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Jaguar anuncia produção do superesportivo híbrido C-X75

06/05/2011 - 11:30 - Redação
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O Jaguar C-X75 será, de acordo com a montadora, o modelo britânico mais avançado produzido até hoje e terá índices similares de desempenho dos esportivos de série mais potentes do mercado, prometendo os mais baixos índices de consumo de combustível. A Jaguar criou um superesportivo que emite menos de 99g/km de CO2 e, ao mesmo tempo, alcança uma velocidade máxima superior a 200 milhas por hora.

“O público espera da Jaguar Cars inovação e é aí que a Jaguar se mostra como a melhor", comenta Adrian Hallmark, diretor da Jaguar. “O C-X75 teve uma aceitação espetacular como protótipo. Analisando estas boas-vindas, vemos muito clara a oportunidade de seguir em frente com um modelo de série. Nenhum outro veículo poderia mostrar melhor as excelências e a renovada confiança na nossa tecnologia do que o C-X75.”

O projeto C-X75 representa a última expressão do design da Jaguar e sua inovação tecnológica. Este superesportivo de alto rendimento híbrido mantém o conceito de design do modelo que se apresentou no Salão do Automóvel de Paris de 2010, cumprindo, também, todos os requisitos para se transformar em um esportivo de série.

“Sempre pensamos que o Jaguar C-X75 deveria ser tão espetacular nas estradas como quando era um conceito", comenta o diretor de design da Jaguar, Ian Callum. “Este deveria ser o Jaguar mais atraente e inovador já produzido, inclusive no mundo dos superesportivos.”

Em um movimento sem precedentes, o Jaguar C-X75 se desenvolverá em colaboração com a equipe Williams F1, que colocará seus conhecimentos e experiências em áreas como a aerodinâmica, os compostos de carbono, bem como as tecnologias híbridas. Essa associação marcará a liderança entre os automóveis britânicos.

“A confirmação deste projeto reforça o compromisso da Jaguar Land Rover com as novas tecnologias”, comentou o CEO da Jaguar Land Rover Dr Ralf Speth. “Um superesportivo como o C-X75 é a escolha certa para mostrar um design tão inovador, um uso inteligente das novas tecnologias e desempenho de competição.”

Isto, ainda, marca um feito na história das companhias Jaguar Land Rover e Williams, com uma colaboração conjunta, pela primeira vez, para produzir um superesportivo de alta performance  amigo do meio ambiente. A produção do Jaguar C-X75 criará mais de 100 postos de trabalho qualificados no Reino Unido.

A perfeita união entre tecnologia da elite competitiva e a exclusividade dos nossos carros de produção são a chave do sucesso do C-X75. O chassi desse modelo é feito em fibra de carbono, criando uma estrutura muito leve e extremadamente rígida.

 O maior desafio para que ele fosse convertido de protótipo a um veiculo de serie estava na escolha do propulsor. A Jaguar continua o desenvolvimento da tecnologia com micro-turbinas que se apresentou no protótipo original do C-X75. A Tata participou significativamente na companhia Bladon Jets, e produz a mais avançada tecnologia que, em médio prazo, formará parte do futuro dos modelos Jaguar.

“Para fazer desse projeto realidade, em um tempo tido como viável, ainda era necessário desenvolver um sistema de propulsão também inovador. Este superesportivo utilizará um motor de combustão interna com um potente motor elétrico em cada eixo.

“O tamanho compacto do motor permite alojá-lo em uma situação baixa, para uma distribuição otimizada do peso e para manter a estilizada silhueta do protótipo. Isto permite ao Jaguar C-X75 ser um superesportivo capaz de circular em silêncio durante 50 km”, comentou o diretor de Engenharia Geral da Jaguar Land Rover, Bob Joyce.

Quando funcionam em conjunto os motores de combustão e os elétricos, o C-X75 é um dos automóveis de produção em série mais rápidos do mundo, ao levar menos de 3 segundos para sair da imobilidade às 60 milhas por hora. O modelo também é capaz de atingir  mais de 200 milhas por hora de velocidade máxima. Este desempenho é acompanhado de uma incrível diminuição nas emissões de CO2, com menos de 99g/km, graças, entre outras coisas, à leveza de sua construção e um sistema de propulsão fora de série.

A equipe Williams de F1 está na vanguarda do automobilismo mundial durante três décadas. A colaboração no projeto do Jaguar C-X75 é o reflexo das ambições da equipe em mostrar capacidade da indústria do Reino Unido.

“Nossa colaboração com a Jaguar Land Rover nos dá a oportunidade de trabalhar com uma das mais famosas e icônicas marcas de automóveis do mundo”, comentou o presidente da Williams F1, Sir Frank Williams. “A Williams sempre foi conhecida por sua capacidade tecnológica e este projeto nos permite combinar nossos conhecimentos técnicos para criar algo realmente excepcional.”

O Jaguar C-X75 redefinirá a experiência do cliente e criará novos padrões nas áreas de vendas e pós-venda, que repercutirão sobre o resto da gama no futuro. Só serão construídas 250 unidades com um preço que deve ficar entre £700 mil e £900 mil, dependendo do mercado.

“Nunca antes a companhia havia lançado um programa tão ambicioso”, comentou o CEO da Tata Motors, Carl-Peter Forster. “Este é o Jaguar do futuro. Uma oportunidade para inovar como esta, no Reino Unido, é parte das razões pelas quais a Tata Motors decidiu investir na Jaguar, e é magnífico que produtos como o C-X75 se tornem realidade.”

Desde hoje a Jaguar aceitará pedidos via seu website www.jaguar.com ou por meio de um call center exclusivo do C-X75 no número 800 015 8605, no Reino Unido, e +44 800 015 8605 para quem está fora do Reino Unido.

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