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KTM 1190 Adventure: mais potente e moderna

22/02/2013 - 11:01 - Roberto Brandão Filho / Agência INFOMOTO - FOTOS: Divulgação / KTM
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Há mais de uma década, nasceu, na cidade de Mattighofen, na Áustria, a primeira motocicleta da gama Adventure da KTM. Construída com a herança off-road da marca laranja, a aventureira sempre foi referência dentro de sua categoria, mas perdeu espaço por conta do sucesso mundial da família GS da BMW. A fim de colocar em cheque a hegemonia da bigtrail alemã, a KTM renovou sua representante em outubro do ano passado, no Salão de Colônia, na Alemanha, na qual a geração 2013 da Adventure foi apresentada para o mundo.

Completamente renovada, a começar pelo novo motor (agora com 1190 cc contra os antigos 990 cc) e com uma tecnologia embarcada nunca vista antes nas motos de aventura da marca austríaca, as novas 1190 Adventure e Adventure R chegam às concessionárias da marca na Europa no final de fevereiro. O design dos novos modelos foi totalmente reformulado, deixando suas linhas um pouco mais arredondadas em comparação ao modelo anterior, de 990 cm³. O farol dianteiro em LED acrescenta um toque de modernidade a essa máquina.

O novo painel de instrumentos conta com duas telas de LCD. Uma para as informações gerais da motocicleta (velocidade, hodômetros e temperatura) e outra para exibir as funções ajustáveis da motocicleta (controle de tração, e mapas de motor). O tacômetro é analógico, mas isso não deixa o painel menos moderno. Há ainda a opção do ajuste da “shift light”, luz indicadora de troca de marcha. Os sistemas de assistência ao piloto podem ser selecionados por botões localizados no punho esquerdo, de maneira simples e intuitiva: o item do menu desejado é selecionado com o botão esquerdo, a navegação é feita pelos botões “cima” e “baixo”, e a confirmação é feita pelo botão direito. Simples.

Diferente da versão anterior, as discrepâncias entre as novas Adventure e Adventure R são mais aparentes, e não ficam por conta apenas dos grafismos e cores diferentes. O modelo “R” é, definitivamente, voltado para o mundo off-road e, entre outras diferenças, carrega rodas e curso de suspensão maiores. Ambas compartilham o mesmo quadro tubular, construído em aço cromo molibdênio, e ganharam o novo propulsor LC8. Um bicilíndrico em “V” a 75° de 1.195 cm³, capaz de gerar 150 cavalos de potência e que conta com arrefecimento líquido.

Para conseguir parar toda essa potência, a KTM não economizou nos freios. Duplo disco dianteiro de 320 mm e disco simples traseiro de 267 mm, ambos mordidos por pinças Brembo de quatro e dois pistões, respectivamente.

Tecnologia embarcada

Além de terem a mesma “base”, as duas motocicletas carregam o sistema inteligente de controle de tração da KTM, desenvolvido em parceria com a Bosch, com quatro modos de potência: Rain, Street, Sport e Off-Road, todos com a opção de serem desligados. Para garantir a entrega perfeita de todo o torque disponível na Adventure 1190, a KTM equipou ambos os modelos com o sistema DBW, ou “drive-by-wire”. Freios ABS combinados, também da Bosch, são encontrados nas duas versões. O sistema antitravamento conta com um modo off-road, que funciona da seguinte maneira: quando acionado, ele permite que a roda traseira seja travada completamente, enquanto que na roda dianteira, a atuação do ABS é menos intrusiva que no modo normal. Assim como o controle de tração, o ABS pode ser desligado completamente. Como mais um auxílio ao piloto, os novos modelos Adventure contam com o sistema eletrônico de pressão dos pneus (TPMS, Tyre Pressure Measurement System).

1190 Adventure

A KTM 1190 Adventure é um pouco mais voltada para aventuras no asfalto. Prova disso são as rodas de 19’’ na dianteira e 17’’ na traseira. Claro que, fazendo parte da família aventureira da empresa, ela consegue facilmente encarar empreitadas fora da estrada. Porém, foi projetada para permanecer mais tempo nas vias pavimentadas. Para sublinhar este fato, a KTM equipou a Adventure com banco em dois níveis e parabrisa mais alto, ambos com regulagem de altura. A altura do assento pode ser configurada entre 860 mm e 875 mm. Pesando 212 kg a seco, essa máquina promete grande facilidade na transposição de obstáculos.

Totalmente ajustáveis, as suspensões WP na dianteira e na traseira tem um curso de 190 mm, o que deixa a motocicleta a 220 mm do solo. Diferente de sua irmã “R”, a 1190 Adventure ainda pode ser equipada com mais um benefício tecnológico: ajuste eletrônico de suspensão (EDS, Eletronic Damping System).

1190 Adventure R

Escondida atrás da letra “R” está o verdadeiro espírito da KTM, que respira e inspira aventura fora da estrada. Com um chassi mais adaptado ao off-road, a Adventure R é a escolha para os mais aventureiros, que gostam de fugir do comum e encarar caminhos alternativos.

Para facilitar a pilotagem em trechos acidentados, as rodas são maiores, de 21’’ na dianteira e 18’’ na traseira. O curso das suspensões WP totalmente ajustáveis também é maior, 220 mm na frente e atrás, deixando a motocicleta a 250 mm de distância do solo. Por conta da suspensão e de suas rodas maiores, o entre-eixos é de 1580 mm. Além disso, a versão “R” sai de fábrica com protetores de mão e de motor, o que traz mais segurança ao piloto e protege as principais partes da motocicleta numa eventual queda. Mas, não é apenas isso que a transforma numa verdadeira off-road.

A fim de oferecer uma melhor ergonomia para o condutor em situações fora da estrada, o banco é simples, não em dois níveis como o de sua irmã. O assento fica a 890 mm do solo e o pára-brisa também conta com regulagens de altura, mas é um pouco menor que na Adventure. Com todos esses equipamentos a mais, a 1190 Adventure R ficou cinco quilos mais pesada, totalizando 217 kg a seco.

Segundo a fabricante, o intervalo de manutenção em ambas as versões é de 15.000 km e o tanque de gasolina teve sua capacidade aumentada de 20 para 23 litros de combustível.

Concorrentes

Mundialmente, as novas KTM 1190 Adventure e Adventure R vão brigar por espaço no disputado segmento de motocicletas bigtrail. Pelo seu espírito mais off-road, a versão “R” chega para brigar com a nova BMW R 1200 GS e a Yamaha Super Ténéré 1200. Já a 1190 Adventure “standard” vai enfrentar a concorrência da Triumph Tiger Explorer 1200, a Kawasaki Versys 1000, a Honda Crosstourer e a Ducati Multistrada.

Como a marca austríaca ainda briga na justiça com seu antigo representante no Brasil, não há previsão da chegada da nova bigtrail ao País.

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