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Ao chegar no show room fomos recebidos pela gerente de vendas, Adriana Benatti. Conforme ela disse, é muito raro acontecer o lançamento simultâneo do mercado sul-mato-grossense com o eixo Rio-São Paulo. "Somente 3 concessionárias em todo o País já têm o carro para exposição. Isso mostra o crescimento e a importância de Mato Grosso do Sul no mercado.", afirmou Adriana.
Ela também destaca que o fato de o novo Optima "matar" o Magentis lhe dá mais responsabilidade. "O Optima atende tanto quem quer um design inovador e esportivo, quanto quem quer muito conforto interno. A versão com teto-solar tem muito requinte.", disse Adriana.
Mais do que um sedã médio, o Optima pode ser chamado de médio-grande. Com potencial para brigar até com modelos da Mercedes-Benz e BMW. Mas ele bate de frente mesmo com seu parente próximo, Hyundai Sonata, com quem ele divide a mesma plataforma, mas que a Kia não assume.
Completamente novo e com design ao mesmo tempo ousado e esportivo, o modelo chega em duas versões, de R$ 96.900 e R$ 105.900, sendo esta última equipada com teto solar panorâmico, chave Smart Key e faróis de xenônio. Projetado pela marca em Frankfurt (Alemanha) e Irvine (EUA), o sedã é feito sobre uma plataforma nova. Aqui em MS este valor deve ser acrescido do frete, que geralmente é um pouco salgado na Kia.
Os problemas na indefinição sobre o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) fez com a Kia atrasasse o lançamento do carro, que era previsto para o fim de 2011. "O Optima vai competir, no mercado brasileiro, com os mais modernos sedãs europeus e japoneses, em situação de larga vantagem por seu design, tecnologia de motor, itens de conforto e segurança, além de ter a melhor relação custo-benefício da categoria", diz José Luiz Gandini, presidente da Kia no Brasil.
Mecânica
Seu motor é o Theta II, um 2.4 16V de 180 cv de potência a gasolina, que trabalha com uma transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas sequenciais. Seus concorrentes são Ford Fusion, Hyundai Sonata, Mercedes-Benz Classe C, BMW Série 3 e Volkswagen Passat. Mas com essa mecânica o que se pode esperar do Optima é mais conforto do que emoção ao volante.
Entre os equipamentos, estão ar-digital dual zone com saída traseira, bancos de couro, banco do motorista com ajuste elétrico e memória, computador de bordo com comandos no volante, Follow me Home, toca-CDs com MP3 player com entrada auxiliar e cabo para iPod, lanternas traseiras com LEDs, airbags frontais, laterais e de cortina, câmera de ré, borboletas atrás do volante para troca de marchas, freios ABS (antitravamento) com ESP (controle eletrônico de estabilidade), TCS (controle de tração), sensores crepuscular e de chuva, controlador de velocidade, Isofix, entre outros itens.
Bonito por dentro e por fora
Enfatizado pelos executivos da Kia por diversas vezes, o grande apelo do novo Kia Optima é a esportividade. Algo que fica evidente ao observar o modelo pelo lado de fora. Seu design é bonito e atraente, com linhas suaves. A linha de cintura é alta, mas o teto é baixo, lembrando um carro hatch-cupê. O o conjunto ótico e os faróis em LEDs dão um ar de luxuosidade, algo que combina muito bem com as rodas mais agressivas aro 18”.
Porém, ao entrar pela porta e sentar ao volante do Optima, a esportividade dá lugar ao tradicionalismo. Apesar do console central ser inclinado, voltado cerca de 10º para o motorista e dando a impressão de estar num “cokpit”, o revestimento do painel e o quadro de instrumentos envelhecem o veículo. O conforto é bom, acomodando bem quatro pessoas. O ajuste elétrico com memória contribui para uma configuração permanente e segura da posição do banco do motorista.
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