• Domingo, 15 de Dezembro de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Latin NCAP aponta que carros latino-americanos estão duas décadas defasados

14/11/2012 - 10:23 - Automotive Business
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

A terceira fase do Latin NCAP, Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina, apontou que a segurança dos carros populares vendidos na região está duas décadas defasada em comparação com países com mercados maduros. Os níveis, segundo a organização responsável pelo teste, são inferiores aos padrões globais, estipulados pela ONU.

Nesta edição foram avaliados o Ford New Fiesta KD, Honda City, JAC J3, Renault Fluence, Renault Sandero, Toyota Etios hatchback, Volkswagen Polo hatchback e Volkswagen Bora (que estão em nessa ordem nas fotos). Dos oito modelos, dois obtiveram apenas uma estrela: Renault Sandero e JAC J3. A classificação máxima é de cinco estrelas e, de acordo com as entidades responsáveis pelo programa, na Europa é raro um automóvel obter nota inferior a quatro estrelas.

Os veículos foram submetidos a testes de colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo deformável. Os dois modelos com piores resultados têm estruturas frágeis na carroceria, aumentando o risco para os ocupantes.

O resultado obtido pelo Sandero prova que a estratégia da Renault de vender no Brasil modelos mais simples, sem a mesma tecnologia dos carros da mesma marca comercializados na Europa, compromete não só o conforto como a segurança dos consumidores da montadora no País.

Já o caso do chinês J2, vendido no Brasil com uma série de equipamentos, incluindo airbag duplo, mostra que o dispositivo não compensa os problemas de estrutura da carroceria. Apesar da performance dos dois modelos, houve melhora na comparação com a fase anterior do programa, quando quatro carros foram classificados com apenas uma estrela.

Entre os outros modelos, o Volkswagen Bora recebeu três estrelas. Cinco modelos obtiveram quatro estrelas: Ford New Fiesta KD, Honda City, Renault Fluence, Toyota Etios hatch e o VW Polo hatch. A classificação é resultado da boa resistência estrutural da carroceria e da presença de airbags.

O Ford New Fiesta e o Honda City se destacaram ainda por terem aumentado a segurança das crianças no banco traseiro. Os modelos contam com o sistema Isofix para fixar a cadeirinha para transportar os pequenos. O Latin NCAP mostrou que o dispositivo é mais eficaz do que o cinto de segurança.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados