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Lamborghini Galardo Superleggera

08/05/2008 - 15:46 -
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Foi apresentado durante o salão de Genebra o Lamborghini Gallardo Superleggera. A nova versão foi desenvolvida para ser usada em pistas e circuitos e seu peso foi reduzido. Foi retirado cerca de 70kg, foram removidos itens de conforto, mantendo todos itens de segurança do veículo, além disso o uso de fibra de carbono aumentou muito.

A potência sofreu alteração de apenas 10 cv, ainda mais considerando que o belo motor V10 de 4.961 cm³ já tinha 520 cv a 8.000 rpm. O pulo do touro, em se tratando de um Lamborghini, é que a marca conseguiu deixar o Gallardo 100 kg mais leve, como o próprio nome do carro denuncia. Com isso, o superesportivo atinge os 100 km/h em meros 3,8 s e 275 km/h de velocidade final. O ganho em relação a um modelo comum é de 0,2 s, o que pode parecer inexpressivo para uso comum, mas é decisivo em corridas e competições.

Um Gallardo “básico” pesa 1.430 kg e, no Superleggera, esse peso baixou para 1.330 kg graças a fibra de carbono. Toda a tampa do motor é feita deste material, além do difusor traseiro, dos painéis das portas e da cobertura do túnel central.

Para comandar os impetuosos cavalos de que dispõe, o carro tem caixa automatizada, um sistema confortável como o de carros automáticos, que permite a troca de marchas sem retirar as mão do volante, e rápido como uma caixa manual, além de mais barato, mas esse aspecto deve ser ignorado por quem compra um carro tão caro.

Apesar de leve, o Superleggera se dá ao luxo de oferecer conforto, visível com o uso de couro Alcântara no revestimento dos bancos. Oferecido nas cores amarela, laranja, cinza e preta, o carro tem entre seus opcionais amortecedores especiais de competição, veludo no revestimento do volante, sistema de navegação multimídia, câmera em vez de retrovisor traseiro, cintos de quatro pontos e discos de freio de cerâmica, entre outros.

Eles fizeram novos eixos de tração, rodas Skorpius de pouco peso e parafusos de roda Titanium mais leves, que eliminaram só uns poucos gramas do conjunto, mas são considerados vitais para seu alto desempenho. Claro que jogar o sistema de tração nas quatro rodas no lixo poderia ter livrado mais 100 quilos num estalar de dedos e transformado o carro num psicopata violento, em vez de um instrumento cirúrgico. Mas a tração total agora é parte integral do DNA Lamborghini.

A direção que dava uma sensação telepática agora alcançou plano maior de consciência e faz carros de corrida parecerem imprecisos. Suspensão mais firme e perfil mais duro dos pneus Corsa, comparados aos PZero de série usados no Gallardo, significam que a arrancada gradual da versão original é algo do passado. O controle de tração vai dar conta de quase qualquer saída de traseira que você conseguir provocar. Ele segurou as derrapagens até com pneus desgastados e com bolha, resultado inevitável de andar forte num circuito fechado.

Custando 158 000 euros, o Superleggera pesa 20% menos que o modelo de série e provavelmente nem vale tanto, já que o Gallardo básico é carro mais que suficiente para qualquer um. Porém a produção de 400 unidades do primeiro ano já está vendida. Os consumidores da Lamborghini querem o carro mais brutal, ou nada. E a diferença de preço não parece importar.

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