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L200 Triton 2010 passa a rodar também com álcool

22/10/2009 - 16:26 - Redação
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A tecnologia flex já é parte integrante dos SUVs da Mitsubishi Motors e agora também passa a compor às cabines duplas da marca, com a nova L200 Triton 2010 Flex. De acordo com a marca, o motor V6 bicombustível que passa a equipar o modelo atende todos os requisitos de tecnologia referentes a desempenho, suavidade de funcionamento e baixas emissões de poluentes. Externamente, a única diferença da picape é pela grafia V6 Flex.

Mecânica

Com a nova configuração, o motor V6 Flex com 3,5 litros, 24 válvulas, e comando de válvulas no cabeçote, desenvolve 200 cv a 5.000 rpm e torque de 31,3 kgfm a 3.500 rpm quando utiliza gasolina como combustível e 205 cv a 4.800 rpm e torque de 32,3 kgfm a 3.500 rpm com álcool.

Para passar a funcionar com álcool o V6 Mitsubishi passou por sensíveis modificações nas suas partes internas, especialmente nos pistões, anéis e sede de válvulas.

Todas as partes que passaram a ter contato com o álcool, como bicos injetores galerias de combustível e corpo de borboleta, foram re-analisadas e receberam tratamento especial devido à alta corrosividade do combustível.

O tanque de combustível é novo. Feito em material plástico de alta resistência, elimina a possibilidade de deterioração por ação do álcool. Outro ponto positivo com relação à adoção do novo tanque é que sua capacidade aumentou de 75 l para 90 l, o que garante à L200 Triton Flex V6 2010 uma autonomia superior.

Para total harmonia do sistema, a central eletrônica que equipa a L200 Triton Flex 2010 foi desenvolvida especificamente para atender às necessidades desse motor bicombustível.

Para que a L200 Triton Flex V6 2010 se adaptasse bem às trocas bruscas de combustível, sua transmissão automática de quatro marchas recebeu uma central eletrônica nova. Ela foi concebida para operar especificamente o funcionamento da transmissão, mas mantém a troca de informações com a ECU do motor para poder proceder a ajustes de funcionamento.

Assim que a central eletrônica do motor detecta a mudança de combustível, transmite esses novos parâmetros de funcionamento para a ECU da transmissão, que passa instantaneamente a operar com um novo padrão de giros para as mudanças de marchas. Partindo desse princípio a L200 Triton Flex V6 2010 obtém todo o aproveitamento da mecânica, independente da proporção de combustível que está sendo usado no momento.

Em todas as versões de motorização (Flex ou diesel), o sistema de tração é o Easy Select 4WD, que permite a opção de três modos distintos de atuação: 4x2; somente tração traseira, recomendado para uso urbano/rodovias e que se traduz em economia de combustível e menor nível de ruído; 4x4 tração nas quatro rodas, ideal para pistas de baixa aderência, como terra, areia, cascalho, lama etc.; 4x4 com reduzida, indicado para uso em situações em que o torque máximo se faz necessário, como a transposição de obstáculos, tarefa facilitada pelo diferencial traseiro de escorregamento limitado (LSD), que transfere automaticamente a tração para a roda que necessita de força. Com ângulo de entrada de 39º, saída de 26º e altura livre do solo de 220 mm, a cabine dupla demonstra aptidão para o uso em situações de off-road.

O sistema de freios Dual Grip com discos ventilados nas rodas dianteiras possui dispositivo antibloqueio ABS com EBD. Ele distribui eletronicamente a força de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro e possibilita ao veículo manter uma trajetória correta e segura mesmo em situações limites de utilização dos freios.

A L200 Triton Flex V6 2010 estará à disposição com oito opções de cores: Azul-safira, Branco-enya, Cinza-hematita, Prata-satellite, Preto-onix, Verde-pantanal, Vermelho-mônaco e Vermelho-rubi.

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