• Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Levamos o 207 Escapade para o ambiente certo: a estrada de chão - vídeo

07/10/2009 - 16:56 - Redação - Fotos> Reprodução
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

Lançada em dezembro de 2008, a peruinha aventureira da Peugeot, a 207 Escapade, faz parte da nova família dos compactos da marca francesa. Com uma pedida off road light, o carro pode enfrentar estradas levem sem asfalto. Nada de trechos onde somente carros 4x4 andam.

O novo Escapade é oferecido em apenas uma versão de acabamento, com motor flex 1.6 litros de 16 válvulas. Aqui em Campo Grande o carro parte de iniciais R$ 45.100 e vai até R$ 49.000, quando equipada com freios ABS nas rodas dianteiras, rodas de liga-leve 15´´ e air bag duplo.
Assim como os irmãos hatch, SW e sedã (Passion), o Escapade ganhou frente mais agressiva, com faróis alongados e linhas do capô ressaltadas. Mas o que salta aos olhos, no caso do Escapade, é a máscara negra aplicada ao conjunto ótico, uma novidade em relação ao modelo anterior. A barra de proteção do parachoque, que antes se estendia para as laterais, passa a formar uma unidade com a grade frontal.

Continuam os frisos nas portas e apliques pretos nos retrovisores e saia lateral. Na traseira, o que também se destaca é a cor das lanternas, agora branca. O visual versátil da perua é completado pelas barras longitudinais no teto, detalhes em alumínio no parachoque e na moldura dos faróis de neblina.

Ao entrar no Escapade, o painel de instrumentos lembra que você não está a bordo dos outros modelos da família 207. Ele traz exclusivo fundo branco, e os bancos também ganharam tecido especial, com a nomenclatura 'Escapade' no encosto. De resto, tudo é igual. Painel em cor escura, bom acabamento, moldura de alumínio para o display central, ar-condicionado digital (que não equipava o 206 Escapade), pedaleira de alumínio e outros itens presentes nos 'irmãos'.

Entre os itens de série, há novidades em relação ao 206: computador de bordo, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis. Outros itens, como brake-light, retrovisores com regulagem elétrica, bancos esportivos, direção hidráulica, tomada 12V, vidros e travas elétricas, cobertura retrátil para abertura do porta-malas, coluna da direção com regulagem de altura, também fazem parte da lista de equipamentos de fábrica. Quanto às cores, se você não quiser o modelo na cor vermelha, terá de desembolsar mais R$ 900, pois as outras opções são todas em pintura metálica, item opcional no Escapade.

Desempenho

No asfalto o carro é um pouco duro demais, pela suspensão retrabalhada e pelos pneus de uso misto, que calçam as rodas aro 14´´. Ao andar, a perua mostra que o câmbio não transmite as vibrações do motor, graças ao novo comando por cabos, uma das melhorias em relação ao projeto 206.

Mas vamos direto para a estrada de terra, que é onde temos mais curiosidade de andar com o Escapade. Na estradinha de terra com terreno acidentado (mas nem tanto), o conjunto de suspensão trabalha bem. Quem não se sente muito bem com o carro chacoalhando é o volante, que começa a trepidar. Por dentro, a perua se mostrou silenciosa.

O motor 1.6 de 16 válvulas é o mesmo que equipa as outras versões 207. Com álcool, desenvolve potência de 113 cavalos a 5.600 rpm, e com gasolina 110 cv. O torque é de 15,5 kfgm no álcool e de 14,2 kgfm quando abastecido com gasolina, ambos a uma rotação de 4.000 rpm. Para o porta-malas, a perua te dá 313 litros de bagagem, que podem ser ampliados para 1.136 litros com os bancos rebatidos - mas isso você também encontra na versão 'convencional', o SW.

O Escapade sai de fábrica com pneus de uso misto (asfalto e terra). Em relação ao SW, a perua tem 25 milímetros a mais de distância do solo. No total, são 24 cm de altura livre. Não é um carro para encarar trilhas off-road, mas atende bem quem gosta de pegar a estrada e curtir o final de semana longe das grandes cidades.

Concorrência

Além de cativar quem já gostava do Escapade, a Peugeot quer ganhar o mercado hoje disputado por modelos como Sandero Stepway, Palio Trekking, VW Crossfox e Citroën XTR. A Palio Adventure Locker não entra na lista, segundo a marca. O antigo volume de vendas do Escapade era de 400 a 500 unidades por mês. A perua aventureira é a quarta integrante da família 207. Vem aí a picape, mesmo sem o discurso oficial.

Ficha técnica 207 Escapade 1.6 16V Flex

Motor 1.6 litros, 16 válvulas, quatro cilindros em linha, com injeção eletrônica multiponto sequencial, bicombustível
Cilindrada (cm³) 1.587
Potência (cv) 113 (A) e 110 (G) a 5.600 rpm
Torque (kgfm) 15,5 (A) e 14,2 (G) a 4.000 rpm
Câmbio Manual de cinco marchas
Comprimento (m) 4,07
Largura (m) 1,66
Altura (m) 1,48
Entre-eixo (m) 2,44
Tanque (l) 50
Peso (kg) 1.148
Suspensão Rodas independentes, pseudo McPherson, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos integrados, na dianteira, rodas independentes, barras de torção transversais, amortecedores hidráulicos semi-horizontais, dois braços estabilizadores e barra estabilizadora, na traseira
Freios Discos ventilados, na dianteira, e tambor, na traseira
Porta-malas (l) 313 a 1.136
Preço (R$) entre 45.100 e 49.000

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados