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As fabricantes japonesas de veículos têm enfrentado escassez de centenas de componentes depois do terremoto e tsunami que danificaram fábricas na região nordeste do país. Mas as previsões públicas de retomada da produção normal somente no fim do ano parecem cada vez mais conservadoras. “Abril provavelmente marcou o fundo do poço e poderemos ver retorno a níveis normais de produção em julho ou agosto”, disse Yoshihiko Tabei, analista chefe da Kazaka Securities.
A escassez de peças no Japão tem afetado inclusive subsidiárias das fabricantes no Brasil, que dependem de componentes produzidos no país. “Alguns fornecedores de autopeças dizem que estão retomando a produção total em junho, a tempo para as operações de Verão (no Hemisfério Norte) das montadoras. E as interrupções de energia durante o Verão provavelmente não terão grande impacto na produção”, disse Tabei.
A Toyota, que deve perder este ano o posto de maior fabricante de veículos do mundo, informou que sua produção global caiu 47,8% em abril em relação ao mesmo período do ano passado, para 308.555 veículos. A Honda divulgou que sua produtividade recuou 52,9%, enquanto a Nissan apurou queda de 22,4%.
A Toyota tem afirmado que espera que sua produção no Japão e no exterior seja de cerca de 70% dos níveis normais em junho, enquanto a Nissan estima a retomada para a capacidade total no mundo em outubro. A Honda prevê recuperação até o fim do ano, mas também informou que esta estimativa representa o pior cenário das projeções.
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