Encontre produtos e serviços para seu veículo.
Adesivagem Ar Condicionado Auto Elétricas Auto Escolas Auto Mecânicas Auto Peças Auto Postos Auto Vidros Chaveiros Corretoras de Seguro Despachantes Escapamentos Ferro Velho Funilaria e Pintura Guincho Insulfilm Lavagem e Polimento Locadoras Martelinho de Ouro Moto Peças Radiadores Recuperadoras Rodas, Pneus e Cia Som e Acessórios Tapeçaria Táxi Velocimetros Vistoria e InspeçãoOs projetos de customização da Icon 1000, tradicional marca norte-americana de acessórios para motociclistas, costumam ir além do show visual e ser embasados por algum tema ou história. E com a Iron Lung – pulmão de ferro em uma tradução livre – não foi diferente. Construída com base em uma Harley-Davidson Sportster de 1991, a moto é a resposta a todo motociclista que um dia se perguntou como seria se a marca de Milwaukee (EUA) resolvesse fazer uma superesportiva.
No visual, a moto faz alusão aos modelos de motovelocidade de mais de 30 anos, caracterizado pelo parabrisa pequeno e curvado e pela carenagem integral, que também emoldura os dois faróis redondos. Na rabeta, o assento de espuma fina e o apoio lombar quadrado reforçam o apelo esportivo da moto, assim como os dois escapamentos altos do lado direito da moto.
Esportividade, aliás é um termo leve para descrever a Iron Lung. A própria Icon define seu projeto como “uma especialista em quebrar fêmures e romper órgãos internos, o que ela fez em mais de uma ocasião”. Exageros à parte, levar a Iron Lung ao limite em uma pista pode ser perigoso, uma vez que os pneus “balão” com rodas sem raios oriundas da Fat Boy podem não ser dos mais amigáveis ao entrar em curvas rápidas.
Gancho de esquerda
Não seria uma superesportiva se a Icon não tivesse feito o possível para extrair cada gota de potência do motor. Assim, a customizadora de Portland utilizou um kit para “esticar” o famoso propulsor de dois cilindros em “V” de 883 cm³ para 1200cc. Ou, como define a oficina, “algo mais como um gancho de esquerda”. Em seguida, os escapes Supertrapp foram incorporados para dar vazão ao gás extra do propulsor.
A estrutura e a ciclística também foram retrabalhadas. A configuração bichoque dos amortecedores traseiros foi mantida, mas recebeu como upgrade as molas Progressive 970. Uma vez que a Icon também optou por rebaixar a dianteira, um subquadro foi construído para aumentar a rigidez do conjunto. O resultado foi uma moto de perfil baixo e indicada para pistas de alta velocidade e, principalmente, sem ondulações no asfalto.
Uma vez concluída, a Iron Lung precisava passar por sua prova de fogo. E ela o fez em um circuito oval ao Sul do Estado do Oregon, onde a Icon também apresentou a coleção de primavera de sua linha de vestuário. Segundo os customizadores, embora sua estabilidade fosse “questionável como os salgadinhos vendidos nas arquibancadas”, ela aguentou o peso da tortura.
O passado Racing da Harley-Davidson
Desde o começo, o objetivo em construir a Iron Lung era homenagear as H-D construídas para competições de motovelocidade na década de 1970. Sim, embora as motos da marca centenária sejam hoje sinônimo de pilotagem calma e despreocupada, houve uma Harley feita para acelerar forte nos circuitos da época.
O modelo em questão é a XR 750TT, uma fera equipada com um propulsor V2 – claro – de 748 cm³ cuja potência estima-se que ficasse na casa dos 80cv. Além da carenagem integral a moto trazia dois grandes freios a tambor na roda dianteira. Seu debute aconteceu em 1972 no campeonato norte-americano de motovelocidade e, enquanto esteve nas pistas, a moto colecionou vitórias em circuitos como Laguna Seca e nas britânicas Brands Hatch e Mallory Park, estas últimas válidas pelo desafio transatlântico “Estados Unidos-Inglaterra”.
© 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados