou voo de maneira impressionante ao usar a Ferrari de Berger como rampa. Os carros ficaram destruídos. Pelas imagens captadas pela tevê e por câmeras fotográficas fica dificil enterder como os pilotos não sofreram ferimentos graves.
© 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados